• FORA DO TOPICO - Notebook novo com SSD - Como aumentar o armazename

    From China@21:1/5 to All on Sat Aug 1 00:00:02 2020
    Eu peguei um Lenovo com SSD tipo NVME, que é pequeno como uma memória RAM,
    e com espaço pra um HD interno tradicional. Com isso tenho os 2 mundos, mas arquivos grandes como filmes e fotos eu uso um HD externo USB3. Se eu não tivesse espaço pra HD interno eu usaria esse HD externo não como home
    montado no boot, usaria como armazenamento externo mesmo onde colocaria Downloads etc.

    Em sex, 31 de jul de 2020 18:27, Marcelo Laia <marcelolaia@gmail.com>
    escreveu:

    Colegas,

    Sempre adquiri os Notebbok da Dell. No entanto, os novos estão vindo só
    com SSD.

    Normalmente, a capacidade desses SSD são em torno de 128 ou 256. Raros
    são os de 512 (lembro de um P75 que eu tinha. Top, a época).

    Eu armazeno no meu home pastas para anos. Por exemplo, 2008, 2009, ...,
    2020. Dentro dela eu coloco tudo que foi realizado naquele ano, tais
    como projetos de pesquisa, orientados, bolsas concedidas, ofícios, etc.
    O meu home hoje tem 760 GB usados e 114 GB livres.

    Além disso, tenho um HD externo de 1T onde o home é copiado por
    segurança.

    Como vocês tem feito? Tem migrado para o SSD de 256 MB? E os arquivos antigos, tal qual o meu home? Adquiri espaço na nuvem? Google? Amazon? Outro? É vantajoso economicamente?

    A minha ideia é fazer uma atualização de Notebook e pegar um com uns 16
    GB de RAM (ou 32). A dúvida é sobre o armazenamento interno.

    Você poderia dar o seu relato de caso?

    Muito obrigado!

    --
    Marcelo



    <div dir="auto">Eu peguei um Lenovo com SSD tipo NVME, que é pequeno como uma memória RAM, e com espaço pra um HD interno tradicional. Com isso tenho os 2 mundos, mas arquivos grandes como filmes e fotos eu uso um HD externo USB3. Se eu não tivesse
    espaço pra HD interno eu usaria esse HD externo não como home montado no boot, usaria como armazenamento externo mesmo onde colocaria Downloads etc.</div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em sex, 31 de jul de 2020 18:27,
    Marcelo Laia &lt;<a href="mailto:marcelolaia@gmail.com">marcelolaia@gmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Colegas,<br>

    Sempre adquiri os Notebbok da Dell. No entanto, os novos estão vindo só<br> com SSD.<br>

    Normalmente, a capacidade desses SSD são em torno de 128 ou 256. Raros<br> são os de 512 (lembro de um P75 que eu tinha. Top, a época).<br>

    Eu armazeno no meu home pastas para anos. Por exemplo, 2008, 2009, ...,<br> 2020. Dentro dela eu coloco tudo que foi realizado naquele ano, tais<br>
    como projetos de pesquisa, orientados, bolsas concedidas, ofícios, etc.<br>
    O meu home hoje tem 760 GB usados e 114 GB livres.<br>

    Além disso, tenho um HD externo de 1T onde o home é copiado por<br> segurança.<br>

    Como vocês tem feito? Tem migrado para o SSD de 256 MB? E os arquivos<br> antigos, tal qual o meu home? Adquiri espaço na nuvem? Google? Amazon?<br> Outro? É vantajoso economicamente?<br>

    A minha ideia é fazer uma atualização de Notebook e pegar um com uns 16<br> GB de RAM (ou 32). A dúvida é sobre o armazenamento interno.<br>

    Você poderia dar o seu relato de caso?<br>

    Muito obrigado!<br>

    -- <br>
    Marcelo<br>

    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Diego Rabatone Oliveira@21:1/5 to All on Sat Aug 1 00:00:01 2020
    Olá Marcelo,

    antes de mais nada, acho que não existe uma regra geral que sirva para
    todos os casos de uso e todas as pessoas.
    Vou falar sobre o que serve para mim e os motivos ok?

    Eu já não tenho desktop há uns bons anos, e há pelo menos 5 anos uso SSD em meus notebooks.
    Por motivos de desempenho hoje nem considero mais a hipótese de usar um HDD como disco primário.
    A diferença é brutal, e eu não acho que vale investir em 32Gb de RAM se você ainda tem um HDD.

