• perspectiva desconhecida

    From luigui@21:1/5 to All on Thu Oct 7 17:40:01 2021
    This is a multi-part message in MIME format.
    Bom dia aos prezados membros desta comunidade.

    Sou usuario do Linux faz uns 5 talvez 6 anos.

    A pergunta que venho lhes trazer, foge ao escopo desta lista.

    Contudo a trago para aqueles que se interessarem em compartilhar esta indagacao.... e quem sabe abrir uma luz na minha duvida.

    Como sabemos, a Amazon atraves da EC2 esta transformando o mundo infraestrutural oferecendo-os como um servico.

    Entao, como grande parte do conhecimento adquirido durante esta jornada
    como configuracoes de servidores, meios de instalacoes e uma gama de ferramentas de administracoes de sistema se encaixarao no novo escopo
    que esta se desenhando na atualidade?

    Saliento que a mesma high-tech de tecnologia ja possui projeto em
    execucao de fabricacao de seus proprios televisores os quais penso mesmo
    que ate poderao em devido prazo, substituir grande parte de notebooks,
    desktops e etc em se tratando de usuarios finais, visto que poderemos
    utilizar tais TVs para acessarmos a internet e quem sabe apenas termos
    um terminal (teclado) como unica ferramenta necessaria para novas
    tarefas administrativas.

    Por fim, se me aventurei a trazer esta questao aos senhores e a acharem irrelevante, espero nao ser motivo de graca e que a apenas a desconsiderem.

    Um abraco a todos

    Att

    Luiz Carlos


    bnVsbA==

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Linux - Junior Polegato@21:1/5 to All on Thu Oct 7 20:00:01 2021
    Olá!

            É algo a se pensar sempre, a tecnologia transforma as relações,
    as empresa de tecnologia, agora ofertando infra como um serviço, visto a necessidade de todos estarem on-line, móveis e acesso na palma da mão.
    Tudo que expresso aqui é pura visão e opinião minha.

            Assim hoje um empresário, e não interessa o porte, tem acesso e
    não quer ter mais infra de servidores/dados dentro da empresa, sala climatizada e pessoas para cuidarem disso, apenas pessoas/terceiros
    cuidando do meio de comunicação. Mas ainda estamos na transição para grandes empresas, as quais ainda por um tempo irão manter sua
    infra/pessoal devido ao investimento, por um tempo.

            Aí quem é da área irá para a rua, mas irá para a rua trabalhar
    (às vezes de casa), interconectar pessoas e empresas (às vezes ASs), configurar e implantar sistemas de comunicação e monitoramento, IoT, um
    pouco de telefonia, que ainda persiste, mas o modelo antigo de infra
    está sendo migrado para máquinas virtuais alocadas por esses gigantes.

            Esse gigantes já ofertam além, o que chamam de quiosque, onde um usuário tem seu pacote de aplicativos e espaço, não faz mais nada ali além desses serviços, sendo executando em máquina/sessão remota,
    realmente precisando apenas de uma conexão e tela
    (+touch/mouse/teclado), muitas vezes não importando o SO, vide os
    RaspberryPi entrando no mercado embutido num teclado que se liga em
    monitor/TV e acessa o quiosque, tem empresas alugando o RaspberryPi com
    VPN configurada, semelhante a TV citada.

            Vejo hoje empresas ofertando até o gateway/firewall virtual, isto é, você "fecha" uma VPN com o firewall deles das suas
    empresas/filiais, fecha também a VPN com o datacenter do ERP, do
    quiosque, de outros servidores/serviços, outros funcionários
    isoladamente fazem o mesmo de onde estiverem, então essa empresa cuida
    de toda segurança, monitoramento, relatórios, controle de usuários e horários, o que podem acessar, quais portas ficam abertas para o
    público, quais IPs, regiões/cidades/países, regras de bloqueio, dentre outros serviços.

            Concluindo, num futuro próximo, vejo o pessoal de inteligência de infra somente trabalhando dentro dessas empresas de locação de
    tecnologia de infra e não mais dentro de cada empresa localmente.

