• compilar =?UTF-8?B?YXBsaWNhw6fDo28=?= para uso local

    From G.Paulo@21:1/5 to All on Fri Oct 7 05:10:01 2022
    Saudações, prezados.

    O assunto não é bem off-topic, mas é um pouco.

    Uma necessidade que tenho às vezes é instalar uma aplicação para rodar
    num computador, mas sem fazer a instalação a partir da distribuição. No exemplo mais recente que tive, precisei do gnuplot 5.x, mas a
    distribuição só tinha a 4.x. Sem chance de pedir para o administrador
    fazer uma instalação especial para mim com a versão 5.x (demoraria
    meses). Então a pergunta é a seguinte: é fácil/difícil, possível/impossível baixar os fontes e compidar a aplicação inteira?
    Veja que tem uma infinidade de bibliotecas que, provavelmente, não
    serão das mesmas versões que as instaladas no sistema. Há algum caminho
    que deva seguir ou tópico específico que deva estudar? Estou falando de Debian e de centOS.

    Em suma, já tentei algumas vezes fazer isso, mas passei longe de ter conseguido. Não sou administrador da máquina, mas um usuário de Linux
    que tenta conviver numa empresa que tem preferência por windows. Então,
    como vêem, a tarefa não é fácil.

    []'s, G.Paulo.

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Antonio Terceiro@21:1/5 to G.Paulo on Fri Oct 7 20:00:01 2022
    Oi,

    On Thu, Oct 06, 2022 at 11:39:18PM -0300, G.Paulo wrote:
    Saudaes, prezados.

    O assunto no bem off-topic, mas um pouco.

    Uma necessidade que tenho s vezes instalar uma aplicao para rodar
    num computador, mas sem fazer a instalao a partir da distribuio. No exemplo mais recente que tive, precisei do gnuplot 5.x, mas a
    distribuio s tinha a 4.x. Sem chance de pedir para o administrador
    fazer uma instalao especial para mim com a verso 5.x (demoraria
    meses). Ento a pergunta a seguinte: fcil/difcil,
    possvel/impossvel baixar os fontes e compidar a aplicao inteira?
    Veja que tem uma infinidade de bibliotecas que, provavelmente, no
    sero das mesmas verses que as instaladas no sistema. H algum caminho
    que deva seguir ou tpico especfico que deva estudar? Estou falando de Debian e de centOS.

    O trabalho de fazer isso o que se chama de backport, e exatamente o
    que o repositrio backports to Debian contm: verses mais novas -- de aplicaes, normalmente -- compiladas para uma verso mais antiga do SO.
    No Debian, pra entrar no backports a verso normalmente j tem que estar disponvel no testing (i.e. a prxima verso do SO). A partir da,
    baixar o pacote fonte que est no testing, e compilar ele no stable.

    Por exemplo o mantenedor do LibreOffice no Debian faz um trabalho
    excelente com isso. Quase sempre, no stable backports voc acha
    a mesma verso do LibreOffice que est no testing.

    O quo bem isso funciona, depende de cada pacote. Em alguns casos,
    simplesmente funciona. Em outros, a diferena de verses de bibliotecas
    etc pode criar alguns problemas, e voc pode precisar aplicar algum
    patch no backport pra conseguir usar. Em outros casos, voc vai precisar
    tambm fazer um backport de uma ou mais dependncias.

    Eu no conheo nenhuma documentao especfica sobre isso, tudo que eu
    sei sobre o assunto baseado na minha experincia fazendo backports na prtica, a maioria no Debian e alguns pra uso privado.

    Uma outra opo que voc tem usar containers, ou uma mquina virtual,
    assim voc pode rodar uma verso mais atual do SO ou mesmo outro SO base completamente diferente pra rodar a aplicao mais nova que voc
    precisa.