    Aliás, estou seriamente considerando migrar dos "já tradicionais" SSD para
    os SSD M.2, por questão de desempenho mesmo.

    Claro que isso limita bastante as opções em termos de espaço disponível para armazenamento.
    Mas, para ser muito sincero, hoje em dia eu prefiro nem manter muita coisa
    no computador, só o que preciso no dia a dia mesmo.
    Os motivos para isso, no meu caso, são (não necessariamente em ordem de prioridade):
    1 - O disco pode falhar, e quanto mais se usa maior as chances disso
    acontecer;
    2 - Eu ando com o notebook 'pra lá e pra cá', então existe um risco de ser roubado;
    3 - Meu disco é criptografado, então também estou sujeito a eventualidades que dificultem a recuperação dos dados.

    As minhas alternativas para armazenamento de dados históricos são:
    1 - Backup "offline" local (tenho tanto HDs externos USB quanto um NAS <https://pt.wikipedia.org/wiki/Network-attached_storage> em casa com discos
    HDD - pretendo configurar eles em RAID em breve.
    2 - Para dados de acesso mais esporádico, mas que eu posso precisar
    enquanto estou fora de casa, eu tenho uma instância do nextcloud <http://nextcloud.com> num servidor
    (qualquer cloud serve) e com isso consigo manter arquivos importantes sincronizados entre meu computador e o servidor.
    E posso também baixar do servidor só quando preciso, sem precisar
    manter sincronizado.

    Fazendo umas contas básicas, o custo de um SSD de 1Tb provavelmente você
    vai conseguir comprar 2 HDDs de 2Tb para manter tudo armazenado
    com mais segurança e redundância. Ou um para deixar em casa e outro para carregar com você.

    Mas claro que tudo sempre depende do seu caso de uso! Para mim um SSD de
    256Gb em geral é suficiente na maioria das vezes.
    Na realidade, neste exato momento estou com um de 128Gb (porque o de 512 simplesmente "morreu" no início da pandemia) e eu ainda
    não comprei um novo, estou "namorando" um SSD M.2 de 512Gb rs. Mas o disco
    de 128 está com uso em 52%, então está ok.

    Ah, sobre "armazenar na nuvem" (Google Drive, Dropbox, etc), é uma alternativa, mas eu gosto muito de ter mais autonomia e privacidade,
    então mesmo que seja uma "Instância" eu rodo uma aplicação (o Nextcloud) que criptografa os arquivos.

    Espero ter ajudado!

    --------------------------------
    Diego Rabatone Oliveira


    Em sex., 31 de jul. de 2020 às 18:27, Marcelo Laia <marcelolaia@gmail.com> escreveu:

    Colegas,

    Sempre adquiri os Notebbok da Dell. No entanto, os novos estão vindo só
    com SSD.

    Normalmente, a capacidade desses SSD são em torno de 128 ou 256. Raros
    são os de 512 (lembro de um P75 que eu tinha. Top, a época).

    Eu armazeno no meu home pastas para anos. Por exemplo, 2008, 2009, ...,
    2020. Dentro dela eu coloco tudo que foi realizado naquele ano, tais
    como projetos de pesquisa, orientados, bolsas concedidas, ofícios, etc.
    O meu home hoje tem 760 GB usados e 114 GB livres.

    Além disso, tenho um HD externo de 1T onde o home é copiado por
    segurança.

    Como vocês tem feito? Tem migrado para o SSD de 256 MB? E os arquivos antigos, tal qual o meu home? Adquiri espaço na nuvem? Google? Amazon? Outro? É vantajoso economicamente?

    A minha ideia é fazer uma atualização de Notebook e pegar um com uns 16
    GB de RAM (ou 32). A dúvida é sobre o armazenamento interno.

    Você poderia dar o seu relato de caso?

    Muito obrigado!