    --

    []'s

    Junior Polegato



    Em 07/10/2021 12:35, luigui escreveu:
    Bom dia aos prezados membros desta comunidade.
    Sou usuario do Linux faz uns 5 talvez 6 anos.
    A pergunta que venho lhes trazer, foge ao escopo desta lista.
    Contudo a trago para aqueles que se interessarem em compartilhar esta indagacao.... e quem sabe abrir uma luz na minha duvida.
    Como sabemos, a Amazon atraves da EC2 esta transformando o mundo infraestrutural oferecendo-os como um servico.
    Entao, como grande parte do conhecimento adquirido durante esta
    jornada como configuracoes de servidores, meios de instalacoes e uma
    gama de ferramentas de administracoes de sistema se encaixarao no novo
    escopo que esta se desenhando na atualidade?
    Saliento que a mesma high-tech de tecnologia ja possui projeto em
    execucao de fabricacao de seus proprios televisores os quais penso
    mesmo que ate poderao em devido prazo, substituir grande parte de
    notebooks, desktops e etc em se tratando de usuarios finais, visto que poderemos utilizar tais TVs para acessarmos a internet e quem sabe
    apenas termos um terminal (teclado) como unica ferramenta necessaria
    para novas tarefas administrativas.
    Por fim, se me aventurei a trazer esta questao aos senhores e a
    acharem irrelevante, espero nao ser motivo de graca e que a apenas a desconsiderem.
    Um abraco a todos
    Att
    Luiz Carlos

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Daniel Venturini@21:1/5 to All on Thu Oct 7 22:30:01 2021
    Olá, pessoal

    Gostei bastante das questões levantadas e realmente concordo -- e venho pensando sobre isso -- que grande parte da infraestrutura está toda sendo migrada para os grandes provedores de serviços, como a Amazon.

    Assim, creio que temos que rever nosso foco em relação a tecnologia. Por exemplo, eu como sysadmin GNU/Linux, posso focar em me tornar um sysadmin
    AWS, que no fim das contas -- provavelmente -- tomaria conta de máquinas virtuais na Amazon e o conhecimento de infra e GNU/Linux ainda seriam
    válidos.

    Não creio que os conhecimentos prévios que temos de infra serão desperdiçados. Na empresa em que meu amigo trabalha, ele toma conta de um cluster Kubernetes em máquinas virtuais, e toda essa infra é provida pela empresa. Já em outra equipe da mesma empresa, o pessoal tem um cluster Kubernetes no Amazon. Porém, esse cluster não é um EKS (Elastic Kluster Service), mas sim um cluster Kubernetes dentro de máquinas virtuais Debian. Como eles não querem pagar por um EKS, eles pagam por máquinas virtuais Debian na Amazon e instalam o cluster nas máquinas Debian.

    Dessa maneira, todo conhecimento de infra -- nesse caso, GNU/Linux --
    continua sendo válido para esse meu amigo, mesmo com toda a infra mantida
    pela Amazon. Porém, alguns conhecimentos, tais como cabeamento,
    configuração de switch, ou seja, conhecimento de configuração física, creio
    que vão ser sufocados pelas grandes empresas sim, uma vez que não é toda empresa que vai ter essa disponibilidade/disposição para manter servidores físicos dentro de suas paredes.

    Essa é minha visão sobre a tendência de evolução da tecnologia, na área da
    infra.
    Abraços

    Daniel Venturini
    DevOps | CyberSecurity enthusiastic | GNU/Linux
    btw, I use Arch


    Em qui., 7 de out. de 2021 às 14:53, Linux - Junior Polegato < linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:

    Olá!

    É algo a se pensar sempre, a tecnologia transforma as relações, as empresa de tecnologia, agora ofertando infra como um serviço, visto a necessidade de todos estarem on-line, móveis e acesso na palma da mão.
    Tudo que expresso aqui é pura visão e opinião minha.

    Assim hoje um empresário, e não interessa o porte, tem acesso e não quer ter mais infra de servidores/dados dentro da empresa, sala climatizada e pessoas para cuidarem disso, apenas pessoas/terceiros
    cuidando do meio de comunicação. Mas ainda estamos na transição para grandes empresas, as quais ainda por um tempo irão manter sua
    infra/pessoal devido ao investimento, por um tempo.

    Aí quem é da área irá para a rua, mas irá para a rua trabalhar (às vezes de casa), interconectar pessoas e empresas (às vezes ASs), configurar e implantar sistemas de comunicação e monitoramento, IoT, um pouco de telefonia, que ainda persiste, mas o modelo antigo de infra
    está sendo migrado para máquinas virtuais alocadas por esses gigantes.

