• [DEBIAN TESTING] Pergunta Sobre Desempenho

    From =?UTF-8?Q?Gustavo_J=C3=BAnior?=@21:1/5 to All on Wed Mar 1 02:20:01 2023
    Olá!
    Havia mandando um e-mail para a lista de discussões em inglês, mas acredito que talvez eu não tenha conseguido me expressar muito bem por causa do
    idioma.
    Bom, eu venho usando o Debian Testing há uma semana, mais ou menos, e venho gostando muito do sistema até então. Não esbarrei com bugs ou nada do tipo, o que já é muito bom pra um sistema que ainda não virou a versão stable (se bem que talvez ainda esteja cedo para avaliar).
    O ponto principal é que venho sentindo alguns gargalos no sistema. Em comparação com a versão Bullseye, que roda o Gnome a 600 Mb de consumo de RAM na minha máquina, o Debian Testing usa 1.3 Gb desse mesmo RAM (ambos
    sem nenhum programa aberto). A ferramenta de pesquisa de programas do Gnome costuma travar antes enquanto busca por resultados e o sistema trava um
    pouco quando abro mais de uma aba no Firefox com um vídeo no Youtube
    rodando no fundo. Esse tipo de coisa não acontecia com a versão stable.
    A minha pergunta é até mesmo uma curiosidade, mas é planejado reduzir o consumo de RAM do sistema daqui até a versão stable ou apenas realizar a correção de pequenos gargalos?

    Grato pela atenção,
    Gustavo Júnior.

    <div dir="ltr"><div>Olá!</div><div>Havia mandando um e-mail para a lista de discussões em inglês, mas acredito que talvez eu não tenha conseguido me expressar muito bem por causa do idioma. <br></div><div>Bom, eu venho usando o Debian Testing há uma
    semana, mais ou menos, e venho gostando muito do sistema até então. Não esbarrei com bugs ou nada do tipo, o que já é muito bom pra um sistema que ainda não virou a versão stable (se bem que talvez ainda esteja cedo para avaliar). <br></div><div>O
    ponto principal é que venho sentindo alguns gargalos no sistema. Em comparação com a versão Bullseye, que roda o Gnome a 600 Mb de consumo de RAM na minha máquina, o Debian Testing usa 1.3 Gb desse mesmo RAM (ambos sem nenhum programa aberto). A
    ferramenta de pesquisa de programas do Gnome costuma travar antes enquanto busca por resultados e o sistema trava um pouco quando abro mais de uma aba no Firefox com um vídeo no Youtube rodando no fundo. Esse tipo de coisa não acontecia com a versão
    stable.</div><div>A minha pergunta é até mesmo uma curiosidade, mas é planejado reduzir o consumo de RAM do sistema daqui até a versão stable ou apenas realizar a correção de pequenos gargalos?</div><div><br></div><div>Grato pela atenção,</div><
    Gustavo Júnior.<br></div></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From =?UTF-8?Q?Aten=C3=A1goras_Silva?=@21:1/5 to All on Wed Mar 1 04:50:01 2023
    Faz algum tempo que eu não brinco com a Testing, mas como o gerenciamento
    de memória é tarefa do kernel, e desde o lançamento Gnome 3, ele está tão ou mais pesado que o KDE, talvez seja uma boa idéia dar uma olhada no log
    de atualizações do kernel que você está usando nesta versão para acompanhar
    o que mudou no gerenciamento de memória, além de fazer o mesmo com relação ao gnome.
    Verifique o quanto dessa memória utilizada é compartilhada, cache ou
    buffer. Sei que é possível mudar a política de memória para o kernel, mas não sei se será necessário recompilar-lo.

    Espero não ter escrito besteiras, mas uma idéia interessante seria pegar
    uma máquina estável, criar duas máquinas virtuais (uma com o Debian Estável e outra com o Testing), instalar os mesmos programas, fazer as mesmas
    coisas e verificar, sempre de olho com o comando free, como está o consumo
    de memória em ambas.

    Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917, Atenágoras Souza Silva.

