• Re: firmware

    From =?UTF-8?Q?F=C3=A1bio_Rabelo?=@21:1/5 to All on Thu Sep 29 14:00:02 2022
    Bom dia .

    Qual é o processador que o Sr. está usando nesta placa ?

    Esta placa suporta vários processadores que não tem vídeo embutido, pode
    ser este o problema .

    Outra pergunta : qual porta de vídeo o Sr. está usando ?

    Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .


    Fábio Rabelo

    Em qui., 29 de set. de 2022 às 08:49, maikon leao <maikonleao9@hotmail.com> escreveu:

    Olá pessoal da comunidade Debian, estou procurando um firmware para placa mãe Asus-Prime H510M-E.

    Todo o hardware desta placa mãe funciona perfeitamente com o Debian exceto
    o vídeo-onboard que nem detecta meus monitores.

    Caso alguém souber de algum firmware pois testei cada firmware disponível no non-free do debian e não achei a solução.

    Agradeço antecipadamente a toda comunidade.


    <div dir="ltr"><div>Bom dia .</div><div><br></div><div>Qual é o processador que o Sr. está usando nesta placa ?</div><div><br></div><div>Esta placa suporta vários processadores que não tem vídeo embutido, pode ser este o problema .</div><div><br></
    <div>Outra pergunta : qual porta de vídeo o Sr. está usando ?</div><div><br></div><div>Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .</div><div><br></div><div><br></
    <div>Fábio Rabelo<br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui., 29 de set. de 2022 às 08:49, maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com">maikonleao9@hotmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><
    blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div class="msg-3948725933099905365">




    <div dir="ltr">
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Olá pessoal da comunidade Debian, estou procurando um firmware para placa mãe Asus-Prime H510M-E.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Todo o hardware desta placa mãe funciona perfeitamente com o Debian exceto o vídeo-onboard que nem detecta meus monitores.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Caso alguém souber de algum firmware pois testei cada firmware disponível no non-free do debian e não achei a solução.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Agradeço antecipadamente a toda comunidade. <br>
    </div>
    </div>

    </div></blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From =?UTF-8?Q?F=C3=A1bio_Rabelo?=@21:1/5 to All on Thu Sep 29 15:50:02 2022
    O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

    Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários
    em PT para que este fórum chegue a ser útil ) .

    Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em
    relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

    Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .

    E esta informação é, bem, proprietária .

    Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados
    centralizado sobre isto .

    Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe
    um bando de dados sobre isto ?

    Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor
    pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

    O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

    Foi por este motivo que eu acabei comprando um monitor Ultra Wide com resolução de 3880 x 1440, assim eu não preciso de 2 monitores, e uso a
    porta Displayport ao invés da porta HDMI .

    Economizar dores de cabeça .

    Uma solução alternativa seria tentar o Ubuntu Studio, ele costuma se dar
    bem com cenários de 2 ou mais monitores .

    Boa sorte .

    Em qui., 29 de set. de 2022 às 09:38, maikon leao <maikonleao9@hotmail.com> escreveu:

    Processador: 11th Gen Intel(R) Core(TM) i5-11400 @ 2.60GHz

    A placa mãe somente suporta um processador.

    A placa de video é onboard, integrada na placa mãe

    Utilizo dois monitores uma na porta hdmi e outra na porta vga.


    ---- Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .

    Concordo com você Fábio, quando conecto o segundo monitor na porta HMDI
    vem o problema no Debian.

    Fiz teste em uma distribuição baseada no Debian o kali Linux para saber se eu estava com problemas de hardware em meu pc
    e funcionou após eu fazer as configurações usando um monitor na porta VGA e outra na HDMI, mas prefiro o Debian.

    Testei no Fedora e funcionou, mas eu não gosto do Fedora, testei no
    CentOS7 funcionou, mas eu não gosto do CentOS

    Enfim resumindo eu enviei para a comunidade após testar tudo porque gosto muito do Debian uso ele a mais de 7 anos e não irei mudar
    por isso pedi um help aqui na comunidade e continuo otimista aqui na lista.

    Fábio obrigado pela atenção, mas se tiver algo em mente é só me avisar que
    vou testar aqui, enquanto isso vou continuar buscando uma
    solução aqui.

    ------------------------------
    *De:* Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br>
    *Enviado:* quinta-feira, 29 de setembro de 2022 08:58
    *Para:* maikon leao <maikonleao9@hotmail.com>
    *Cc:* dup <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
    *Assunto:* Re: firmware

    Bom dia .

    Qual é o processador que o Sr. está usando nesta placa ?

    Esta placa suporta vários processadores que não tem vídeo embutido, pode ser este o problema .

    Outra pergunta : qual porta de vídeo o Sr. está usando ?

    Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na
    porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .


    Fábio Rabelo

    Em qui., 29 de set. de 2022 às 08:49, maikon leao <maikonleao9@hotmail.com> escreveu:

    Olá pessoal da comunidade Debian, estou procurando um firmware para placa mãe Asus-Prime H510M-E.

    Todo o hardware desta placa mãe funciona perfeitamente com o Debian exceto
    o vídeo-onboard que nem detecta meus monitores.

    Caso alguém souber de algum firmware pois testei cada firmware disponível no non-free do debian e não achei a solução.

    Agradeço antecipadamente a toda comunidade.



    <div dir="ltr"><div>O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .</div><div><br></div><div>Uso de 2 monitores, e portas HDMI .</div><div><br></div><div>Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as &quot;
    explicações&quot; em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários em PT para que este fórum chegue a ser útil )  .</div><div><br></div><div>Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware(
    ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .</div><div><br></div><div>Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .</div><div><br></div><div>E esta informação é, bem, proprietária
    .</div><div><br></div><div>Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .</div><div><br></div><div>Mas como estes dados são considerados &quot;non-free&quot; pelos desenvolvedores do Debian, eles usam um
    bando de dados &quot;alternativo&quot; que é voluntário, cada um coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe um bando de dados sobre isto ?</div><div><
    </div><div>Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor pode fazer, pto é ignorado pelo SO .</div><div><br></div><div>O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .</div><div><br></div><div>Foi por este
    motivo que eu acabei comprando um monitor Ultra Wide com resolução de 3880 x 1440, assim eu não preciso de 2 monitores, e uso a porta Displayport ao invés da porta HDMI .</div><div><br></div><div>Economizar dores de cabeça .</div><div><br></div><div>
    Uma solução alternativa seria tentar o Ubuntu Studio, ele costuma se dar bem com cenários de 2 ou mais monitores .</div><div><br></div><div>Boa sorte .<br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui., 29 de set.
    de 2022 às 09:38, maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com">maikonleao9@hotmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div
    class="msg2500760706109368513">




    <div dir="ltr">
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    <span style="font-size:12pt">Processador: 11th Gen Intel(R) Core(TM) i5-11400 @ 2.60GHz</span>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">A placa mãe somente suporta um processador.</div> <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">A placa de video é onboard, integrada na placa mãe</div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">Utilizo dois monitores uma na porta hdmi e outra na porta vga.</div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">---- Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .<br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">Concordo com você Fábio, quando conecto o segundo monitor na porta HMDI vem o problema no Debian.</div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">Fiz teste em uma distribuição baseada no Debian o kali Linux para saber se eu estava com problemas de hardware em meu pc</div>
    <div style="font-size:12pt">e funcionou após eu fazer as configurações usando um monitor na porta VGA e outra na HDMI, mas prefiro o Debian.</div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">Testei no Fedora e funcionou, mas eu não gosto do Fedora, testei no CentOS7 funcionou, mas eu não gosto do CentOS    

    </div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div></div>
    <div></div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Enfim resumindo eu enviei para a comunidade após testar tudo porque gosto muito do Debian uso ele a mais de 7 anos e não irei mudar</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    por isso pedi um help aqui na comunidade e continuo otimista aqui na lista.<br> </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Fábio obrigado pela atenção, mas se tiver algo em mente é só me avisar que vou testar aqui, enquanto isso vou continuar buscando uma</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    solução aqui.</div>
    <span style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)"></span><br>
    </div>
    <div id="m_-1638204760298104630appendonsend"></div>
    <hr style="display:inline-block;width:98%">
    <div id="m_-1638204760298104630divRplyFwdMsg" dir="ltr"><font style="font-size:11pt" face="Calibri, sans-serif" color="#000000"><b>De:</b> Fábio Rabelo &lt;<a href="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br" target="_blank">fabio@fabiorabelo.wiki.br</a>&gt;<br>
    <b>Enviado:</b> quinta-feira, 29 de setembro de 2022 08:58<br>
    <b>Para:</b> maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">maikonleao9@hotmail.com</a>&gt;<br>
    <b>Cc:</b> dup &lt;<a href="mailto:debian-user-portuguese@lists.debian.org" target="_blank">debian-user-portuguese@lists.debian.org</a>&gt;<br>
    <b>Assunto:</b> Re: firmware</font>
    <div> </div>
    </div>
    <div>
    <div dir="ltr">
    <div>Bom dia .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Qual é o processador que o Sr. está usando nesta placa ?</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Esta placa suporta vários processadores que não tem vídeo embutido, pode ser este o problema .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Outra pergunta : qual porta de vídeo o Sr. está usando ?</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Fábio Rabelo<br>
    </div>
    </div>

    <div>
    <div dir="ltr">Em qui., 29 de set. de 2022 às 08:49, maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">maikonleao9@hotmail.com</a>&gt; escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div>
    <div dir="ltr">
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Olá pessoal da comunidade Debian, estou procurando um firmware para placa mãe Asus-Prime H510M-E.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Todo o hardware desta placa mãe funciona perfeitamente com o Debian exceto o vídeo-onboard que nem detecta meus monitores.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Caso alguém souber de algum firmware pois testei cada firmware disponível no non-free do debian e não achei a solução.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Agradeço antecipadamente a toda comunidade. <br>
    </div>
    </div>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </div>
    </div>

    </div></blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From =?UTF-8?Q?Maur=C3=ADcio_Dion=C3=ADs@21:1/5 to All on Thu Sep 29 17:00:02 2022
    Bom dia Sr. Maikon Leão

    De acordo com o site intel ( https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/212270/intel-core-i511400-processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html)
    o processador em quentão não possui vídeo integrado, assim sendo faz-se necessário o uso de uma placa de vídeo off board para geração de imagem quando utilizando esse processador.

    Se o Sr. verificar o site do fabricante da placa mão ( https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-H510M-E/techspec/)
    vai identificar que essa placa não possui uma placa gráfica integrada, ela penas possui portas de saidas para os graficos gerados pelo processador que está sendo utilizado.

    Sou usuário GNU/Debian a um bom tempo e até hoje não tive problemas em utilizar dois monitores no sistema não.

    Minha placa mãe, MSI Z490-a pro, vem de fábrica com a opção de uso de dois monitores desabilitado na "BIOS", quando precisei usar o vídeo on board (vídeo do processador) nela tive que habilitar na própria "BIOS", fora esse caso nunca tive problemas com uso de vários monitores no GNU/Debian.

    Espero ter ajudado.

    *Com os melhores comprimentos*

    *Maurício Dionísio de Souza*

    *Engenheiro de Software*

    *(94) 99198-1142*
    *(94) 98103-8899*


    Em qui., 29 de set. de 2022 às 09:42, Fábio Rabelo < fabio@fabiorabelo.wiki.br> escreveu:

    O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

    Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários
    em PT para que este fórum chegue a ser útil ) .

    Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

    Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .

    E esta informação é, bem, proprietária .

    Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .

    Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe um bando de dados sobre isto ?

    Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor
    pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

    O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

    Foi por este motivo que eu acabei comprando um monitor Ultra Wide com resolução de 3880 x 1440, assim eu não preciso de 2 monitores, e uso a porta Displayport ao invés da porta HDMI .

    Economizar dores de cabeça .