    -----BEGIN PGP SIGNATURE-----

    iQIzBAABCAAdFiEEst7mYDbECCn80PEM/A2xu81GC94FAmNAaGQACgkQ/A2xu81G C96L7w//fpnWC9BGz6pBhDdtoNOe/zGRX+VmjPmslTJOBxJNWYHKCZlOJSDHdd8W eBDjTiQMjrqfgGcFGJAXfAqQGYFhssNdou+k0Qy1RhTCE35ate0Pr6/qCinC1/B9 HI/B2U4XNJh1Lk0VF0gaGjgI0jJR4VQc+LU+L9km99yMep4bh2v6MF4HH+lyte0D Rh4Bk6oV5krLVAeTmQD93qRVoiw67MYxVQ2W+tEMoI0o1XBpsqGlecwjs+Gyg/ZQ DJspF1F0h5Tgihd/wioq0prHpcOnr5j9G4jah7t4sotlEhNnUTqlFaN/W6yATh11 g3W4KKS7TBxTnDqHa/wfGMecrNaHrSjm5oX52McYCXujJR9Xt63Fd+dPCzAYu3Vj uJRKA5+ksK4Sna9ez0y/eeA10jrHFEF7JD+U+g9+choXZSfup1c6R1m2Kd7J6xXE CRNghghNszK2LAkXI9qaCzJzHPGEOIkVHyW+gDtZHYkG32v7HAZkKzl+xPDLl60N lLp3rXUg/VgDQZXRUviRNzatzjpkizkiLMY8qXcCDYCyRr/h9TazGH+2t5kf/kAy BAPmPdAwvOoMhb8PQZZ+VDJJnaWFN3/gAMtYbatv40s+YuaAij+wDzqKPUwPltL7 9tO/Q9ysewdOqyq/p0pU/rMgc/AmJCpGfvUAl200ve0V5NT1nh0=
    =DjG8
    -----END PGP SIGNATURE-----

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Helio Loureiro@21:1/5 to terceiro@debian.org on Sat Oct 8 14:00:01 2022
    Use containers.

    ./helio

    On Fri, Oct 7, 2022, 19:57 Antonio Terceiro <terceiro@debian.org> wrote:

    Oi,

    On Thu, Oct 06, 2022 at 11:39:18PM -0300, G.Paulo wrote:
    Saudações, prezados.

    O assunto não é bem off-topic, mas é um pouco.

    Uma necessidade que tenho às vezes é instalar uma aplicação para rodar num computador, mas sem fazer a instalação a partir da distribuição. No exemplo mais recente que tive, precisei do gnuplot 5.x, mas a distribuição só tinha a 4.x. Sem chance de pedir para o administrador fazer uma instalação especial para mim com a versão 5.x (demoraria meses). Então a pergunta é a seguinte: é fácil/difícil, possível/impossível baixar os fontes e compidar a aplicação inteira? Veja que tem uma infinidade de bibliotecas que, provavelmente, não
    serão das mesmas versões que as instaladas no sistema. Há algum caminho que deva seguir ou tópico específico que deva estudar? Estou falando de Debian e de centOS.

    O trabalho de fazer isso é o que se chama de backport, e é exatamente o
    que o repositório backports to Debian contém: versões mais novas -- de aplicações, normalmente -- compiladas para uma versão mais antiga do SO. No Debian, pra entrar no backports a versão normalmente já tem que estar disponível no testing (i.e. a próxima versão do SO). A partir daí, é baixar o pacote fonte que está no testing, e compilar ele no stable.

    Por exemplo o mantenedor do LibreOffice no Debian faz um trabalho
    excelente com isso. Quase sempre, no stable backports você acha
    a mesma versão do LibreOffice que está no testing.

    O quão bem isso funciona, depende de cada pacote. Em alguns casos, simplesmente funciona. Em outros, a diferença de versões de bibliotecas
    etc pode criar alguns problemas, e você pode precisar aplicar algum
    patch no backport pra conseguir usar. Em outros casos, você vai precisar também fazer um backport de uma ou mais dependências.

    Eu não conheço nenhuma documentação específica sobre isso, tudo que eu sei sobre o assunto é baseado na minha experiência fazendo backports na prática, a maioria no Debian e alguns pra uso privado.