    Em ter., 28 de fev. de 2023 às 22:18, Gustavo Júnior < pessoal.gustavojr@gmail.com> escreveu:

    Olá!
    Havia mandando um e-mail para a lista de discussões em inglês, mas
    acredito que talvez eu não tenha conseguido me expressar muito bem por
    causa do idioma.
    Bom, eu venho usando o Debian Testing há uma semana, mais ou menos, e
    venho gostando muito do sistema até então. Não esbarrei com bugs ou nada do
    tipo, o que já é muito bom pra um sistema que ainda não virou a versão stable (se bem que talvez ainda esteja cedo para avaliar).
    O ponto principal é que venho sentindo alguns gargalos no sistema. Em comparação com a versão Bullseye, que roda o Gnome a 600 Mb de consumo de RAM na minha máquina, o Debian Testing usa 1.3 Gb desse mesmo RAM (ambos
    sem nenhum programa aberto). A ferramenta de pesquisa de programas do Gnome costuma travar antes enquanto busca por resultados e o sistema trava um
    pouco quando abro mais de uma aba no Firefox com um vídeo no Youtube
    rodando no fundo. Esse tipo de coisa não acontecia com a versão stable.
    A minha pergunta é até mesmo uma curiosidade, mas é planejado reduzir o consumo de RAM do sistema daqui até a versão stable ou apenas realizar a correção de pequenos gargalos?

    Grato pela atenção,
    Gustavo Júnior.


    <div dir="ltr"><div>Faz algum tempo que eu não brinco com a Testing, mas como o gerenciamento de memória é tarefa do kernel, e desde o  lançamento Gnome 3, ele está tão ou mais pesado que o KDE, talvez seja uma boa idéia dar uma olhada no log de
    atualizações do kernel que você está usando nesta versão para acompanhar o que mudou no gerenciamento de memória, além de fazer o mesmo com relação ao gnome.</div><div>Verifique o quanto dessa memória utilizada é compartilhada, cache ou buffer.
    Sei que é possível mudar a política de memória para o kernel, mas não sei se será necessário recompilar-lo.</div><div><br></div><div>Espero não ter escrito besteiras, mas uma idéia interessante seria pegar uma máquina estável, criar duas má
    quinas virtuais (uma com o Debian Estável e outra com o Testing), instalar os mesmos programas, fazer as mesmas coisas e verificar, sempre de olho com o comando free, como está o consumo de memória em ambas.</div><div><br></div><div>Um grande abraço
    do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,</div><div>Atenágoras Souza Silva.<br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 28 de fev. de 2023 às 22:18, Gustavo Júnior &lt;<a href="mailto:pessoal.
    gustavojr@gmail.com">pessoal.gustavojr@gmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Olá!</div><div>Havia mandando um e-
    mail para a lista de discussões em inglês, mas acredito que talvez eu não tenha conseguido me expressar muito bem por causa do idioma. <br></div><div>Bom, eu venho usando o Debian Testing há uma semana, mais ou menos, e venho gostando muito do
    sistema até então. Não esbarrei com bugs ou nada do tipo, o que já é muito bom pra um sistema que ainda não virou a versão stable (se bem que talvez ainda esteja cedo para avaliar). <br></div><div>O ponto principal é que venho sentindo alguns
    gargalos no sistema. Em comparação com a versão Bullseye, que roda o Gnome a 600 Mb de consumo de RAM na minha máquina, o Debian Testing usa 1.3 Gb desse mesmo RAM (ambos sem nenhum programa aberto). A ferramenta de pesquisa de programas do Gnome
    costuma travar antes enquanto busca por resultados e o sistema trava um pouco quando abro mais de uma aba no Firefox com um vídeo no Youtube rodando no fundo. Esse tipo de coisa não acontecia com a versão stable.</div><div>A minha pergunta é até
    mesmo uma curiosidade, mas é planejado reduzir o consumo de RAM do sistema daqui até a versão stable ou apenas realizar a correção de pequenos gargalos?</div><div><br></div><div>Grato pela atenção,</div><div>Gustavo Júnior.<br></div></div>
    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Leandro Cunha@21:1/5 to All on Wed Mar 1 07:40:01 2023
    Olá,

    Olá!
    Havia mandando um e-mail para a lista de discussões em inglês, mas acredito que talvez eu não tenha conseguido me expressar muito bem por causa do idioma.
    Bom, eu venho usando o Debian Testing há uma semana, mais ou menos, e venho gostando muito do sistema até então. Não esbarrei com bugs ou nada do tipo, o que já é muito bom pra um sistema que ainda não virou a versão stable (se bem que talvez
    ainda esteja cedo para avaliar).
    O ponto principal é que venho sentindo alguns gargalos no sistema. Em comparação com a versão Bullseye, que roda o Gnome a 600 Mb de consumo de RAM na minha máquina, o Debian Testing usa 1.3 Gb desse mesmo RAM (ambos sem nenhum programa aberto). A
    ferramenta de pesquisa de programas do Gnome costuma travar antes enquanto busca por resultados e o sistema trava um pouco quando abro mais de uma aba no Firefox com um vídeo no Youtube rodando no fundo. Esse tipo de coisa não acontecia com a versão
    stable.
    A minha pergunta é até mesmo uma curiosidade, mas é planejado reduzir o consumo de RAM do sistema daqui até a versão stable ou apenas realizar a correção de pequenos gargalos?
    Grato pela atenção,
    Gustavo Júnior

