• =?UTF-8?B?RXZvLCBFdm/igKYgZWNvLi4gRXZv?=

    From =?UTF-8?Q?Magn=C3=ADfico_Estadista_@21:1/5 to All on Mon May 16 06:50:11 2022
    Apresentação do Presidente da Bolívia Evo Morales perante a reunião de Chefes de Estado dos países produtores de petróleo. Com linguagem simples, transmitida em tradução simultânea para mais de uma centena de Chefes de Estado e dignitários de
    países produtores de petróleo, conseguiu inquietar o público ao dizer:

    “Aqui então eu, Evo Morales, vim encontrar os que celebram o encontro.

    Aqui, então, eu, um descendente daqueles que povoaram a América há quarenta mil anos, vim para encontrar aqueles que a encontraram há apenas quinhentos anos.

    Aqui, então, estamos todos. Sabemos o que somos, e isso é suficiente.

    Eu, vindo da nobre terra americana, declaro que a alfândega europeia me pede papel escrito com visto para poder descobrir quem me descobriu.

    Eu, vindo da nobre terra americana, declaro que o irmão usurário europeu me pede o pagamento de uma dívida contraída por Judas, a quem nunca autorizei a me vender.

    Eu, vindo da nobre terra americana, declaro que o irmão advogado europeu me explica que toda dívida é paga com juros, mesmo que seja vendendo seres humanos e países inteiros sem pedir seu consentimento.

    Estou descobrindo-os. Também posso reivindicar pagamentos e também posso reivindicar juros. Está registrado no Arquivo das Índias, papel após papel, recibo após recibo e assinatura após assinatura, que somente entre 1503 e 1660, 185.000 quilos de
    ouro e 16 milhões de quilos de prata chegaram a San Lucas de Barrameda vindos da América.

    Pilhagem? Eu não acreditaria! Porque seria pensar que os irmãos cristãos quebraram seu Sétimo Mandamento.

    Espoliação? Impeça-me, Tanatzin, de imaginar que europeus, como Caim, matam e negam o sangue de seu irmão!

    Genocídio? Isso seria dar crédito aos caluniadores, como Bartolomé de las Casas, que descrevem o encontro como a destruição das Índias, ou pessoas ultrajantes como Arturo Uslar Pietri, que afirma que o início do capitalismo e a atual civilização
    europeia se devem ao inundação de metais preciosos!

    Não faça! Esses 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata devem ser considerados como o primeiro de muitos outros empréstimos amistosos da América, destinados ao desenvolvimento da Europa. O contrário seria presumir a existência de
    crimes de guerra, o que daria o direito não só de exigir o retorno imediato, mas também de indenização por danos.

    Eu, Evo Morales, prefiro pensar na menos ofensiva dessas hipóteses.

    Essas fabulosas exportações de capitais nada mais foram do que o início de um plano "Marshalltesuma", para garantir a reconstrução da Europa bárbara, arruinada por suas deploráveis guerras contra cultos muçulmanos, criadores de álgebra, medicina,
    banhos diários e outras conquistas superiores da civilização.

    Portanto, ao comemorarmos o V Centenário do Empréstimo, podemos nos perguntar: nossos irmãos europeus fizeram um uso racional, responsável ou pelo menos produtivo dos fundos tão generosamente adiantados pelo Fundo Indo-Americano Internacional?
    Lamentamos dizer não.

    Estrategicamente, eles o desperdiçaram nas batalhas de Lepanto, em exércitos invencíveis, em Terceiros Reichs e outras formas de extermínio mútuo, sem outro destino a não ser acabar ocupado por tropas gringas da OTAN, como no Panamá, mas sem canal.

    Financeiramente, eles não conseguiram, depois de uma moratória de 500 anos, cancelar o capital e seus juros, e se tornar independentes da renda líquida, das matérias-primas e da energia barata que todo o Terceiro Mundo exporta e fornece a eles.

    Esse quadro deplorável corrobora a afirmação de Milton Friedman segundo a qual uma economia subsidiada nunca pode funcionar e nos obriga a exigir deles, para seu próprio bem, o pagamento de capital e juros que tão generosamente demoramos todos esses
    séculos em cobrar.

    Ao dizer isso, esclarecemos que não nos rebaixaremos a cobrar de nossos irmãos europeus as vis e sangrentas taxas de juros de 20 a 30 por cento, que nossos irmãos europeus cobram dos povos do Terceiro Mundo. Limitar-nos-emos a exigir a devolução dos
    metais preciosos adiantados, acrescidos dos modestos juros fixos de 10 por cento, acumulados apenas nos últimos 300 anos, com 200 anos de carência.

    Nesta base, e aplicando a fórmula europeia de juros compostos, informamos aos descobridores que nos devem, como primeiro pagamento da sua dívida, uma massa de 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata, ambos valores elevados à potência
    de 300.

    Ou seja, um número cuja expressão total exigiria mais de 300 algarismos, e que excede em muito o peso total do planeta Terra.

    Muito pesadas são essas pilhas de ouro e prata. Como eles pesam calculado em sangue?
    Argumentar que a Europa, em meio milênio, não conseguiu gerar riqueza suficiente para pagar esses juros modestos seria o mesmo que admitir seu fracasso financeiro absoluto e/ou a irracionalidade insana dos pressupostos do capitalismo.

    Tais questões metafísicas, é claro, não incomodam a nós índios americanos.

    Mas exigimos a assinatura de uma Carta de Intenções que disciplina os povos devedores do Velho Continente e que os obrigue a cumprir o seu compromisso através de uma pronta privatização ou reconversão da Europa, que lhes permita entregá-la
    integralmente a nós , como o primeiro pagamento da dívida histórica...

    Depois de viver e sonhar, há o que mais importa: acordar.

    185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata! Esse foi o empréstimo da América para a Europa no século 16... Nós não devemos nada ao FMI, eles nos devem”.

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)