    Uma outra opção que você tem é usar containers, ou uma máquina virtual, assim você pode rodar uma versão mais atual do SO ou mesmo outro SO base completamente diferente pra rodar a aplicação mais nova que você
    precisa.


    <div dir="auto">Use containers.<div dir="auto"><br></div><div dir="auto">./helio</div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Fri, Oct 7, 2022, 19:57 Antonio Terceiro &lt;<a href="mailto:terceiro@debian.org">terceiro@
    debian.org</a>&gt; wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Oi,<br>

    On Thu, Oct 06, 2022 at 11:39:18PM -0300, G.Paulo wrote:<br>
    &gt; Saudações, prezados.<br>
    &gt; <br>
    &gt; O assunto não é bem off-topic, mas é um pouco.<br>
    &gt; <br>
    &gt; Uma necessidade que tenho às vezes é instalar uma aplicação para rodar<br>
    &gt; num computador, mas sem fazer a instalação a partir da distribuição. No<br>
    &gt; exemplo mais recente que tive, precisei do gnuplot 5.x, mas a<br>
    &gt; distribuição só tinha a 4.x. Sem chance de pedir para o administrador<br>
    &gt; fazer uma instalação especial para mim com a versão 5.x (demoraria<br> &gt; meses). Então a pergunta é a seguinte: é fácil/difícil,<br>
    &gt; possível/impossível baixar os fontes e compidar a aplicação inteira?<br>
    &gt; Veja que tem uma infinidade de bibliotecas que, provavelmente, não<br> &gt; serão das mesmas versões que as instaladas no sistema. Há algum caminho<br>
    &gt; que deva seguir ou tópico específico que deva estudar? Estou falando de<br>
    &gt; Debian e de centOS.<br>

    O trabalho de fazer isso é o que se chama de backport, e é exatamente o<br> que o repositório backports to Debian contém: versões mais novas -- de<br> aplicações, normalmente -- compiladas para uma versão mais antiga do SO.<br> No Debian, pra entrar no backports a versão normalmente já tem que estar<br> disponível no testing (i.e. a próxima versão do SO). A partir daí, é<br> baixar o pacote fonte que está no testing, e compilar ele no stable.<br>

    Por exemplo o mantenedor do LibreOffice no Debian faz um trabalho<br>
    excelente com isso. Quase sempre, no stable backports você acha<br>
    a mesma versão do LibreOffice que está no testing.<br>

    O quão bem isso funciona, depende de cada pacote. Em alguns casos,<br> simplesmente funciona. Em outros, a diferença de versões de bibliotecas<br> etc pode criar alguns problemas, e você pode precisar aplicar algum<br>
    patch no backport pra conseguir usar. Em outros casos, você vai precisar<br> também fazer um backport de uma ou mais dependências.<br>

    Eu não conheço nenhuma documentação específica sobre isso, tudo que eu<br> sei sobre o assunto é baseado na minha experiência fazendo backports na<br> prática, a maioria no Debian e alguns pra uso privado.<br>

    Uma outra opção que você tem é usar containers, ou uma máquina virtual,<br>
    assim você pode rodar uma versão mais atual do SO ou mesmo outro SO base<br> completamente diferente pra rodar a aplicação mais nova que você<br> precisa.<br>
    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From humberto.freitas310@21:1/5 to terceiro@debian.org on Sat Oct 8 23:30:01 2022
    Use containers.

    +++

    É a solução mais simples e eficaz. Não sei é se seu administrador vai gostar da ideia 🤔🤭😅

    Assunto chato esse das dependências 😏😂😜. Mas containers resolve bem e a
    maioria das comunidades de softwade vão adoptando cada vez mais.

    Atentamente,

    Humberto Freitas

    Telemóvel: +244 944 775 334
    Email: humberto.freitas310@gmail.com
    Angola
    ”Violence is the last refuge of the incompetent.” The Foundation by Isaac Asimov
    (Violência é o último refúgio do incompetente)

    In support of Richard M. Stallman
    https://stallmansupport.org/

    On Oct 8, 2022 at 12:51 PM, Helio Loureiro <helio@loureiro.eng.br> wrote:

    Use containers.