    Uma solução alternativa seria tentar o Ubuntu Studio, ele costuma se dar bem com cenários de 2 ou mais monitores .

    Boa sorte .

    Em qui., 29 de set. de 2022 às 09:38, maikon leao <maikonleao9@hotmail.com> escreveu:

    Processador: 11th Gen Intel(R) Core(TM) i5-11400 @ 2.60GHz

    A placa mãe somente suporta um processador.

    A placa de video é onboard, integrada na placa mãe

    Utilizo dois monitores uma na porta hdmi e outra na porta vga.


    ---- Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor
    na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .

    Concordo com você Fábio, quando conecto o segundo monitor na porta HMDI
    vem o problema no Debian.

    Fiz teste em uma distribuição baseada no Debian o kali Linux para saber
    se eu estava com problemas de hardware em meu pc
    e funcionou após eu fazer as configurações usando um monitor na porta VGA >> e outra na HDMI, mas prefiro o Debian.

    Testei no Fedora e funcionou, mas eu não gosto do Fedora, testei no
    CentOS7 funcionou, mas eu não gosto do CentOS

    Enfim resumindo eu enviei para a comunidade após testar tudo porque gosto >> muito do Debian uso ele a mais de 7 anos e não irei mudar
    por isso pedi um help aqui na comunidade e continuo otimista aqui na
    lista.

    Fábio obrigado pela atenção, mas se tiver algo em mente é só me avisar >> que vou testar aqui, enquanto isso vou continuar buscando uma
    solução aqui.

    ------------------------------
    *De:* Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br>
    *Enviado:* quinta-feira, 29 de setembro de 2022 08:58
    *Para:* maikon leao <maikonleao9@hotmail.com>
    *Cc:* dup <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
    *Assunto:* Re: firmware

    Bom dia .

    Qual é o processador que o Sr. está usando nesta placa ?

    Esta placa suporta vários processadores que não tem vídeo embutido, pode >> ser este o problema .

    Outra pergunta : qual porta de vídeo o Sr. está usando ?

    Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na
    porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .


    Fábio Rabelo

    Em qui., 29 de set. de 2022 às 08:49, maikon leao <
    maikonleao9@hotmail.com> escreveu:

    Olá pessoal da comunidade Debian, estou procurando um firmware para placa >> mãe Asus-Prime H510M-E.

    Todo o hardware desta placa mãe funciona perfeitamente com o Debian
    exceto o vídeo-onboard que nem detecta meus monitores.

    Caso alguém souber de algum firmware pois testei cada firmware disponível >> no non-free do debian e não achei a solução.

    Agradeço antecipadamente a toda comunidade.



    <div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large">Bom dia Sr. Maikon Leão</div><div class="gmail_default" style="font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large"><br></div><div class="gmail_default" style="
    font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large">De acordo com o site intel (<a href="https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/212270/intel-core-i511400-processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html">https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/
    products/212270/intel-core-i511400-processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html</a>) o processador em quentão não possui vídeo integrado, assim sendo faz-se necessário o uso de uma placa de vídeo off board para geração de imagem quando utilizando esse
    processador. </div><div class="gmail_default" style="font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large">Se o Sr. verificar o site do fabricante da placa mão (<a
    href="https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-H510M-E/techspec/">https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-H510M-E/techspec/</a>) vai identificar que essa placa não possui uma placa grá
    fica integrada, ela penas possui portas de saidas para os graficos gerados pelo processador que está sendo utilizado.</div><div class="gmail_default" style="font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large"><br></div><div class="gmail_default" style="font-
    family:tahoma,sans-serif;font-size:large">Sou usuário GNU/Debian a um bom tempo e até hoje não tive problemas em utilizar dois monitores no sistema não.</div><div class="gmail_default" style="font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large"><br></div><
    div class="gmail_default" style="font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large">Minha placa mãe, MSI Z490-a pro, vem de fábrica com a opção de uso de dois monitores desabilitado na &quot;BIOS&quot;, quando precisei usar o vídeo on board (vídeo do
    processador) nela tive que habilitar na própria &quot;BIOS&quot;, fora esse caso nunca tive problemas com uso de vários monitores no GNU/Debian.</div><div class="gmail_default" style="font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large"><br></div><div class=
    "gmail_default" style="font-family:tahoma,sans-serif;font-size:large">Espero ter ajudado.</div><div><div dir="ltr" class="gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div style="text-align:left"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div><
    span style="font-family:arial,sans-serif"><font size="2"><b><br></b></font></span></div><div><span style="font-family:arial,sans-serif"><font size="2"><b>Com os melhores comprimentos</b></font></span></div><div><span style="font-family:arial,sans-serif"><
    font size="2"><b><br></b></font></span></div><div><span style="font-family:arial,sans-serif"><font size="2"><b>Maurício Dionísio de Souza</b><span></span></font></span></div><div><i><span style="font-family:arial,sans-serif"><font size="2"><span>
    Engenheiro de Software<br></span></font></span></i></div><div><i><span style="font-family:arial,sans-serif"><font size="2">(94) 99198-1142<br></font></span></i></div><div><i><span style="font-family:arial,sans-serif"><font size="2">(94) 98103-8899</font><
    /span></i></div></div></div></div></div></div></div><br></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui., 29 de set. de 2022 às 09:42, Fábio Rabelo &lt;<a href="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br">fabio@fabiorabelo.wiki.br</a>&
    gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .</div><div><br></div><div>
    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .</div><div><br></div><div>Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as &quot;explicações&quot; em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários em PT para que este fórum
    chegue a ser útil )  .</div><div><br></div><div>Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .</div><div><br></div><div>Cada monitor tem um código EDID que
    descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .</div><div><br></div><div>E esta informação é, bem, proprietária .</div><div><br></div><div>Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado
    sobre isto .</div><div><br></div><div>Mas como estes dados são considerados &quot;non-free&quot; pelos desenvolvedores do Debian, eles usam um bando de dados &quot;alternativo&quot; que é voluntário, cada um coloca nele o que desejar, e a maioria dos
    fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe um bando de dados sobre isto ?</div><div><br></div><div>Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor pode fazer, pto é
    ignorado pelo SO .</div><div><br></div><div>O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .</div><div><br></div><div>Foi por este motivo que eu acabei comprando um monitor Ultra Wide com resolução de 3880 x 1440, assim eu não preciso de
    2 monitores, e uso a porta Displayport ao invés da porta HDMI .</div><div><br></div><div>Economizar dores de cabeça .</div><div><br></div><div>Uma solução alternativa seria tentar o Ubuntu Studio, ele costuma se dar bem com cenários de 2 ou mais
    monitores .</div><div><br></div><div>Boa sorte .<br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui., 29 de set. de 2022 às 09:38, maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">maikonleao9@
    hotmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div>




    <div dir="ltr">
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    <span style="font-size:12pt">Processador: 11th Gen Intel(R) Core(TM) i5-11400 @ 2.60GHz</span>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">A placa mãe somente suporta um processador.</div> <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">A placa de video é onboard, integrada na placa mãe</div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">Utilizo dois monitores uma na porta hdmi e outra na porta vga.</div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">---- Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .<br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">Concordo com você Fábio, quando conecto o segundo monitor na porta HMDI vem o problema no Debian.</div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">Fiz teste em uma distribuição baseada no Debian o kali Linux para saber se eu estava com problemas de hardware em meu pc</div>
    <div style="font-size:12pt">e funcionou após eu fazer as configurações usando um monitor na porta VGA e outra na HDMI, mas prefiro o Debian.</div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div style="font-size:12pt">Testei no Fedora e funcionou, mas eu não gosto do Fedora, testei no CentOS7 funcionou, mas eu não gosto do CentOS    

    </div>
    <div style="font-size:12pt"><br>
    </div>
    <div></div>
    <div></div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Enfim resumindo eu enviei para a comunidade após testar tudo porque gosto muito do Debian uso ele a mais de 7 anos e não irei mudar</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    por isso pedi um help aqui na comunidade e continuo otimista aqui na lista.<br> </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Fábio obrigado pela atenção, mas se tiver algo em mente é só me avisar que vou testar aqui, enquanto isso vou continuar buscando uma</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    solução aqui.</div>
    <span style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)"></span><br>
    </div>
    <div id="m_-5261177113943698133m_-1638204760298104630appendonsend"></div>
    <hr style="display:inline-block;width:98%">
    <div id="m_-5261177113943698133m_-1638204760298104630divRplyFwdMsg" dir="ltr"><font style="font-size:11pt" face="Calibri, sans-serif" color="#000000"><b>De:</b> Fábio Rabelo &lt;<a href="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br" target="_blank">fabio@
    fabiorabelo.wiki.br</a>&gt;<br>
    <b>Enviado:</b> quinta-feira, 29 de setembro de 2022 08:58<br>
    <b>Para:</b> maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">maikonleao9@hotmail.com</a>&gt;<br>
    <b>Cc:</b> dup &lt;<a href="mailto:debian-user-portuguese@lists.debian.org" target="_blank">debian-user-portuguese@lists.debian.org</a>&gt;<br>
    <b>Assunto:</b> Re: firmware</font>
    <div> </div>
    </div>
    <div>
    <div dir="ltr">
    <div>Bom dia .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Qual é o processador que o Sr. está usando nesta placa ?</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Esta placa suporta vários processadores que não tem vídeo embutido, pode ser este o problema .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Outra pergunta : qual porta de vídeo o Sr. está usando ?</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Fábio Rabelo<br>
    </div>
    </div>

    <div>
    <div dir="ltr">Em qui., 29 de set. de 2022 às 08:49, maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">maikonleao9@hotmail.com</a>&gt; escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div>
    <div dir="ltr">
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Olá pessoal da comunidade Debian, estou procurando um firmware para placa mãe Asus-Prime H510M-E.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Todo o hardware desta placa mãe funciona perfeitamente com o Debian exceto o vídeo-onboard que nem detecta meus monitores.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Caso alguém souber de algum firmware pois testei cada firmware disponível no non-free do debian e não achei a solução.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Agradeço antecipadamente a toda comunidade. <br>
    </div>
    </div>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </div>
    </div>

    </div></blockquote></div>
    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Antonio Terceiro@21:1/5 to All on Thu Sep 29 22:00:01 2022
    Ol,

    Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar
    outros usurios do Debian.

    On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fbio Rabelo wrote:
    O Sr. est esbarrando em dois problemas histricos do debian .

    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

    Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na poca encontrei as "explicaes" em fruns ( em Ingls, no h volume suficiente de usurios
    em PT para que este frum chegue a ser til ) .

    Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em
    relao a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietrio .

    Cada monitor tem um cdigo EDID que descreve exatamente o que ele faz, resolues e frequncias de varredura .

    E esta informao , bem, proprietria .

    Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .

    Mas como estes dados so considerados "non-free" pelos desenvolvedores do Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que voluntrio, cada um coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para qu ter este trabalho adicional se j existe
    um bando de dados sobre isto ?

    Sem estes dados do EDID o SO simplesmente no sabe o que aquele monitor
    pode fazer, pto ignorado pelo SO .

    O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a dcadas .

    Voc poderia indicar por favor exatamente qual esse banco de dados proprietrio, que segundo voc o Debian se recusa a usar, e qual seria
    esse outro banco de dados "alternativo" que usado no lugar? Em que
    pacotes exatamente esses bancos de dados esto? Voc tem URLs para
    alguma documentao, ou links para cdigo fonte, que indiquem exatamente
    do que voc est falando?

    Eu uso Debian h 20 anos, e participo do seu desenvolvimento h 17, e
    no me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de problema com mltiplos monitores que tenha sido causado por algo
    parecido. Eu j vi cabos HDMI ruins, limitaes de kernels mais antigos
    que d pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e at
    j vi hardware que simplesmente no era suportado no Linux mainline
    ainda, ou simplesmente bugs ou limitaes mesmo, seja em cdigo ou seja
    em configurao padro.

    Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a
    hardware causado por uma escolha consciente de no distribuir algo
    no-livre que seja necessrio pra algum equipamento funcionar por mero "extremismo".

    Nenhum sistema perfeito. Existem mil problemas pra serem resolvidos
    no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos
    usurios. Se tem algo quebrado, no de propsito. Se voc puder me
    ajudar a identificar onde exatamente o problema, podemos trabalhar
    juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez at numa
    soluo para esse bug.

    Suporte a hardware um tpico complicado, e o projeto Debian sempre
    procura suportar a maior quantidade de hardware possvel, mesmo quando
    pra isso necessrio fornecer firmware proprietrio, o que entra em
    choque direto com os princpio do projeto. Por um lado, o projeto Debian preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware proprietrio no d pra usar um bocado do hardware atual, ento esse
    firmware distribudo no non-free.

    Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto esto votando para
    tornar a imagem do instalador que tem firmware no-livre mais visvel, e
    talvez at recomendada por padro, porque infelizmente a maioria do
    hardware atual no funciona totalmente sem:

    https://www.debian.org/vote/2022/vote_003


    -----BEGIN PGP SIGNATURE-----

    iQIzBAABCAAdFiEEst7mYDbECCn80PEM/A2xu81GC94FAmM1+PYACgkQ/A2xu81G C94flRAAlTeZbayCknpH6fSm9v10WNH09VE3tyRVwsKiU4UzYbUbfUXmVoQskIUO F5SV9pdHet07kWyhZN7yI9L/QPalTDWqinY+3NfJbbRN2ryKQyxdWhAJbusH2oHA W4KeJn0Y7yaXCJMEgaoSdhqgIPjNEvJaAUoN2SkAAK5FdEIHffyK6vUzMgOMoi7E Dfdv3hfCRLkR5Jcfksotmwbhi+VqPQ62konrH5Gtqq6RvgToxtzosVEwNZmie4Nf Yl3D3bbnzAXOPaKnAwdBomeDlEeiw4LXTqkWogKu3bgCYghWQ7qZPJIm3zzAJKnm SqEYBsggr64bivTYM81xcyGUZittj1YwK5f+un3xHhhjECbpcxv6eV1QrjBkarma e+AG/abpJv1by5d3z2C+YhbIB9cSUl+CAvAc6TeI9SHpDSPgaGlLQs7j0IXtb1K8 r+7htxFp6ZpQziw1zUggU/tLP2XPu92hY//xYORXP0xNE2xX0Uwy1hMSLV867p/B orSpMc8sddtcg0McWAPp97sX0QAiMTZA3vOhWALZhQtnXeg0mHt/h2IwzbfMd8Dz Au0SpB314yjKfsuQS7HlpaMD7bWbq1QXCAcRNwiZw3+R11hBbGYKxtDYAviQ7X2m E5Go00Op4ZjRfdU5ud5pcviH2kFaF68rhi3d/G6egmFl8fv8fcY=
    =T5Xs
    -----END PGP SIGNATURE-----

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From =?UTF-8?Q?F=C3=A1bio_Rabelo?=@21:1/5 to All on Thu Sep 29 23:00:01 2022
    Boa tarde .

    O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .

    O problema se relaciona com as portas HDMI .

    Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu
    monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .

    Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .

    Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma
    coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

    Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .

    Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .

    Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .

    Não sei se nenhum destes sites ainda existe .


    Fábio Rabelo


    Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro <terceiro@debian.org> escreveu:

    Olá,

    Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar
    outros usuários do Debian.

    On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:
    O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

    Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei
    as
    "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários
    em PT para que este fórum chegue a ser útil ) .

    Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

    Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .

    E esta informação é, bem, proprietária .

    Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .

    Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada
    um
    coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe um bando de dados sobre isto ?

    Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

    O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

    Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria
    esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que
    pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para
    alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente do que você está falando?

    Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e
    não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo
    parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até
    já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline
    ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja
    em configuração padrão.

    Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a
    hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por mero "extremismo".

    Nenhum sistema é perfeito. Existem mil problemas pra serem resolvidos
    no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos
    usuários. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar
    juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa solução para esse bug.

    Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando
    pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse firmware é distribuído no non-free.

    Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do hardware atual não funciona totalmente sem:

    https://www.debian.org/vote/2022/vote_003



    <div dir="ltr"><div>Boa tarde .</div><div><br></div><div>O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .</div><div><br></div><div>O problema se relaciona com as portas HDMI .</div><div><br></div><div>
    Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .</div><div><br></div><div>Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo
    tendo apenas um monitor ligado .</div><div><br></div><div>Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )<br></div><div><br></div><div>Em 2015, qdo tive este
    problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .</div><div><br></div><div>Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia
    que me levou a este post e a este site .</div><div><br></div><div>Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .<br></div><div><br></div><div>Não sei se nenhum destes sites ainda existe .</div><div><br></div><div><br></div><div>
    Fábio Rabelo<br></div><div><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro &lt;<a href="mailto:terceiro@debian.org">terceiro@debian.org</a>&gt; escreveu:<br></div><
    blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">Olá,<br>

    Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar<br> outros usuários do Debian.<br>

    On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:<br>
    &gt; O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .<br>
    &gt; <br>
    &gt; Uso de 2 monitores, e portas HDMI .<br>
    &gt; <br>
    &gt; Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as<br>
    &gt; &quot;explicações&quot; em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários<br>
    &gt; em PT para que este fórum chegue a ser útil )  .<br>
    &gt; <br>
    &gt; Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em<br> &gt; relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .<br> &gt; <br>
    &gt; Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz,<br>
    &gt; resoluções e frequências de varredura .<br>
    &gt; <br>
    &gt; E esta informação é, bem, proprietária .<br>
    &gt; <br>
    &gt; Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados<br> &gt; centralizado sobre isto .<br>
    &gt; <br>
    &gt; Mas como estes dados são considerados &quot;non-free&quot; pelos desenvolvedores do<br>
    &gt; Debian, eles usam um bando de dados &quot;alternativo&quot; que é voluntário, cada um<br>
    &gt; coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores<br> &gt; simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe<br>
    &gt; um bando de dados sobre isto ?<br>
    &gt; <br>
    &gt; Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor<br>
    &gt; pode fazer, pto é ignorado pelo SO .<br>
    &gt; <br>
    &gt; O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .<br>

    Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados<br> proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria<br> esse outro banco de dados &quot;alternativo&quot; que é usado no lugar? Em que<br>
    pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para<br>
    alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente<br> do que você está falando?<br>

    Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e<br> não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de<br> problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo<br>
    parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos<br> que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até<br> já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline<br> ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja<br> em configuração padrão.<br>

    Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a<br> hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo<br> não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por mero<br> &quot;extremismo&quot;.<br>

    Nenhum sistema é perfeito.  Existem mil problemas pra serem resolvidos<br>
    no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos<br>
    usuários. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me<br> ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar<br> juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa<br> solução para esse bug.<br>

    Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre<br> procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando<br>
    pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em<br> choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian<br> preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware<br> proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse<br> firmware é distribuído no non-free.<br>

    Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para<br> tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e<br> talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do<br> hardware atual não funciona totalmente sem:<br>

    <a href="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003" rel="noreferrer" target="_blank">https://www.debian.org/vote/2022/vote_003</a><br>

    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Yuri Musachio@21:1/5 to fabio@fabiorabelo.wiki.br on Fri Sep 30 01:10:01 2022
    Maikon, boa noite!

    Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!
    Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5 de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe; informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.
    Tenho certas resalvas aqui para fazer:

    1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é gerado pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.
    2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.
    3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.
    4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou separadamente ele não da vídeo.

    Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que conseguir identificar certinho o que é.
    Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?

    Uma coisa que a galera fala é: "Funciona no Ubuntu...", "Funciona no Kali...". "Funciona no Mint...".
    Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!

    O máximo de informação que você puder fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?

    Ps: Nunca desista do Debian!

    Best,
    On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br> wrote:
    Boa tarde .

    O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .

    O problema se relaciona com as portas HDMI .

    Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .

    Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .

    Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

    Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .

    Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .

    Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .

    Não sei se nenhum destes sites ainda existe .


    Fábio Rabelo


    Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro <terceiro@debian.org (mailto:terceiro@debian.org)> escreveu:
    Olá,

    Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar outros usuários do Debian.

    On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:
    O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

    Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as
    "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários
    em PT para que este fórum chegue a ser útil ) .

    Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

    Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .

    E esta informação é, bem, proprietária .

    Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .

    Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do
    Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um
    coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe
    um bando de dados sobre isto ?

    Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

    O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

    Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para
    alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente do que você está falando?

    Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo
    parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja em configuração padrão.

    Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por mero "extremismo".

    Nenhum sistema é perfeito. Existem mil problemas pra serem resolvidos
    no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos
    usuários. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa solução para esse bug.

    Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando
    pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse firmware é distribuído no non-free.

    Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do hardware atual não funciona totalmente sem:

    https://www.debian.org/vote/2022/vote_003
    <div>Maikon, boa noite!</div><br><div>Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!</div><div>Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5 de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-m
    e; informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.</div><div>Tenho certas resalvas aqui para fazer:</div><br><div>1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é
    gerado pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.</div><div>2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.</
    <div>3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.</div><div>4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou
    separadamente ele não da vídeo.</div><br><br><div>Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que
    conseguir identificar certinho o que é.</div><div>Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?</div><br><div><div>Uma coisa que a galera fala é:&nbsp;"Funciona no Ubuntu...", "
    Funciona no Kali...". "Funciona no Mint...".</div><div>Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!</div></div><div>O máximo de informação que você puder
    fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?</div><br><br><div>Ps:&nbsp;Nunca desista do Debian!</div><br><br><br><br><br><br><div>Best,</div><br><div class="gmail_quote_attribution">On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio
    Rabelo &lt;fabio@fabiorabelo.wiki.br&gt; wrote:</div><blockquote><div><div>Boa tarde .</div><div><br></div><div>O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .</div><div><br></div><div>O problema se
    relaciona com as portas HDMI .</div><div><br></div><div>Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .</div><div><
    </div><div>Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .</div><div><br></div><div><div>Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP
    ! )</div></div><div><br></div><div>Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .</div><div><br></div><div>Eu me lembro que na época foi um
    tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .</div><div><br></div><div><div>Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .</div></div><div><br></div><div>Não sei se
    nenhum destes sites ainda existe .</div><div><br></div><div><br></div><div><div>Fábio Rabelo</div></div><div><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div class="gmail_attr"><div>Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro &lt;<a href="
    mailto:terceiro@debian.org" title="mailto:terceiro@debian.org">terceiro@debian.org</a>&gt; escreveu:</div></div><blockquote><div>Olá,</div><br><div>Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar</div><div>outros usuários do
    Debian.</div><br><div>On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:</div><div>&gt; O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Uso de 2 monitores, e portas HDMI .</div><div>&gt;</div><
    &gt; Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as</div><div>&gt; "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários</div><div>&gt; em PT para que este fórum chegue a ser útil )&nbsp; .</
    <div>&gt;</div><div>&gt; Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em</div><div>&gt; relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Cada monitor tem um código EDID que
    descreve exatamente o que ele faz,</div><div>&gt; resoluções e frequências de varredura .</div><div>&gt;</div><div>&gt; E esta informação é, bem, proprietária .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um
    banco de dados</div><div>&gt; centralizado sobre isto .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do</div><div>&gt; Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um</
    <div>&gt; coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores</div><div>&gt; simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe</div><div>&gt; um bando de dados sobre isto ?</div><div>&gt;</div><div>&gt; Sem
    estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor</div><div>&gt; pode fazer, pto é ignorado pelo SO .</div><div>&gt;</div><div>&gt; O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .</div><br><div>Você poderia indicar por
    favor exatamente qual é esse banco de dados</div><div>proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria</div><div>esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que</div><div>pacotes exatamente esses bancos de
    dados estão? Você tem URLs para</div><div>alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente</div><div>do que você está falando?</div><br><div>Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e</div><div>
    não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de</div><div>problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo</div><div>parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos</div><div>que dá
    pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até</div><div>já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline</div><div>ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja</div><div>em configuraç
    ão padrão.</div><br><div>Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a</div><div>hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo</div><div>não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por
    mero</div><div>"extremismo".</div><br><div>Nenhum sistema é perfeito.&nbsp; Existem mil problemas pra serem resolvidos</div><div>no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos</div><div>usuários. Se tem algo quebrado, não é de propó
    sito. Se você puder me</div><div>ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar</div><div>juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa</div><div>solução para esse bug.</div><br><div>Suporte a hardware é
    um tópico complicado, e o projeto Debian sempre</div><div>procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando</div><div>pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em</div><div>choque direto com os princípio
    do projeto. Por um lado, o projeto Debian</div><div>preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware</div><div>proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse</div><div>firmware é distribuído no non-free.<
    /div><br><div>Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para</div><div>tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e</div><div>talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do</
    <div>hardware atual não funciona totalmente sem:</div><br><div><a href="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003" title="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003">https://www.debian.org/vote/2022/vote_003</a></div></blockquote></div></blockquote>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Antonio Terceiro@21:1/5 to All on Fri Sep 30 01:50:01 2022
    Oi,

    On Thu, Sep 29, 2022 at 05:54:57PM -0300, Fbio Rabelo wrote:
    Boa tarde .