    Eu creio que isso seja uma questão mais específica de hardware e sobre consumo de memória eu já fiz o Gnome da série 40 consumir cerca de 700
    mb de RAM em outras distros que usei.
    Em outra máquina mais recente com NVME e mais quantidade de RAM não
    houve "gargalos". E uma questão que se nota que o uso do Wayland não
    comporta muito bem hardwares específicos e tem se comportado com bom desempenho com placas gráficas recentes da Intel por aqui. O Gnome
    oferece opção para uma sessão com Xorg e poderia tentar isso pra ver
    se os problemas ainda ocorrem ou usar outro desktop environment como
    XFCE, Plasma, Mate e Cinnamon.

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Helio Loureiro@21:1/5 to athenagoras@gmail.com on Wed Mar 1 18:00:01 2023
    Uso de memória tem mais relação com o kernel que com os programas em si. A visão de que tem tantos megabytes ou gigabytes ocupados geralmente não é verdadeira. O kernel aloca muita coisa em buffer, que mostra como memória ocupada mas na verdade está livre.

    Então não é uma coisa muito simples de medir olhando com esses programas mais simples. Seria preciso fazer um memory profiling em cima do programa
    pra olhar como está alocação de stack, que é a mais importante.

    Se quer algo que só tenha alocação de memória realmente em uso, tente um FreeBSD. Lá você vai ver muito mais memória livre que em Linux. Em contrapartida vai ser mais lento pra iniciar ou chamar certos programas pra rodar.

    BTW essa alocação muda a cada versão de kernel. De tempos em tempos eles mudam os algoritmos de escalonamento e buffering.

    Abs,
    Helio Loureiro
    http://helio.loureiro.eng.br
    http://br.linkedin.com/in/helioloureiro
    http://twitter.com/helioloureiro
    https://github.com/helioloureiro


    On Wed, 1 Mar 2023 at 04:45, Atenágoras Silva <athenagoras@gmail.com> wrote:

    Faz algum tempo que eu não brinco com a Testing, mas como o gerenciamento
    de memória é tarefa do kernel, e desde o lançamento Gnome 3, ele está tão
    ou mais pesado que o KDE, talvez seja uma boa idéia dar uma olhada no log
    de atualizações do kernel que você está usando nesta versão para acompanhar
    o que mudou no gerenciamento de memória, além de fazer o mesmo com relação
    ao gnome.
    Verifique o quanto dessa memória utilizada é compartilhada, cache ou buffer. Sei que é possível mudar a política de memória para o kernel, mas não sei se será necessário recompilar-lo.

    Espero não ter escrito besteiras, mas uma idéia interessante seria pegar uma máquina estável, criar duas máquinas virtuais (uma com o Debian Estável
    e outra com o Testing), instalar os mesmos programas, fazer as mesmas
    coisas e verificar, sempre de olho com o comando free, como está o consumo de memória em ambas.

    Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917, Atenágoras Souza Silva.

    Em ter., 28 de fev. de 2023 às 22:18, Gustavo Júnior < pessoal.gustavojr@gmail.com> escreveu:

    Olá!
    Havia mandando um e-mail para a lista de discussões em inglês, mas
    acredito que talvez eu não tenha conseguido me expressar muito bem por
    causa do idioma.
    Bom, eu venho usando o Debian Testing há uma semana, mais ou menos, e
    venho gostando muito do sistema até então. Não esbarrei com bugs ou nada do
    tipo, o que já é muito bom pra um sistema que ainda não virou a versão >> stable (se bem que talvez ainda esteja cedo para avaliar).
    O ponto principal é que venho sentindo alguns gargalos no sistema. Em
    comparação com a versão Bullseye, que roda o Gnome a 600 Mb de consumo de >> RAM na minha máquina, o Debian Testing usa 1.3 Gb desse mesmo RAM (ambos
    sem nenhum programa aberto). A ferramenta de pesquisa de programas do Gnome >> costuma travar antes enquanto busca por resultados e o sistema trava um
    pouco quando abro mais de uma aba no Firefox com um vídeo no Youtube
    rodando no fundo. Esse tipo de coisa não acontecia com a versão stable.
    A minha pergunta é até mesmo uma curiosidade, mas é planejado reduzir o >> consumo de RAM do sistema daqui até a versão stable ou apenas realizar a >> correção de pequenos gargalos?