    ./helio

    On Fri, Oct 7, 2022, 19:57 Antonio Terceiro <terceiro@debian.org> wrote:

    Oi,

    On Thu, Oct 06, 2022 at 11:39:18PM -0300, G.Paulo wrote:
    Saudações, prezados.

    O assunto não é bem off-topic, mas é um pouco.

    Uma necessidade que tenho às vezes é instalar uma aplicação para rodar num computador, mas sem fazer a instalação a partir da distribuição. No exemplo mais recente que tive, precisei do gnuplot 5.x, mas a distribuição só tinha a 4.x. Sem chance de pedir para o administrador fazer uma instalação especial para mim com a versão 5.x (demoraria meses). Então a pergunta é a seguinte: é fácil/difícil, possível/impossível baixar os fontes e compidar a aplicação inteira? Veja que tem uma infinidade de bibliotecas que, provavelmente, não
    serão das mesmas versões que as instaladas no sistema. Há algum caminho que deva seguir ou tópico específico que deva estudar? Estou falando de Debian e de centOS.

    O trabalho de fazer isso é o que se chama de backport, e é exatamente o
    que o repositório backports to Debian contém: versões mais novas -- de aplicações, normalmente -- compiladas para uma versão mais antiga do SO. No Debian, pra entrar no backports a versão normalmente já tem que estar disponível no testing (i.e. a próxima versão do SO). A partir daí, é baixar o pacote fonte que está no testing, e compilar ele no stable.

    Por exemplo o mantenedor do LibreOffice no Debian faz um trabalho
    excelente com isso. Quase sempre, no stable backports você acha
    a mesma versão do LibreOffice que está no testing.

    O quão bem isso funciona, depende de cada pacote. Em alguns casos, simplesmente funciona. Em outros, a diferença de versões de bibliotecas
    etc pode criar alguns problemas, e você pode precisar aplicar algum
    patch no backport pra conseguir usar. Em outros casos, você vai precisar também fazer um backport de uma ou mais dependências.

    Eu não conheço nenhuma documentação específica sobre isso, tudo que eu sei sobre o assunto é baseado na minha experiência fazendo backports na prática, a maioria no Debian e alguns pra uso privado.

    Uma outra opção que você tem é usar containers, ou uma máquina virtual, assim você pode rodar uma versão mais atual do SO ou mesmo outro SO base completamente diferente pra rodar a aplicação mais nova que você
    precisa.


    <blockquote style="margin:0 0 0 40px;border:none;padding:0px"><div id="edo-message"><div><div>Use containers.</div></div></div></blockquote><div id="edo-message"><div>+++</div><div><br></div><div>É a solução mais simples e eficaz. Não sei é se seu
    administrador vai gostar da ideia 🤔🤭😅</div><div><br></div><div>Assunto chato esse das dependências 😏😂😜. Mas containers resolve bem e a maioria das comunidades de softwade vão adoptando cada vez mais. </div><div id="edo-signature"><
    <div><span style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px">Atentamente,</span><br></div><div><div style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px;white-space:normal"><br></div><div style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px;white-space:normal">
    Humberto Freitas</div><div style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px;white-space:normal"><br></div><div style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px;white-space:normal">Telemóvel: +244 944 775 334</div><div style="font-family:sans-serif;font-size:
    12.8px;white-space:normal">Email: <a href="mailto:humberto.freitas310@gmail.com" target="_blank" rel="noreferrer" style="text-decoration-line:none;color:rgb(66,133,244)">humberto.freitas310@gmail.com</a></div><div style="font-family:sans-serif;font-size:
    12.8px;white-space:normal">Angola</div><div style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px;white-space:normal">”Violence is the last refuge of the incompetent.” The Foundation by Isaac Asimov</div><div style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px;
    white-space:normal">(Violência é o último refúgio do incompetente)</div><div style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px;white-space:normal"><br></div><div style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px;white-space:normal">In support of Richard M.
    Stallman</div><div style="font-family:sans-serif;font-size:12.8px;white-space:normal"><a href="https://stallmansupport.org/" target="_blank" rel="noreferrer" style="text-decoration-line:none;color:rgb(66,133,244)">https://stallmansupport.org/</a></div></
    </pre></div></div><div id="edo-original"><div><blockquote type="cite" style="margin:1ex 0 0 0!important;border-left:1px #ccc solid!important;padding-left:0.4ex!important"><div id="edo-meta">On Oct 8, 2022 at 12:51 PM, Helio Loureiro &lt;<a href="
    mailto:helio@loureiro.eng.br">helio@loureiro.eng.br</a>&gt; wrote: <br><br></div><div dir="auto">Use containers.<div dir="auto"><br></div><div dir="auto">./helio</div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Fri, Oct 7,
    2022, 19:57 Antonio Terceiro &lt;<a href="mailto:terceiro@debian.org">terceiro@debian.org</a>&gt; wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Oi,<br>