    O problema no se relaciona a mltiplos monitores, este apenas um efeito colateral do problema .

    O problema se relaciona com as portas HDMI .

    Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que s reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, j testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .

    Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .

    Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

    Qual verso do Debian? Qual kernel? Qual a placa de vdeo? Tem como
    acessar por SSH com o monitor conectado pra debugar e procurar por
    alguma mensagem de erro nos logs? Voc j tentou reportar um bug? Estas perguntas so retricas, eu no trabalho na rea de suporte a hardware.
    O ponto : problemas no Debian, ou em qualquer outro projeto, s so
    corrigidos se forem reportados.

    Pode ser que este seja um bug que est corrigido no ubuntu porque algum
    usurio de Ubuntu, ou um cliente da Canonical reportou, e no esteja
    corrigido no Debian porque ningum que usa Debian reportou. Ou pode ser
    tambm que o responsvel no Ubuntu no compartilhou a correo com o
    Debian, ou com o projeto upstream correspondente. Pode ser tambm que
    essa contribuio tenha sido feita, e s no chegou ainda na verso do
    Debian que voc est usando.

    Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questo, mas no me lembro do nome. e nem guardei o link p/o frum, sorry .

    Eu me lembro que na poca foi um tutorial de como instalar os drivers proprietrios da Nvidia que me levou a este post e a este site .

    Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .

    No sei se nenhum destes sites ainda existe .

    FWIW, os drivers proprietrios da nvidia (ou pelo menos vrios deles)
    esto disponveis no non-free. Talvez at no estivessem nessa poca,
    mas se fosse esse o caso, teria sido simplesmente porque nenhum
    voluntrio teria chegado a empacotar na poca.

    Esse banco de dados de EDID eu no sei o que , mas at onde eu sei o
    que gerencia essas coisas o driver da placa de vdeo. Por exemplo, nos drivers intel e amd, que so livres e esto oficialmente no Linux, a
    tabela de modos de vdeo compartilhada entre os 2 drivers, e est aqui
    para a verso 5.19:

    https://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/torvalds/linux.git/tree/drivers/gpu/drm/drm_edid.c?h=v5.19#n232

    Imagino que o driver da nvidia tenha sua propria tabela, e possvel
    que ele prprio no tivesse a tabela atualizada para o seu monitor na
    poca? Eu no saberia dizer, porque eu no compro hardware da nvidia
    exatamente porque eu sei de antemo que os drivers no so livres.

    De qualquer forma, eu queria deixar registrado que eu acho muito injusto
    voc atribuir, sem qualquer evidncia, um problema que voc teve vrios
    anos atrs, ou um que voc tem hoje, no a uma limitao tcnica, ou a
    um bug, mas "mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian". Voc
    est propagando um preconceito sem qualquer fundamento com relao a
    pessoas que dedicam seu tempo livre pra construir um sistema operacional
    livre.

    Eu espero que voc nunca precide lidar com esse tipo de coisa dita na
    internet sobre voc ou sobre o seu trabalho.

    Um abrao.

    -----BEGIN PGP SIGNATURE-----

    iQIzBAABCAAdFiEEst7mYDbECCn80PEM/A2xu81GC94FAmM2LNgACgkQ/A2xu81G C95ylg/9FkBrHOLUkhdzPIkEEGO92bXs3Id4ZYZNvCJV143QuEsHA+t8i5vi6tvP vNASbDvybEswTvhAAFYyZ+vQkv48iWxOorc+Wm9AVGvog7Or11vJrqg98nMDP/xn Y02VrLuIxA0I5DbGv5bLbZ3RtUFcGu7ZzxRJGsDpy7VQIS/59SGfEOwgwWLjvxKh DFYmSnwcVE87W2byBjclxahGiaBtPRqCwJfuBlJ1TzZ4cwbS+F2tUqWuipy9dPQL 9b4z3l31njc7z7Z2bKXmoiU6IllUH/aXbMfsWiQADYJPt2rHgQ3R/vGUxIQ75fgk 255mF7uxLIl9JEKrKiUk2ImZuNweCG5csJF2IzpnMj9B1RECEmT+Ryv6pebZ8EHH wZP6uG+MtzOCaHE40zjLzgp/uqBXlpta+1YFG/3YKH5q9TMBCo/7hcxWxhzTYtsX sX0Xdf2gMBZnFRGlZWgZmvHfA/GoIZbHMX8TZ4N3scgSy2PUf+/0FH/IFWX3H82g PG6vh+KolzQkGvMYTVAhgmZ4saPymfMav4+QnG5x3Qw1lJntsL3pcHtvrLAktHBP NIU2oyBZ3zieqiwOQImqZt/5dG7E82IbLxsWC8lJxl1Pmhtfb1BG3Vuur5N0ifKu GDHgvkJ9x5WK0fq6yFlzb1ALWMBlrHYE/lHvdFr3jvY4t0ztOCk=
    =lNCe
    -----END PGP SIGNATURE-----

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Yuri Musachio@21:1/5 to maikon leao on Fri Sep 30 02:30:02 2022
    Maikon, boa noite!

    Acho que falei besteira porque acabei pegando a info do amigo mais acima... A versão do teu processador tem sim gráfico integrado. A informação pode ser conferida aqui: https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/212270/intel-core-i511400-
    processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html
    Pois bem, sabendo de onde vem teu gráfico integrado: Qual a versão do Debian que está tentando utilizar nessa nova máquina? Se você possuir o pacote xserver-xorg-video-intel desinstale, e instale o xserver-xorg-core no lugar. Depois reinicia a má
    quina e me diz se funciona.

    Best,
    On Sep 29 2022, at 9:06 pm, maikon leao <maikonleao9@hotmail.com> wrote:

    Boa noite Yuri, concordo com sua mensagem em todos os sentidos, vamos aos detalhes peguei certinho:

    - Processador Intel CPU i5-11400, 2.6Ghz, 12MB Cache, LGA 1200.

    - Placa Mãe Asus Prime H510M-E

    - Memória Ram - DDR4 - 16GB velocidade de barramento 2666Mhz

    Ao instalar o Debian usando a imagem oficial no site debian.org tanto a main quanto nonfree meus monitores que ficam um na porta VGA e outro na porta HDMI não são detectados, ou seja, funcionam, mas não são reconhecidos para serem configurados as
    resoluções e ele me mostra como monitor desconhecido e são os mesmos monitores que
    eu uso no notebook samsung vaio i3 e funciona normalmente com a versão Debian atual.

    Quando mencionei o fato de testar meu hardware em outra SO era para ter certeza de que minha BIOS está configurada corretamente e o mais importante era saber se eu estava com defeito em meu hardware para acionar a garantia, entretanto funcionou e por
    isso pedi ajuda aqui na comunidade pois sei que como você mencionou se nas
    distribuições baseadas no Debian funcionam no Debian também funciona isso é fato.



    O Debian para mim é muito importante em minha filosofia e tecnologia/estudos/trabalho em meus objetivos.

    Agradeço Yuri em ajudar, se tiver detalhes, dica, sugestão eu faço porque quero meu Debian funcionando neste PC.

    De: Yuri Musachio <yuri.musachio@gmail.com>
    Enviado: quinta-feira, 29 de setembro de 2022 20:06

    Para: maikonleao9@hotmail.com <maikonleao9@hotmail.com>
    Cc: Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>; dup <debian-user-portuguese@lists.debian.org>; Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br>
    Assunto: Re: firmware


    Maikon, boa noite!

    Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!
    Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5 de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe; informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.
    Tenho certas resalvas aqui para fazer:

    1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é gerado pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.
    2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.
    3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.
    4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou separadamente ele não da vídeo.


    Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que conseguir identificar certinho o que é.
    Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?

    Uma coisa que a galera fala é: "Funciona no Ubuntu...", "Funciona no Kali...". "Funciona no Mint...".
    Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!

    O máximo de informação que você puder fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?


    Ps: Nunca desista do Debian!





    Best,
    On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br> wrote:
    Boa tarde .

    O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .

    O problema se relaciona com as portas HDMI .

    Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .

    Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .

    Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

    Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .

    Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .

    Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .

    Não sei se nenhum destes sites ainda existe .


    Fábio Rabelo


    Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro <terceiro@debian.org (mailto:terceiro@debian.org)> escreveu:
    Olá,

    Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar outros usuários do Debian.

    On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:
    O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

    Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as
    "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários
    em PT para que este fórum chegue a ser útil ) .

    Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

    Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .

    E esta informação é, bem, proprietária .

    Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .

    Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do
    Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um
    coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe
    um bando de dados sobre isto ?

    Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor
    pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

    O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

    Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente
    do que você está falando?

    Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos
    que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja
    em configuração padrão.

    Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por mero "extremismo".

    Nenhum sistema é perfeito. Existem mil problemas pra serem resolvidos
    no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos usuários. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa solução para esse bug.

    Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse firmware é distribuído no non-free.

    Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e
    talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do hardware atual não funciona totalmente sem:

    https://www.debian.org/vote/2022/vote_003
    <div>Maikon, boa noite!</div><br><div><div>Acho que falei besteira porque acabei pegando a info do amigo mais acima... A versão do teu processador tem sim gráfico integrado. A informação pode ser conferida aqui:&nbsp;<a href="https://ark.intel.com/
    content/www/br/pt/ark/products/212270/intel-core-i511400-processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html" title="https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/212270/intel-core-i511400-processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html">https://ark.intel.com/content/
    www/br/pt/ark/products/212270/intel-core-i511400-processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html</a></div><div>Pois bem, sabendo de onde vem teu gráfico integrado:&nbsp;Qual a versão do Debian que está tentando utilizar nessa nova máquina? Se você possuir o
    pacote xserver-xorg-video-intel desinstale, e instale o xserver-xorg-core no lugar. Depois reinicia a máquina e me diz se funciona.</div><br><br><br><br><br><div>Best,</div></div><br><div class="gmail_quote_attribution">On Sep 29 2022, at 9:06 pm,
    maikon leao &lt;maikonleao9@hotmail.com&gt; wrote:</div><blockquote><div>&nbsp;</div><div class="elementToProof"><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">Boa noite Yuri, concordo com sua mensagem em todos os
    sentidos, vamos aos detalhes peguei certinho:</font></font></div><div class="elementToProof"><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">&nbsp;</font></font></div><div class="elementToProof"><font style="font-
    size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">&nbsp; - Processador Intel CPU i5-11400, 2.6Ghz, 12MB Cache, LGA 1200.</font></font></div><div class="elementToProof"><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,
    Helvetica, sans-serif">&nbsp;</font></font></div><div class="elementToProof"><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">&nbsp; - Placa Mãe Asus Prime H510M-E</font></font></div><div class="elementToProof"><br></
    <div class="elementToProof"><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">&nbsp; - Memória Ram -&nbsp; DDR4 - 16GB velocidade de barramento 2666Mhz</font></font></div><div class="elementToProof"><br></div><div
    class="elementToProof"><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">Ao instalar o Debian usando a imagem oficial no site debian.org tanto a main quanto nonfree meus monitores que ficam um na porta VGA e outro na
    porta HDMI não são detectados, ou seja, funcionam, mas não são reconhecidos para serem configurados as resoluções e ele me mostra como monitor desconhecido e são os mesmos monitores que</font></font></div><div class="elementToProof"><font style="
    font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">eu uso no notebook samsung vaio i3 e funciona normalmente com a versão Debian atual.</font></font></div><div class="elementToProof"><br></div><div class="elementToProof"><font
    style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">Quando mencionei o fato de testar meu hardware em outra SO era para ter certeza de que minha BIOS está configurada corretamente e o mais importante era saber se eu estava
    com defeito em meu hardware para acionar a garantia, entretanto funcionou e por isso pedi ajuda aqui na comunidade pois sei que como você mencionou se nas</font></font></div><div class="elementToProof"><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-
    family:Calibri, Helvetica, sans-serif">distribuições baseadas no Debian funcionam no Debian também funciona isso é fato.</font></font></div></div><div class="elementToProof"><br></div><div class="elementToProof"><br></div><div class="elementToProof"><
    <font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">O Debian para mim é muito importante em minha filosofia e tecnologia/estudos/trabalho em meus objetivos.</font></font></div></div><div class="elementToProof"><br></
    <div class="elementToProof"><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">Agradeço Yuri em ajudar, se tiver detalhes, dica, sugestão eu faço porque quero meu Debian funcionando neste PC.</font></font></
    </div><div class="elementToProof"><br></div><div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>De:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&nbsp;Yuri
    Musachio &lt;yuri.musachio@gmail.com&gt;</font></font></div></div><div class="elementToProof"><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>Enviado:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="
    font-family:Calibri, sans-serif">&nbsp;quinta-feira, 29 de setembro de 2022 20:06</font></font></div></div><div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>Para:</strong></font></font><font style="font-size:
    11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&nbsp;maikonleao9@hotmail.com &lt;maikonleao9@hotmail.com&gt;</font></font></div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>Cc:</strong></font></font><font
    style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&nbsp;Antonio Terceiro &lt;terceiro@debian.org&gt;; dup &lt;debian-user-portuguese@lists.debian.org&gt;; Fábio Rabelo &lt;fabio@fabiorabelo.wiki.br&gt;</font></font></div><div><font
    style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>Assunto:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&nbsp;Re: firmware</font></font></div><div>&nbsp;</div></div><div><div>
    Maikon, boa noite!</div><br><div>Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!</div><div>Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5 de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe;
    informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.</div><div>Tenho certas resalvas aqui para fazer:</div><br><div>1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é gerado
    pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.</div><div>2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.</div><
    3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.</div><div>4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou
    separadamente ele não da vídeo.</div><br><br><div>Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que
    conseguir identificar certinho o que é.</div><div>Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?</div><br><div><div>Uma coisa que a galera fala é:&nbsp;"Funciona no Ubuntu...", "
    Funciona no Kali...". "Funciona no Mint...".</div><div>Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!</div></div><div>O máximo de informação que você puder
    fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?</div><br><br><div>Ps:&nbsp;Nunca desista do Debian!</div><br><br><br><br><br><br><div>Best,</div><br><div class="x_gmail_quote_attribution">On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio
    Rabelo &lt;fabio@fabiorabelo.wiki.br&gt; wrote:</div><blockquote><div><div>Boa tarde .</div><div><br></div><div>O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .</div><div><br></div><div>O problema se
    relaciona com as portas HDMI .</div><div><br></div><div>Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .</div><div><
    </div><div>Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .</div><div><br></div><div><div>Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP
    ! )</div></div><div><br></div><div>Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .</div><div><br></div><div>Eu me lembro que na época foi um
    tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .</div><div><br></div><div><div>Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .</div></div><div><br></div><div>Não sei se
    nenhum destes sites ainda existe .</div><div><br></div><div><br></div><div><div>Fábio Rabelo</div></div><div><br></div></div><br><div class="x_gmail_quote"><div class="x_gmail_attr"><div>Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro &lt;<a
    href="mailto:terceiro@debian.org" title="mailto:terceiro@debian.org">terceiro@debian.org</a>&gt; escreveu:</div></div><blockquote><div>Olá,</div><br><div>Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar</div><div>outros usuários
    do Debian.</div><br><div>On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:</div><div>&gt; O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Uso de 2 monitores, e portas HDMI .</div><div>&gt;</div><
    &gt; Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as</div><div>&gt; "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários</div><div>&gt; em PT para que este fórum chegue a ser útil )&nbsp; .</
    <div>&gt;</div><div>&gt; Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em</div><div>&gt; relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Cada monitor tem um código EDID que
    descreve exatamente o que ele faz,</div><div>&gt; resoluções e frequências de varredura .</div><div>&gt;</div><div>&gt; E esta informação é, bem, proprietária .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um
    banco de dados</div><div>&gt; centralizado sobre isto .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do</div><div>&gt; Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um</
    <div>&gt; coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores</div><div>&gt; simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe</div><div>&gt; um bando de dados sobre isto ?</div><div>&gt;</div><div>&gt; Sem
    estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor</div><div>&gt; pode fazer, pto é ignorado pelo SO .</div><div>&gt;</div><div>&gt; O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .</div><br><div>Você poderia indicar por
    favor exatamente qual é esse banco de dados</div><div>proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria</div><div>esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que</div><div>pacotes exatamente esses bancos de
    dados estão? Você tem URLs para</div><div>alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente</div><div>do que você está falando?</div><br><div>Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e</div><div>
    não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de</div><div>problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo</div><div>parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos</div><div>que dá
    pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até</div><div>já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline</div><div>ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja</div><div>em configuraç
    ão padrão.</div><br><div>Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a</div><div>hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo</div><div>não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por
    mero</div><div>"extremismo".</div><br><div>Nenhum sistema é perfeito.&nbsp; Existem mil problemas pra serem resolvidos</div><div>no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos</div><div>usuários. Se tem algo quebrado, não é de propó
    sito. Se você puder me</div><div>ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar</div><div>juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa</div><div>solução para esse bug.</div><br><div>Suporte a hardware é
    um tópico complicado, e o projeto Debian sempre</div><div>procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando</div><div>pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em</div><div>choque direto com os princípio
    do projeto. Por um lado, o projeto Debian</div><div>preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware</div><div>proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse</div><div>firmware é distribuído no non-free.<
    /div><br><div>Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para</div><div>tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e</div><div>talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do</
    <div>hardware atual não funciona totalmente sem:</div><br><div><a href="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003" title="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003">https://www.debian.org/vote/2022/vote_003</a></div></blockquote></div></blockquote></
    </blockquote>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Yuri Musachio@21:1/5 to PEDRO H SANTORO on Fri Sep 30 02:30:02 2022
    Pedro, boa noite!

    Vê se essa informação te ajuda: https://www.debian.org/MailingLists/unsubscribe

    Best,
    On Sep 29 2022, at 9:19 pm, PEDRO H SANTORO <santoro.perito@gmail.com> wrote:
    Gente boa noite!

    Como faço para sair desta lista de transmissaão, tentei aqui mas não consegui, podem me ajudar?

    Vlw....
    Em qui., 29 de set. de 2022 às 21:07, maikon leao <maikonleao9@hotmail.com (mailto:maikonleao9@hotmail.com)> escreveu:
    Boa noite Yuri, concordo com sua mensagem em todos os sentidos, vamos aos detalhes peguei certinho:

    - Processador Intel CPU i5-11400, 2.6Ghz, 12MB Cache, LGA 1200.

    - Placa Mãe Asus Prime H510M-E

    - Memória Ram - DDR4 - 16GB velocidade de barramento 2666Mhz

    Ao instalar o Debian usando a imagem oficial no site debian.org (http://debian.org) tanto a main quanto nonfree meus monitores que ficam um na porta VGA e outro na porta HDMI não são detectados, ou seja, funcionam, mas não são reconhecidos para
    serem configurados as resoluções e ele me mostra como monitor desconhecido e são os mesmos monitores que
    eu uso no notebook samsung vaio i3 e funciona normalmente com a versão Debian atual.

    Quando mencionei o fato de testar meu hardware em outra SO era para ter certeza de que minha BIOS está configurada corretamente e o mais importante era saber se eu estava com defeito em meu hardware para acionar a garantia, entretanto funcionou e
    por isso pedi ajuda aqui na comunidade pois sei que como você mencionou se nas
    distribuições baseadas no Debian funcionam no Debian também funciona isso é fato.



    O Debian para mim é muito importante em minha filosofia e tecnologia/estudos/trabalho em meus objetivos.

    Agradeço Yuri em ajudar, se tiver detalhes, dica, sugestão eu faço porque quero meu Debian funcionando neste PC.

    De: Yuri Musachio <yuri.musachio@gmail.com (mailto:yuri.musachio@gmail.com)>
    Enviado: quinta-feira, 29 de setembro de 2022 20:06

    Para: maikonleao9@hotmail.com (mailto:maikonleao9@hotmail.com) <maikonleao9@hotmail.com (mailto:maikonleao9@hotmail.com)>
    Cc: Antonio Terceiro <terceiro@debian.org (mailto:terceiro@debian.org)>; dup <debian-user-portuguese@lists.debian.org (mailto:debian-user-portuguese@lists.debian.org)>; Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br (mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br)>
    Assunto: Re: firmware


    Maikon, boa noite!

    Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!
    Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5 de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe; informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.
    Tenho certas resalvas aqui para fazer:

    1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é gerado pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.
    2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.
    3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.
    4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou separadamente ele não da vídeo.


    Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que conseguir identificar certinho o que é.
    Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?

    Uma coisa que a galera fala é: "Funciona no Ubuntu...", "Funciona no Kali...". "Funciona no Mint...".
    Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!

    O máximo de informação que você puder fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?


    Ps: Nunca desista do Debian!





    Best,
    On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br (mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br)> wrote:
    Boa tarde .

    O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .

    O problema se relaciona com as portas HDMI .

    Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .

    Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .

    Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

    Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .

    Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .

    Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .

    Não sei se nenhum destes sites ainda existe .


    Fábio Rabelo


    Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro <terceiro@debian.org (mailto:terceiro@debian.org)> escreveu:
    Olá,

    Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar outros usuários do Debian.

    On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:
    O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

    Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as
    "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários
    em PT para que este fórum chegue a ser útil ) .

    Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

    Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz,
    resoluções e frequências de varredura .

    E esta informação é, bem, proprietária .

    Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .

    Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do
    Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um
    coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe
    um bando de dados sobre isto ?

    Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor
    pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

    O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

    Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria
    esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente
    do que você está falando?

    Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de
    problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos
    que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até
    já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja
    em configuração padrão.

    Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por mero
    "extremismo".

    Nenhum sistema é perfeito. Existem mil problemas pra serem resolvidos no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos usuários. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me
    ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa solução para esse bug.

    Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian
    preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse
    firmware é distribuído no non-free.

    Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para
    tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e
    talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do hardware atual não funciona totalmente sem:

    https://www.debian.org/vote/2022/vote_003
    <div>Pedro, boa noite!</div><br><div>Vê se essa informação te ajuda<span data-emoji-typing="true">:</span>&nbsp;<a href="https://www.debian.org/MailingLists/unsubscribe" title="https://www.debian.org/MailingLists/unsubscribe">https://www.debian.org/
    MailingLists/unsubscribe</a><br></div><br><br><br><br><div>Best,</div><br><div class="gmail_quote_attribution">On Sep 29 2022, at 9:19 pm, PEDRO H SANTORO &lt;santoro.perito@gmail.com&gt; wrote:</div><blockquote><div><div>Gente boa noite!</div><div><br></
    <div>Como faço para sair desta lista de transmissaão, tentei aqui mas não consegui, podem me ajudar?</div><div><br></div><div><div>Vlw....</div></div></div><br><div class="gmail_quote"><div class="gmail_attr"><div>Em qui., 29 de set. de 2022 às
    21:07, maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" title="mailto:maikonleao9@hotmail.com">maikonleao9@hotmail.com</a>&gt; escreveu:</div></div><blockquote><div class="msg1967194248620691593"><div><div><font style="font-size:12pt"><font style=
    "font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">Boa noite Yuri, concordo com sua mensagem em todos os sentidos, vamos aos detalhes peguei certinho:</font></font></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">
    &nbsp;</font></font></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">&nbsp; - Processador Intel CPU i5-11400, 2.6Ghz, 12MB Cache, LGA 1200.</font></font></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="
    font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">&nbsp;</font></font></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">&nbsp; - Placa Mãe Asus Prime H510M-E</font></font></div><div><br></div><div><font style="
    font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">&nbsp; - Memória Ram -&nbsp; DDR4 - 16GB velocidade de barramento 2666Mhz</font></font></div><div><br></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,
    Helvetica, sans-serif">Ao instalar o Debian usando a imagem oficial no site </font></font><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif"><a href="http://debian.org" title="http://debian.org">debian.org</a></font></
    font><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">&nbsp;tanto a main quanto nonfree meus monitores que ficam um na porta VGA e outro na porta HDMI não são detectados, ou seja, funcionam, mas não são
    reconhecidos para serem configurados as resoluções e ele me mostra como monitor desconhecido e são os mesmos monitores que</font></font></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">eu uso no notebook
    samsung vaio i3 e funciona normalmente com a versão Debian atual.</font></font></div><div><br></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">Quando mencionei o fato de testar meu hardware em outra SO era
    para ter certeza de que minha BIOS está configurada corretamente e o mais importante era saber se eu estava com defeito em meu hardware para acionar a garantia, entretanto funcionou e por isso pedi ajuda aqui na comunidade pois sei que como você
    mencionou se nas</font></font></div><div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">distribuições baseadas no Debian funcionam no Debian também funciona isso é fato.</font></font></div></div><div><br></
    <div><br></div><div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">O Debian para mim é muito importante em minha filosofia e tecnologia/estudos/trabalho em meus objetivos.</font></font></div></div><div><br>
    </div><div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri, Helvetica, sans-serif">Agradeço Yuri em ajudar, se tiver detalhes, dica, sugestão eu faço porque quero meu Debian funcionando neste PC.</font></font></div></div><div><br></
    <div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>De:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&nbsp;Yuri Musachio &lt;</font></font><font style="font-
    size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><a href="mailto:yuri.musachio@gmail.com" title="mailto:yuri.musachio@gmail.com">yuri.musachio@gmail.com</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&
    gt;</font></font></div></div><div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>Enviado:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&nbsp;quinta-feira, 29 de
    setembro de 2022 20:06</font></font></div></div><div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>Para:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&nbsp;</
    font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" title="mailto:maikonleao9@hotmail.com">maikonleao9@hotmail.com</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-
    family:Calibri, sans-serif">&nbsp;&lt;</font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" title="mailto:maikonleao9@hotmail.com">maikonleao9@hotmail.com</a></font></font><font
    style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&gt;</font></font></div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>Cc:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-
    family:Calibri, sans-serif">&nbsp;Antonio Terceiro &lt;</font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><a href="mailto:terceiro@debian.org" title="mailto:terceiro@debian.org">terceiro@debian.org</a></font></font><
    font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&gt;; dup &lt;</font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><a href="mailto:debian-user-portuguese@lists.debian.org" title="mailto:debian-
    user-portuguese@lists.debian.org">debian-user-portuguese@lists.debian.org</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&gt;; Fábio Rabelo &lt;</font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-
    family:Calibri, sans-serif"><a href="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br" title="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br">fabio@fabiorabelo.wiki.br</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&gt;</font></font></div><
    <font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif"><strong>Assunto:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri, sans-serif">&nbsp;Re: firmware</font></font></div><div>&nbsp;</div></div><
    <div>Maikon, boa noite!</div><br><div>Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!</div><div>Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5 de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da
    placa-mãe; informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.</div><div>Tenho certas resalvas aqui para fazer:</div><br><div>1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video
    gerado pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.</div><div>2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.<
    /div><div>3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.</div><div>4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou
    separadamente ele não da vídeo.</div><br><br><div>Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que
    conseguir identificar certinho o que é.</div><div>Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?</div><br><div><div>Uma coisa que a galera fala é:&nbsp;"Funciona no Ubuntu...", "
    Funciona no Kali...". "Funciona no Mint...".</div><div>Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!</div></div><div>O máximo de informação que você puder
    fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?</div><br><br><div>Ps:&nbsp;Nunca desista do Debian!</div><br><br><br><br><br><br><div>Best,</div><br><div>On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio Rabelo &lt;<a href="mailto:fabio@
    fabiorabelo.wiki.br" title="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br">fabio@fabiorabelo.wiki.br</a>&gt; wrote:</div><blockquote><div><div>Boa tarde .</div><div><br></div><div>O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral
    do problema .</div><div><br></div><div>O problema se relaciona com as portas HDMI .</div><div><br></div><div>Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores
    diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .</div><div><br></div><div>Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .</div><div><br></div><div><div>Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. (
    o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )</div></div><div><br></div><div>Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .</div><
    <br></div><div>Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .</div><div><br></div><div><div>Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de
    EDID .</div></div><div><br></div><div>Não sei se nenhum destes sites ainda existe .</div><div><br></div><div><br></div><div><div>Fábio Rabelo</div></div><div><br></div></div><br><div><div><div>Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro &lt;
    <a href="mailto:terceiro@debian.org" title="mailto:terceiro@debian.org">terceiro@debian.org</a>&gt; escreveu:</div></div><blockquote><div>Olá,</div><br><div>Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar</div><div>outros usuá
    rios do Debian.</div><br><div>On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:</div><div>&gt; O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Uso de 2 monitores, e portas HDMI .</div><div>&gt;</
    <div>&gt; Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as</div><div>&gt; "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários</div><div>&gt; em PT para que este fórum chegue a ser útil )&nbsp;
    .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em</div><div>&gt; relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Cada monitor tem um código EDID que
    descreve exatamente o que ele faz,</div><div>&gt; resoluções e frequências de varredura .</div><div>&gt;</div><div>&gt; E esta informação é, bem, proprietária .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um
    banco de dados</div><div>&gt; centralizado sobre isto .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do</div><div>&gt; Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um</
    <div>&gt; coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores</div><div>&gt; simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe</div><div>&gt; um bando de dados sobre isto ?</div><div>&gt;</div><div>&gt; Sem
    estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor</div><div>&gt; pode fazer, pto é ignorado pelo SO .</div><div>&gt;</div><div>&gt; O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .</div><br><div>Você poderia indicar por
    favor exatamente qual é esse banco de dados</div><div>proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria</div><div>esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que</div><div>pacotes exatamente esses bancos de
    dados estão? Você tem URLs para</div><div>alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente</div><div>do que você está falando?</div><br><div>Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e</div><div>
    não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de</div><div>problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo</div><div>parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos</div><div>que dá
    pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até</div><div>já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline</div><div>ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja</div><div>em configuraç
    ão padrão.</div><br><div>Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a</div><div>hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo</div><div>não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por
    mero</div><div>"extremismo".</div><br><div>Nenhum sistema é perfeito.&nbsp; Existem mil problemas pra serem resolvidos</div><div>no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos</div><div>usuários. Se tem algo quebrado, não é de propó
    sito. Se você puder me</div><div>ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar</div><div>juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa</div><div>solução para esse bug.</div><br><div>Suporte a hardware é
    um tópico complicado, e o projeto Debian sempre</div><div>procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando</div><div>pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em</div><div>choque direto com os princípio
    do projeto. Por um lado, o projeto Debian</div><div>preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware</div><div>proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse</div><div>firmware é distribuído no non-free.<
    /div><br><div>Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para</div><div>tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e</div><div>talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do</
    <div>hardware atual não funciona totalmente sem:</div><br><div><a href="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003" title="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003">https://www.debian.org/vote/2022/vote_003</a></div></blockquote></div></blockquote></
    </div></div></blockquote></div></blockquote>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From PEDRO H SANTORO@21:1/5 to All on Fri Sep 30 02:30:01 2022
    Gente boa noite!

    Como faço para sair desta lista de transmissaão, tentei aqui mas não consegui, podem me ajudar?

    Vlw....

    Em qui., 29 de set. de 2022 às 21:07, maikon leao <maikonleao9@hotmail.com> escreveu:

    Boa noite Yuri, concordo com sua mensagem em todos os sentidos, vamos aos detalhes peguei certinho:

    - Processador Intel CPU i5-11400, 2.6Ghz, 12MB Cache, LGA 1200.

    - Placa Mãe Asus Prime H510M-E

    - Memória Ram - DDR4 - 16GB velocidade de barramento 2666Mhz

    Ao instalar o Debian usando a imagem oficial no site debian.org tanto a
    main quanto nonfree meus monitores que ficam um na porta VGA e outro na
    porta HDMI não são detectados, ou seja, funcionam, mas não são reconhecidos
    para serem configurados as resoluções e ele me mostra como monitor desconhecido e são os mesmos monitores que
    eu uso no notebook samsung vaio i3 e funciona normalmente com a versão Debian atual.

    Quando mencionei o fato de testar meu hardware em outra SO era para ter certeza de que minha BIOS está configurada corretamente e o mais importante era saber se eu estava com defeito em meu hardware para acionar a garantia, entretanto funcionou e por isso pedi ajuda aqui na comunidade pois sei que como você mencionou se nas
    distribuições baseadas no Debian funcionam no Debian também funciona isso é fato.


    O Debian para mim é muito importante em minha filosofia e tecnologia/estudos/trabalho em meus objetivos.

    Agradeço Yuri em ajudar, se tiver detalhes, dica, sugestão eu faço porque quero meu Debian funcionando neste PC.

    ------------------------------
    *De:* Yuri Musachio <yuri.musachio@gmail.com>
    *Enviado:* quinta-feira, 29 de setembro de 2022 20:06
    *Para:* maikonleao9@hotmail.com <maikonleao9@hotmail.com>
    *Cc:* Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>; dup < debian-user-portuguese@lists.debian.org>; Fábio Rabelo < fabio@fabiorabelo.wiki.br>
    *Assunto:* Re: firmware

    Maikon, boa noite!

    Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!
    Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5
    de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe; informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.
    Tenho certas resalvas aqui para fazer:

    1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é gerado pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.
    2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.
    3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas
    disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.
    4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou separadamente ele não da vídeo.


    Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e
    talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que conseguir identificar certinho o que é.
    Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?

    Uma coisa que a galera fala é: "Funciona no Ubuntu...", "Funciona no Kali...". "Funciona no Mint...".
    Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!
    O máximo de informação que você puder fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?


    Ps: Nunca desista do Debian!






    Best,

    On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br>
    wrote:

    Boa tarde .

    O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .

    O problema se relaciona com as portas HDMI .

    Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .

    Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .

    Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

    Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site
    em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .

    Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .

    Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .

    Não sei se nenhum destes sites ainda existe .