    Grato pela atenção,
    Gustavo Júnior.



    <div dir="ltr"><div>Uso de memória tem mais relação com o kernel que com os programas em si.  A visão de que tem tantos megabytes ou gigabytes ocupados geralmente não é verdadeira.  O kernel aloca muita coisa em buffer, que mostra como memória
    ocupada mas na verdade está livre.</div><div><br></div><div>Então não é uma coisa muito simples de medir olhando com esses programas mais simples.  Seria preciso fazer um memory profiling em cima do programa pra olhar como está alocação de stack,
    que é a mais importante.</div><div><br></div><div>Se quer algo que só tenha alocação de memória realmente em uso, tente um FreeBSD.  Lá você vai ver muito mais memória livre que em Linux.  Em contrapartida vai ser mais lento pra iniciar ou
    chamar certos programas pra rodar.</div><div><br></div><div>BTW essa alocação muda a cada versão de kernel.  De tempos em tempos eles mudam os algoritmos de escalonamento e buffering.<br></div><div><br></div><div><div><div dir="ltr" class="gmail_
    signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr">Abs,<br>Helio Loureiro<br><a href="http://helio.loureiro.eng.br/" target="_blank">http://helio.loureiro.eng.br</a><br><a href="http://br.linkedin.com/in/helioloureiro" target="_blank">http://br.
    linkedin.com/in/helioloureiro</a><br><div><a href="http://twitter.com/helioloureiro" target="_blank">http://twitter.com/helioloureiro</a></div><div><a href="https://github.com/helioloureiro" target="_blank">https://github.com/helioloureiro</a><br></div></
    </div></div><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Wed, 1 Mar 2023 at 04:45, Atenágoras Silva &lt;<a href="mailto:athenagoras@gmail.com">athenagoras@gmail.com</a>&gt; wrote:<br></div><blockquote class="
    gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Faz algum tempo que eu não brinco com a Testing, mas como o gerenciamento de memória é tarefa do kernel, e desde o  lançamento
    Gnome 3, ele está tão ou mais pesado que o KDE, talvez seja uma boa idéia dar uma olhada no log de atualizações do kernel que você está usando nesta versão para acompanhar o que mudou no gerenciamento de memória, além de fazer o mesmo com relaç
    ão ao gnome.</div><div>Verifique o quanto dessa memória utilizada é compartilhada, cache ou buffer. Sei que é possível mudar a política de memória para o kernel, mas não sei se será necessário recompilar-lo.</div><div><br></div><div>Espero não
    ter escrito besteiras, mas uma idéia interessante seria pegar uma máquina estável, criar duas máquinas virtuais (uma com o Debian Estável e outra com o Testing), instalar os mesmos programas, fazer as mesmas coisas e verificar, sempre de olho com o
    comando free, como está o consumo de memória em ambas.</div><div><br></div><div>Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,</div><div>Atenágoras Souza Silva.<br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class=
    "gmail_attr">Em ter., 28 de fev. de 2023 às 22:18, Gustavo Júnior &lt;<a href="mailto:pessoal.gustavojr@gmail.com" target="_blank">pessoal.gustavojr@gmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;
    border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Olá!</div><div>Havia mandando um e-mail para a lista de discussões em inglês, mas acredito que talvez eu não tenha conseguido me expressar muito bem por causa do idioma. <br>
    </div><div>Bom, eu venho usando o Debian Testing há uma semana, mais ou menos, e venho gostando muito do sistema até então. Não esbarrei com bugs ou nada do tipo, o que já é muito bom pra um sistema que ainda não virou a versão stable (se bem que
    talvez ainda esteja cedo para avaliar). <br></div><div>O ponto principal é que venho sentindo alguns gargalos no sistema. Em comparação com a versão Bullseye, que roda o Gnome a 600 Mb de consumo de RAM na minha máquina, o Debian Testing usa 1.3 Gb
    desse mesmo RAM (ambos sem nenhum programa aberto). A ferramenta de pesquisa de programas do Gnome costuma travar antes enquanto busca por resultados e o sistema trava um pouco quando abro mais de uma aba no Firefox com um vídeo no Youtube rodando no
    fundo. Esse tipo de coisa não acontecia com a versão stable.</div><div>A minha pergunta é até mesmo uma curiosidade, mas é planejado reduzir o consumo de RAM do sistema daqui até a versão stable ou apenas realizar a correção de pequenos gargalos?
    </div><div><br></div><div>Grato pela atenção,</div><div>Gustavo Júnior.<br></div></div>
    </blockquote></div>
    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)