    On Thu, Oct 06, 2022 at 11:39:18PM -0300, G.Paulo wrote:<br>
    &gt; Saudações, prezados.<br>
    &gt; <br>
    &gt; O assunto não é bem off-topic, mas é um pouco.<br>
    &gt; <br>
    &gt; Uma necessidade que tenho às vezes é instalar uma aplicação para rodar<br>
    &gt; num computador, mas sem fazer a instalação a partir da distribuição. No<br>
    &gt; exemplo mais recente que tive, precisei do gnuplot 5.x, mas a<br>
    &gt; distribuição só tinha a 4.x. Sem chance de pedir para o administrador<br>
    &gt; fazer uma instalação especial para mim com a versão 5.x (demoraria<br> &gt; meses). Então a pergunta é a seguinte: é fácil/difícil,<br>
    &gt; possível/impossível baixar os fontes e compidar a aplicação inteira?<br>
    &gt; Veja que tem uma infinidade de bibliotecas que, provavelmente, não<br> &gt; serão das mesmas versões que as instaladas no sistema. Há algum caminho<br>
    &gt; que deva seguir ou tópico específico que deva estudar? Estou falando de<br>
    &gt; Debian e de centOS.<br>

    O trabalho de fazer isso é o que se chama de backport, e é exatamente o<br> que o repositório backports to Debian contém: versões mais novas -- de<br> aplicações, normalmente -- compiladas para uma versão mais antiga do SO.<br> No Debian, pra entrar no backports a versão normalmente já tem que estar<br> disponível no testing (i.e. a próxima versão do SO). A partir daí, é<br> baixar o pacote fonte que está no testing, e compilar ele no stable.<br>

    Por exemplo o mantenedor do LibreOffice no Debian faz um trabalho<br>
    excelente com isso. Quase sempre, no stable backports você acha<br>
    a mesma versão do LibreOffice que está no testing.<br>

    O quão bem isso funciona, depende de cada pacote. Em alguns casos,<br> simplesmente funciona. Em outros, a diferença de versões de bibliotecas<br> etc pode criar alguns problemas, e você pode precisar aplicar algum<br>
    patch no backport pra conseguir usar. Em outros casos, você vai precisar<br> também fazer um backport de uma ou mais dependências.<br>

    Eu não conheço nenhuma documentação específica sobre isso, tudo que eu<br> sei sobre o assunto é baseado na minha experiência fazendo backports na<br> prática, a maioria no Debian e alguns pra uso privado.<br>

    Uma outra opção que você tem é usar containers, ou uma máquina virtual,<br>
    assim você pode rodar uma versão mais atual do SO ou mesmo outro SO base<br> completamente diferente pra rodar a aplicação mais nova que você<br> precisa.<br>
    </blockquote></div>
    </blockquote></div></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From G.Paulo@21:1/5 to humberto.freitas310@gmail.com on Wed Oct 12 15:00:02 2022
    Obrigado, caros colegas de lista.
    Vou tentar o Backport primeiro e, possivelmente, os containers.
    G. Paulo.