    --
    Marcelo



    <div dir="ltr"><div>Olá Marcelo,</div><div><br></div><div>antes de mais nada, acho que não existe uma regra geral que sirva para todos os casos de uso e todas as pessoas.</div><div>Vou falar sobre o que serve para mim e os motivos ok?<br></div><div><
    </div><div>Eu já não tenho desktop há uns bons anos, e há pelo menos 5 anos uso SSD em meus notebooks.</div><div>Por motivos de desempenho hoje nem considero mais a hipótese de usar um HDD como disco primário.</div><div>A diferença é brutal, e
    eu não acho que vale investir em 32Gb de RAM se você ainda tem um HDD.</div><div><br></div><div>Aliás, estou seriamente considerando migrar dos &quot;já tradicionais&quot; SSD para os SSD M.2, por questão de desempenho mesmo.</div><div><br></div><
    Claro que isso limita bastante as opções em termos de espaço disponível para armazenamento.</div><div>Mas, para ser muito sincero, hoje em dia eu prefiro nem manter muita coisa no computador, só o que preciso no dia a dia mesmo.</div><div>Os
    motivos para isso, no meu caso, são (não necessariamente em ordem de prioridade):</div><div>1 - O disco pode falhar, e quanto mais se usa maior as chances disso acontecer;</div><div>2 - Eu ando com o notebook &#39;pra lá e pra cá&#39;, então existe
    um risco de ser roubado;</div><div>3 - Meu disco é criptografado, então também estou sujeito a eventualidades que dificultem a recuperação dos dados.</div><div><br></div><div>As minhas alternativas para armazenamento de dados históricos são:</div><
    1 - Backup &quot;offline&quot; local (tenho tanto HDs externos USB quanto um <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Network-attached_storage">NAS</a> em casa com discos HDD - pretendo configurar eles em RAID em breve.<br></div><div>2 - Para dados de
    acesso mais esporádico, mas que eu posso precisar enquanto estou fora de casa, eu tenho uma instância do <a href="http://nextcloud.com">nextcloud</a> num servidor</div><div>     (qualquer cloud serve) e com isso consigo manter arquivos importantes
    sincronizados entre meu computador e o servidor.<br>     E posso também baixar do servidor só quando preciso, sem precisar manter sincronizado.</div><div><br></div><div>Fazendo umas contas básicas, o custo de um SSD de 1Tb provavelmente você vai
    conseguir comprar 2 HDDs de 2Tb para manter tudo armazenado</div><div>com mais segurança e redundância. Ou um para deixar em casa e outro para carregar com você.</div><div><br></div><div>Mas claro que tudo sempre depende do seu caso de uso! Para mim
    um SSD de 256Gb em geral é suficiente na maioria das vezes.</div><div>Na realidade, neste exato momento estou com um de 128Gb (porque o de 512 simplesmente &quot;morreu&quot; no início da pandemia) e eu ainda</div><div>não comprei um novo, estou &quot;
    namorando&quot; um SSD M.2 de 512Gb rs. Mas o disco de 128 está com uso em 52%, então está ok. <br></div><div><br></div><div>Ah, sobre &quot;armazenar na nuvem&quot; (Google Drive, Dropbox, etc), é uma alternativa, mas eu gosto muito de ter mais
    autonomia e privacidade,</div><div>então mesmo que seja uma &quot;Instância&quot; eu rodo uma aplicação (o Nextcloud) que criptografa os arquivos.</div><div><br></div><div>Espero ter ajudado!<br></div><div><br></div><div><div><div dir="ltr" class="
    gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div>--------------------------------<br>Diego Rabatone Oliveira<br></div></div></div></div></div></div><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class=
    "gmail_attr">Em sex., 31 de jul. de 2020 às 18:27, Marcelo Laia &lt;<a href="mailto:marcelolaia@gmail.com">marcelolaia@gmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,
    204);padding-left:1ex">Colegas,<br>

    Sempre adquiri os Notebbok da Dell. No entanto, os novos estão vindo só<br> com SSD.<br>

    Normalmente, a capacidade desses SSD são em torno de 128 ou 256. Raros<br> são os de 512 (lembro de um P75 que eu tinha. Top, a época).<br>

    Eu armazeno no meu home pastas para anos. Por exemplo, 2008, 2009, ...,<br> 2020. Dentro dela eu coloco tudo que foi realizado naquele ano, tais<br>
    como projetos de pesquisa, orientados, bolsas concedidas, ofícios, etc.<br>
    O meu home hoje tem 760 GB usados e 114 GB livres.<br>

    Além disso, tenho um HD externo de 1T onde o home é copiado por<br> segurança.<br>

    Como vocês tem feito? Tem migrado para o SSD de 256 MB? E os arquivos<br> antigos, tal qual o meu home? Adquiri espaço na nuvem? Google? Amazon?<br> Outro? É vantajoso economicamente?<br>

    A minha ideia é fazer uma atualização de Notebook e pegar um com uns 16<br> GB de RAM (ou 32). A dúvida é sobre o armazenamento interno.<br>

    Você poderia dar o seu relato de caso?<br>

    Muito obrigado!<br>

    -- <br>
    Marcelo<br>

    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)