    Fábio Rabelo


    Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro < terceiro@debian.org> escreveu:

    Olá,

    Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar
    outros usuários do Debian.

    On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:
    O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

    Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei
    as
    "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários
    em PT para que este fórum chegue a ser útil ) .

    Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

    Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .

    E esta informação é, bem, proprietária .

    Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .

    Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada
    um
    coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe um bando de dados sobre isto ?

    Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

    O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

    Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria
    esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que
    pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para
    alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente do que você está falando?

    Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e
    não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo
    parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até
    já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline
    ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja
    em configuração padrão.

    Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a
    hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por mero "extremismo".

    Nenhum sistema é perfeito. Existem mil problemas pra serem resolvidos
    no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos
    usuários. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar
    juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa solução para esse bug.

    Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando
    pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse firmware é distribuído no non-free.

    Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do hardware atual não funciona totalmente sem:

    https://www.debian.org/vote/2022/vote_003



    <div dir="ltr"><div>Gente boa noite!</div><div><br></div><div>Como faço para sair desta lista de transmissaão, tentei aqui mas não consegui, podem me ajudar?</div><div><br></div><div>Vlw....<br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr"
    class="gmail_attr">Em qui., 29 de set. de 2022 às 21:07, maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com">maikonleao9@hotmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid
    rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div class="msg1967194248620691593">




    <div dir="ltr">
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Boa noite Yuri, concordo com sua mensagem em todos os sentidos, vamos aos detalhes peguei certinho:</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
     </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
      - Processador Intel CPU i5-11400, 2.6Ghz, 12MB Cache, LGA 1200.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
     </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
      - Placa Mãe Asus Prime H510M-E</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
      - Memória Ram -  DDR4 - 16GB velocidade de barramento 2666Mhz</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Ao instalar o Debian usando a imagem oficial no site <a href="http://debian.org" target="_blank">debian.org</a> tanto a main quanto nonfree meus monitores que ficam um na porta VGA e outro na porta HDMI não são detectados, ou seja, funcionam, mas não
    são reconhecidos para serem configurados as resoluções
    e ele me mostra como monitor desconhecido e são os mesmos monitores que</div> <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    eu uso no notebook samsung vaio i3 e funciona normalmente com a versão Debian atual.</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Quando mencionei o fato de testar meu hardware em outra SO era para ter certeza de que minha BIOS está configurada corretamente e o mais importante era saber se eu estava com defeito em meu hardware para acionar a garantia, entretanto funcionou e por
    isso pedi
    ajuda aqui na comunidade pois sei que como você mencionou se nas</div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    distribuições baseadas no Debian funcionam no Debian também funciona isso é fato.<br>
    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    O Debian para mim é muito importante em minha filosofia e tecnologia/estudos/trabalho em meus objetivos.<br>
    </div>
    <div id="m_8788020773010625958signature_bookmark"></div>
    <div id="m_8788020773010625958appendonsend"></div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">
    Agradeço Yuri em ajudar, se tiver detalhes, dica, sugestão eu faço porque quero meu Debian funcionando neste PC.<br>
    </div>
    <div style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif;font-size:12pt;color:rgb(0,0,0)">

    </div>
    <hr style="display:inline-block;width:98%">
    <div dir="ltr"><font style="font-size:11pt" face="Calibri, sans-serif" color="#000000"><b>De:</b> Yuri Musachio &lt;<a href="mailto:yuri.musachio@gmail.com" target="_blank">yuri.musachio@gmail.com</a>&gt;<br>
    </font></div>
    <div id="m_8788020773010625958divRplyFwdMsg" dir="ltr"><font style="font-size:11pt" face="Calibri, sans-serif" color="#000000"><b>Enviado:</b> quinta-feira, 29 de setembro de 2022 20:06<br>
    </font></div>
    <div dir="ltr"><font style="font-size:11pt" face="Calibri, sans-serif" color="#000000"><b>Para:</b> <a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">maikonleao9@hotmail.com</a> &lt;<a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">
    maikonleao9@hotmail.com</a>&gt;<br>
    <b>Cc:</b> Antonio Terceiro &lt;<a href="mailto:terceiro@debian.org" target="_blank">terceiro@debian.org</a>&gt;; dup &lt;<a href="mailto:debian-user-portuguese@lists.debian.org" target="_blank">debian-user-portuguese@lists.debian.org</a>&gt;; Fábio
    Rabelo &lt;<a href="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br" target="_blank">fabio@fabiorabelo.wiki.br</a>&gt;<br>
    <b>Assunto:</b> Re: firmware</font>
    <div> </div>
    </div>
    <div>
    <div>Maikon, boa noite!</div>

    <div>Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!</div> <div>Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente &quot;novo&quot;; usa um i5 de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe; informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.</div>
    <div>Tenho certas resalvas aqui para fazer:</div>

    <div>1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é gerado pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.</div>
    <div>2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.</div>
    <div>3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.</div>
    <div>4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou separadamente ele não da vídeo.</div>


    <div>Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que conseguir identificar certinho o que é.</div>
    <div>Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?</div>

    <div>
    <div>Uma coisa que a galera fala é: &quot;Funciona no Ubuntu...&quot;, &quot;Funciona no Kali...&quot;. &quot;Funciona no Mint...&quot;.</div>
    <div>Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!</div>
    </div>
    <div>O máximo de informação que você puder fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?</div>


    <div>Ps: Nunca desista do Debian!</div>






    <div>Best,</div>

    <div>On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio Rabelo &lt;<a href="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br" target="_blank">fabio@fabiorabelo.wiki.br</a>&gt; wrote:</div>
    <blockquote>
    <div>
    <div>Boa tarde .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>O problema se relaciona com as portas HDMI .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>
    <div>Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )</div>
    </div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>
    <div>Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .</div>
    </div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Não sei se nenhum destes sites ainda existe .</div>
    <div><br>
    </div>
    <div><br>
    </div>
    <div>
    <div>Fábio Rabelo</div>
    </div>
    <div><br>
    </div>
    </div>

    <div>
    <div>
    <div>Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro &lt;<a href="mailto:terceiro@debian.org" title="mailto:terceiro@debian.org" target="_blank">terceiro@debian.org</a>&gt; escreveu:</div>
    </div>
    <blockquote>
    <div>Olá,</div>

    <div>Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar</div>
    <div>outros usuários do Debian.</div>

    <div>On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:</div> <div>&gt; O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .</div>
    <div>&gt;</div>
    <div>&gt; Uso de 2 monitores, e portas HDMI .</div>
    <div>&gt;</div>
    <div>&gt; Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as</div>
    <div>&gt; &quot;explicações&quot; em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários</div>
    <div>&gt; em PT para que este fórum chegue a ser útil )  .</div> <div>&gt;</div>
    <div>&gt; Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em</div>
    <div>&gt; relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .</div>
    <div>&gt;</div>
    <div>&gt; Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz,</div>
    <div>&gt; resoluções e frequências de varredura .</div>
    <div>&gt;</div>
    <div>&gt; E esta informação é, bem, proprietária .</div>
    <div>&gt;</div>
    <div>&gt; Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados</div>
    <div>&gt; centralizado sobre isto .</div>
    <div>&gt;</div>
    <div>&gt; Mas como estes dados são considerados &quot;non-free&quot; pelos desenvolvedores do</div>
    <div>&gt; Debian, eles usam um bando de dados &quot;alternativo&quot; que é voluntário, cada um</div>
    <div>&gt; coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores</div>
    <div>&gt; simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe</div>
    <div>&gt; um bando de dados sobre isto ?</div>
    <div>&gt;</div>
    <div>&gt; Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor</div>
    <div>&gt; pode fazer, pto é ignorado pelo SO .</div>
    <div>&gt;</div>
    <div>&gt; O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .</div>

    <div>Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados</div>
    <div>proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria</div>
    <div>esse outro banco de dados &quot;alternativo&quot; que é usado no lugar? Em que</div>
    <div>pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para</div> <div>alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente</div>
    <div>do que você está falando?</div>

    <div>Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e</div>
    <div>não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de</div>
    <div>problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo</div> <div>parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos</div>
    <div>que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até</div>
    <div>já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline</div>
    <div>ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja</div>
    <div>em configuração padrão.</div>

    <div>Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a</div> <div>hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo</div> <div>não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por mero</div>
    <div>&quot;extremismo&quot;.</div>

    <div>Nenhum sistema é perfeito.  Existem mil problemas pra serem resolvidos</div>
    <div>no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos</div> <div>usuários. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me</div>
    <div>ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar</div>
    <div>juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa</div>
    <div>solução para esse bug.</div>

    <div>Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre</div>
    <div>procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando</div>
    <div>pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em</div>
    <div>choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian</div>
    <div>preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware</div>
    <div>proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse</div>
    <div>firmware é distribuído no non-free.</div>

    <div>Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para</div>
    <div>tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e</div>
    <div>talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do</div>
    <div>hardware atual não funciona totalmente sem:</div>

    <div><a href="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003" title="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003" target="_blank">https://www.debian.org/vote/2022/vote_003</a></div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </div>

    </div></blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From PEDRO H SANTORO@21:1/5 to All on Fri Sep 30 17:20:02 2022
    Bom dia!

    Oki muito obrigado pela ajuda!

    Em qui., 29 de set. de 2022 às 21:27, Yuri Musachio <yuri.musachio@gmail.com> escreveu:

    Pedro, boa noite!

    Vê se essa informação te ajuda: https://www.debian.org/MailingLists/unsubscribe




    Best,

    On Sep 29 2022, at 9:19 pm, PEDRO H SANTORO <santoro.perito@gmail.com>
    wrote:

    Gente boa noite!

    Como faço para sair desta lista de transmissaão, tentei aqui mas não consegui, podem me ajudar?

    Vlw....

    Em qui., 29 de set. de 2022 às 21:07, maikon leao <maikonleao9@hotmail.com> escreveu:

    Boa noite Yuri, concordo com sua mensagem em todos os sentidos, vamos aos detalhes peguei certinho:

    - Processador Intel CPU i5-11400, 2.6Ghz, 12MB Cache, LGA 1200.

    - Placa Mãe Asus Prime H510M-E

    - Memória Ram - DDR4 - 16GB velocidade de barramento 2666Mhz

    Ao instalar o Debian usando a imagem oficial no site debian.org tanto a
    main quanto nonfree meus monitores que ficam um na porta VGA e outro na
    porta HDMI não são detectados, ou seja, funcionam, mas não são reconhecidos
    para serem configurados as resoluções e ele me mostra como monitor desconhecido e são os mesmos monitores que
    eu uso no notebook samsung vaio i3 e funciona normalmente com a versão Debian atual.

    Quando mencionei o fato de testar meu hardware em outra SO era para ter certeza de que minha BIOS está configurada corretamente e o mais importante era saber se eu estava com defeito em meu hardware para acionar a garantia, entretanto funcionou e por isso pedi ajuda aqui na comunidade pois sei que como você mencionou se nas
    distribuições baseadas no Debian funcionam no Debian também funciona isso é fato.


    O Debian para mim é muito importante em minha filosofia e tecnologia/estudos/trabalho em meus objetivos.

    Agradeço Yuri em ajudar, se tiver detalhes, dica, sugestão eu faço porque quero meu Debian funcionando neste PC.

    *De:* Yuri Musachio <yuri.musachio@gmail.com>
    *Enviado:* quinta-feira, 29 de setembro de 2022 20:06
    *Para:* maikonleao9@hotmail.com <maikonleao9@hotmail.com>
    *Cc:* Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>; dup < debian-user-portuguese@lists.debian.org>; Fábio Rabelo < fabio@fabiorabelo.wiki.br>
    *Assunto:* Re: firmware

    Maikon, boa noite!

    Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!
    Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5
    de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe; informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.
    Tenho certas resalvas aqui para fazer:

    1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é gerado pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.
    2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.
    3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas
    disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.
    4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou separadamente ele não da vídeo.


    Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e
    talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que conseguir identificar certinho o que é.
    Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?

    Uma coisa que a galera fala é: "Funciona no Ubuntu...", "Funciona no Kali...". "Funciona no Mint...".
    Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!
    O máximo de informação que você puder fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?


    Ps: Nunca desista do Debian!






    Best,

    On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br>
    wrote:

    Boa tarde .

    O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .

    O problema se relaciona com as portas HDMI .

    Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .

    Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .

    Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

    Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site
    em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .

    Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .

    Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .

    Não sei se nenhum destes sites ainda existe .


    Fábio Rabelo


    Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro < terceiro@debian.org> escreveu:

    Olá,

    Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar
    outros usuários do Debian.

    On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:
    O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

    Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

    Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei
    as
    "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários
    em PT para que este fórum chegue a ser útil ) .

    Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

    Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .

    E esta informação é, bem, proprietária .

    Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .

    Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada
    um
    coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe um bando de dados sobre isto ?

    Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

    O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

    Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria
    esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que
    pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para
    alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente do que você está falando?

    Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e
    não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo
    parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até
    já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline
    ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja
    em configuração padrão.

    Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a
    hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por mero "extremismo".

    Nenhum sistema é perfeito. Existem mil problemas pra serem resolvidos
    no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos
    usuários. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar
    juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa solução para esse bug.

    Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando
    pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse firmware é distribuído no non-free.

    Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do hardware atual não funciona totalmente sem:

    https://www.debian.org/vote/2022/vote_003



    <div dir="ltr"><div>Bom dia!<br></div><div><br></div><div>Oki muito obrigado pela ajuda!</div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui., 29 de set. de 2022 às 21:27, Yuri Musachio &lt;<a href="mailto:yuri.musachio@
    gmail.com">yuri.musachio@gmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div>Pedro, boa noite!</div><br><div>Vê se essa informação te ajuda<
    span>:</span> <a href="https://www.debian.org/MailingLists/unsubscribe" title="https://www.debian.org/MailingLists/unsubscribe" target="_blank">https://www.debian.org/MailingLists/unsubscribe</a><br></div><br><br><br><br><div>Best,</div><br><div>On Sep
    29 2022, at 9:19 pm, PEDRO H SANTORO &lt;<a href="mailto:santoro.perito@gmail.com" target="_blank">santoro.perito@gmail.com</a>&gt; wrote:</div><blockquote><div><div>Gente boa noite!</div><div><br></div><div>Como faço para sair desta lista de transmissa
    o, tentei aqui mas não consegui, podem me ajudar?</div><div><br></div><div><div>Vlw....</div></div></div><br><div class="gmail_quote"><div class="gmail_attr"><div>Em qui., 29 de set. de 2022 às 21:07, maikon leao &lt;<a href="mailto:maikonleao9@
    hotmail.com" title="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">maikonleao9@hotmail.com</a>&gt; escreveu:</div></div><blockquote><div><div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif">Boa noite Yuri,
    concordo com sua mensagem em todos os sentidos, vamos aos detalhes peguei certinho:</font></font></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif"> </font></font></div><div><font style="font-size:12pt"><font
    style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif">  - Processador Intel CPU i5-11400, 2.6Ghz, 12MB Cache, LGA 1200.</font></font></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif"> </font></font></div><div><
    font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif">  - Placa Mãe Asus Prime H510M-E</font></font></div><div><br></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif">  - Memória
    Ram -  DDR4 - 16GB velocidade de barramento 2666Mhz</font></font></div><div><br></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif">Ao instalar o Debian usando a imagem oficial no site </font></font><font style=
    "font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif"><a href="http://debian.org" title="http://debian.org" target="_blank">debian.org</a></font></font><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif">
    tanto a main quanto nonfree meus monitores que ficam um na porta VGA e outro na porta HDMI não são detectados, ou seja, funcionam, mas não são reconhecidos para serem configurados as resoluções e ele me mostra como monitor desconhecido e são os
    mesmos monitores que</font></font></div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif">eu uso no notebook samsung vaio i3 e funciona normalmente com a versão Debian atual.</font></font></div><div><br></div><div><
    font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif">Quando mencionei o fato de testar meu hardware em outra SO era para ter certeza de que minha BIOS está configurada corretamente e o mais importante era saber se eu estava
    com defeito em meu hardware para acionar a garantia, entretanto funcionou e por isso pedi ajuda aqui na comunidade pois sei que como você mencionou se nas</font></font></div><div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,
    Helvetica,sans-serif">distribuições baseadas no Debian funcionam no Debian também funciona isso é fato.</font></font></div></div><div><br></div><div><br></div><div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-
    serif">O Debian para mim é muito importante em minha filosofia e tecnologia/estudos/trabalho em meus objetivos.</font></font></div></div><div><br></div><div><div><font style="font-size:12pt"><font style="font-family:Calibri,Helvetica,sans-serif">Agradeç
    o Yuri em ajudar, se tiver detalhes, dica, sugestão eu faço porque quero meu Debian funcionando neste PC.</font></font></div></div><div><br></div><div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"><strong>De:</strong></
    font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"> Yuri Musachio &lt;</font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"><a href="mailto:yuri.musachio@gmail.com" title="mailto:yuri.
    musachio@gmail.com" target="_blank">yuri.musachio@gmail.com</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif">&gt;</font></font></div></div><div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,
    sans-serif"><strong>Enviado:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"> quinta-feira, 29 de setembro de 2022 20:06</font></font></div></div><div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-
    family:Calibri,sans-serif"><strong>Para:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"> </font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"><a href="mailto:maikonleao9@
    hotmail.com" title="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">maikonleao9@hotmail.com</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"> &lt;</font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-
    family:Calibri,sans-serif"><a href="mailto:maikonleao9@hotmail.com" title="mailto:maikonleao9@hotmail.com" target="_blank">maikonleao9@hotmail.com</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif">&gt;</font></
    font></div><div><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"><strong>Cc:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"> Antonio Terceiro &lt;</font></font><font style="font-
    size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"><a href="mailto:terceiro@debian.org" title="mailto:terceiro@debian.org" target="_blank">terceiro@debian.org</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif">
    &gt;; dup &lt;</font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"><a href="mailto:debian-user-portuguese@lists.debian.org" title="mailto:debian-user-portuguese@lists.debian.org" target="_blank">debian-user-portuguese@
    lists.debian.org</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif">&gt;; Fábio Rabelo &lt;</font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"><a href="mailto:fabio@fabiorabelo.
    wiki.br" title="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br" target="_blank">fabio@fabiorabelo.wiki.br</a></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif">&gt;</font></font></div><div><font style="font-size:11pt"><font style="
    font-family:Calibri,sans-serif"><strong>Assunto:</strong></font></font><font style="font-size:11pt"><font style="font-family:Calibri,sans-serif"> Re: firmware</font></font></div><div> </div></div><div><div>Maikon, boa noite!</div><br><div>Não entendi
    bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!</div><div>Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente &quot;novo&quot;; usa um i5 de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe; informou que usou outras distros
    como o Kali e funcionou o video.</div><div>Tenho certas resalvas aqui para fazer:</div><br><div>1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é gerado pelo processador (se houver suporte)
    e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.</div><div>2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.</div><div>3 - Não chegou a mencionar se há
    alguma placa de video off-board, mas disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.</div><div>4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou separadamente ele não da vídeo.</div><br><
    <div>Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que conseguir identificar certinho o que é.</
    <div>Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?</div><br><div><div>Uma coisa que a galera fala é: &quot;Funciona no Ubuntu...&quot;, &quot;Funciona no Kali...&quot;. &quot;
    Funciona no Mint...&quot;.</div><div>Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!</div></div><div>O máximo de informação que você puder fornecer vai ser legal
    pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?</div><br><br><div>Ps: Nunca desista do Debian!</div><br><br><br><br><br><br><div>Best,</div><br><div>On Sep 29 2022, at 5:54 pm, Fábio Rabelo &lt;<a href="mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br" title="
    mailto:fabio@fabiorabelo.wiki.br" target="_blank">fabio@fabiorabelo.wiki.br</a>&gt; wrote:</div><blockquote><div><div>Boa tarde .</div><div><br></div><div>O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema
    .</div><div><br></div><div>O problema se relaciona com as portas HDMI .</div><div><br></div><div>Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e
    de quebra 2 aparelhos de TV .</div><div><br></div><div>Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .</div><div><br></div><div><div>Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu
    Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )</div></div><div><br></div><div>Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .</div><div><br></
    <div>Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .</div><div><br></div><div><div>Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .</div><
    /div><div><br></div><div>Não sei se nenhum destes sites ainda existe .</div><div><br></div><div><br></div><div><div>Fábio Rabelo</div></div><div><br></div></div><br><div><div><div>Em qui., 29 de set. de 2022 às 16:58, Antonio Terceiro &lt;<a href="
    mailto:terceiro@debian.org" title="mailto:terceiro@debian.org" target="_blank">terceiro@debian.org</a>&gt; escreveu:</div></div><blockquote><div>Olá,</div><br><div>Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar</div><div>outros
    usuários do Debian.</div><br><div>On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:</div><div>&gt; O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Uso de 2 monitores, e portas HDMI .</div><div>&
    gt;</div><div>&gt; Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as</div><div>&gt; &quot;explicações&quot; em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários</div><div>&gt; em PT para que este fórum chegue a
    ser útil )  .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em</div><div>&gt; relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Cada monitor tem um có
    digo EDID que descreve exatamente o que ele faz,</div><div>&gt; resoluções e frequências de varredura .</div><div>&gt;</div><div>&gt; E esta informação é, bem, proprietária .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Qualquer um pode puxar isto via internet,
    existe um banco de dados</div><div>&gt; centralizado sobre isto .</div><div>&gt;</div><div>&gt; Mas como estes dados são considerados &quot;non-free&quot; pelos desenvolvedores do</div><div>&gt; Debian, eles usam um bando de dados &quot;alternativo&quot;
    que é voluntário, cada um</div><div>&gt; coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores</div><div>&gt; simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe</div><div>&gt; um bando de dados sobre isto ?</div><
    &gt;</div><div>&gt; Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor</div><div>&gt; pode fazer, pto é ignorado pelo SO .</div><div>&gt;</div><div>&gt; O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .</div><br><
    Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados</div><div>proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria</div><div>esse outro banco de dados &quot;alternativo&quot; que é usado no lugar? Em que</div><
    pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para</div><div>alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente</div><div>do que você está falando?</div><br><div>Eu uso Debian há 20 anos, e participo do
    seu desenvolvimento há 17, e</div><div>não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de</div><div>problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo</div><div>parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de
    kernels mais antigos</div><div>que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até</div><div>já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline</div><div>ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em
    código ou seja</div><div>em configuração padrão.</div><br><div>Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a</div><div>hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo</div><div>não-livre que seja necessá
    rio pra algum equipamento funcionar por mero</div><div>&quot;extremismo&quot;.</div><br><div>Nenhum sistema é perfeito.  Existem mil problemas pra serem resolvidos</div><div>no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos</div><div>usuá
    rios. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me</div><div>ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar</div><div>juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa</div><div>solução para
    esse bug.</div><br><div>Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre</div><div>procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando</div><div>pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que
    entra em</div><div>choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian</div><div>preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware</div><div>proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então
    esse</div><div>firmware é distribuído no non-free.</div><br><div>Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para</div><div>tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e</div><div>talvez até
    recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do</div><div>hardware atual não funciona totalmente sem:</div><br><div><a href="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003" title="https://www.debian.org/vote/2022/vote_003" target="_blank">https://
    www.debian.org/vote/2022/vote_003</a></div></blockquote></div></blockquote></div></div></div></blockquote></div></blockquote></blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)