    On Sat, 8 Oct 2022 23:20:04 +0200
    "humberto.freitas310" <humberto.freitas310@gmail.com> wrote:

    Use containers.

    +++

    É a solução mais simples e eficaz. Não sei é se seu administrador vai gostar da ideia 🤔🤭😅

    Assunto chato esse das dependências 😏😂😜. Mas containers resolve
    bem e a maioria das comunidades de softwade vão adoptando cada vez
    mais.

    Atentamente,

    Humberto Freitas

    Telemóvel: +244 944 775 334
    Email: humberto.freitas310@gmail.com
    Angola
    ”Violence is the last refuge of the incompetent.” The Foundation by
    Isaac Asimov (Violência é o último refúgio do incompetente)

    In support of Richard M. Stallman
    https://stallmansupport.org/

    On Oct 8, 2022 at 12:51 PM, Helio Loureiro <helio@loureiro.eng.br>
    wrote:

    Use containers.

    ./helio

    On Fri, Oct 7, 2022, 19:57 Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>
    wrote:

    Oi,

    On Thu, Oct 06, 2022 at 11:39:18PM -0300, G.Paulo wrote:
    Saudações, prezados.

    O assunto não é bem off-topic, mas é um pouco.

    Uma necessidade que tenho às vezes é instalar uma aplicação para rodar num computador, mas sem fazer a instalação a partir da distribuição. No exemplo mais recente que tive, precisei do
    gnuplot 5.x, mas a distribuição só tinha a 4.x. Sem chance de
    pedir para o administrador fazer uma instalação especial para mim
    com a versão 5.x (demoraria meses). Então a pergunta é a
    seguinte: é fácil/difícil, possível/impossível baixar os fontes e compidar a aplicação inteira? Veja que tem uma infinidade de bibliotecas que, provavelmente, não serão das mesmas versões que
    as instaladas no sistema. Há algum caminho que deva seguir ou
    tópico específico que deva estudar? Estou falando de Debian e de centOS.

    O trabalho de fazer isso é o que se chama de backport, e é
    exatamente o que o repositório backports to Debian contém: versões
    mais novas -- de aplicações, normalmente -- compiladas para uma
    versão mais antiga do SO. No Debian, pra entrar no backports a
    versão normalmente já tem que estar disponível no testing (i.e. a próxima versão do SO). A partir daí, é baixar o pacote fonte que
    está no testing, e compilar ele no stable.

    Por exemplo o mantenedor do LibreOffice no Debian faz um trabalho
    excelente com isso. Quase sempre, no stable backports você acha
    a mesma versão do LibreOffice que está no testing.

    O quão bem isso funciona, depende de cada pacote. Em alguns casos, simplesmente funciona. Em outros, a diferença de versões de
    bibliotecas etc pode criar alguns problemas, e você pode precisar
    aplicar algum patch no backport pra conseguir usar. Em outros
    casos, você vai precisar também fazer um backport de uma ou mais dependências.

    Eu não conheço nenhuma documentação específica sobre isso, tudo que
    eu sei sobre o assunto é baseado na minha experiência fazendo
    backports na prática, a maioria no Debian e alguns pra uso privado.

    Uma outra opção que você tem é usar containers, ou uma máquina virtual, assim você pode rodar uma versão mais atual do SO ou mesmo
    outro SO base completamente diferente pra rodar a aplicação mais
    nova que você precisa.


    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From charlesmelara@riseup.net@21:1/5 to All on Sun Oct 16 04:30:01 2022
    Boa noite, Paulo.

    Acho que já deram ótimas opções para você (containers e backports), acho que uma máquina virtual também é uma solução possível. Agora dei uma olhada no gnuplot e as 3 últimas versões do Debian já tem a versão 5.

    Não sei se é esse o caso, mas essa máquina parece estar rodando uma
    versão muitooooo antiga. Acho que valeria a pena mandar uma mensagem pro
    admin pedindo uma atualização do SO - até por questões de segurança.

    Abraços,
    Charles

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)