    Esse gigantes já ofertam além, o que chamam de quiosque, onde
    um usuário tem seu pacote de aplicativos e espaço, não faz mais nada ali além desses serviços, sendo executando em máquina/sessão remota, realmente precisando apenas de uma conexão e tela
    (+touch/mouse/teclado), muitas vezes não importando o SO, vide os RaspberryPi entrando no mercado embutido num teclado que se liga em monitor/TV e acessa o quiosque, tem empresas alugando o RaspberryPi com
    VPN configurada, semelhante a TV citada.

    Vejo hoje empresas ofertando até o gateway/firewall virtual,
    isto é, você "fecha" uma VPN com o firewall deles das suas empresas/filiais, fecha também a VPN com o datacenter do ERP, do
    quiosque, de outros servidores/serviços, outros funcionários
    isoladamente fazem o mesmo de onde estiverem, então essa empresa cuida
    de toda segurança, monitoramento, relatórios, controle de usuários e horários, o que podem acessar, quais portas ficam abertas para o
    público, quais IPs, regiões/cidades/países, regras de bloqueio, dentre outros serviços.

    Concluindo, num futuro próximo, vejo o pessoal de inteligência
    de infra somente trabalhando dentro dessas empresas de locação de tecnologia de infra e não mais dentro de cada empresa localmente.

    --

    []'s

    Junior Polegato



    Em 07/10/2021 12:35, luigui escreveu:
    Bom dia aos prezados membros desta comunidade.
    Sou usuario do Linux faz uns 5 talvez 6 anos.
    A pergunta que venho lhes trazer, foge ao escopo desta lista.
    Contudo a trago para aqueles que se interessarem em compartilhar esta indagacao.... e quem sabe abrir uma luz na minha duvida.
    Como sabemos, a Amazon atraves da EC2 esta transformando o mundo infraestrutural oferecendo-os como um servico.
    Entao, como grande parte do conhecimento adquirido durante esta
    jornada como configuracoes de servidores, meios de instalacoes e uma
    gama de ferramentas de administracoes de sistema se encaixarao no novo escopo que esta se desenhando na atualidade?
    Saliento que a mesma high-tech de tecnologia ja possui projeto em
    execucao de fabricacao de seus proprios televisores os quais penso
    mesmo que ate poderao em devido prazo, substituir grande parte de notebooks, desktops e etc em se tratando de usuarios finais, visto que poderemos utilizar tais TVs para acessarmos a internet e quem sabe
    apenas termos um terminal (teclado) como unica ferramenta necessaria
    para novas tarefas administrativas.
    Por fim, se me aventurei a trazer esta questao aos senhores e a
    acharem irrelevante, espero nao ser motivo de graca e que a apenas a desconsiderem.
    Um abraco a todos
    Att
    Luiz Carlos



    <div dir="ltr"><div>Olá, pessoal</div><div><br></div><div>Gostei bastante das questões levantadas e realmente concordo -- e venho pensando sobre isso -- que grande parte da infraestrutura está toda sendo migrada para os grandes provedores de serviços,
    como a Amazon.</div><div><br></div><div>Assim, creio que temos que rever nosso foco em relação a tecnologia. Por exemplo, eu como sysadmin GNU/Linux, posso focar em me tornar um sysadmin AWS, que no fim das contas -- provavelmente -- tomaria conta de
    máquinas virtuais na Amazon e o conhecimento de infra e GNU/Linux ainda seriam válidos.<br></div><div><br></div><div>Não creio que os conhecimentos prévios que temos de infra serão desperdiçados. Na empresa em que meu amigo trabalha, ele toma conta
    de um cluster Kubernetes em máquinas virtuais, e toda essa infra é provida pela empresa. Já em outra equipe da mesma empresa, o pessoal tem um cluster Kubernetes no Amazon. Porém, esse cluster não é um EKS (Elastic Kluster Service), mas sim um
    cluster Kubernetes dentro de máquinas virtuais Debian. Como eles não querem pagar por um EKS, eles pagam por máquinas virtuais Debian na Amazon e instalam o cluster nas máquinas Debian.</div><div><br></div><div>Dessa maneira, todo conhecimento de
    infra -- nesse caso, GNU/Linux -- continua sendo válido para esse meu amigo, mesmo com toda a infra mantida pela Amazon. Porém, alguns conhecimentos, tais como cabeamento, configuração de switch, ou seja, conhecimento de configuração física, creio
    que vão ser sufocados pelas grandes empresas sim, uma vez que não é toda empresa que vai ter essa disponibilidade/disposição para manter servidores físicos dentro de suas paredes.<br></div><div><br></div><div>Essa é minha visão sobre a tendência
    de evolução da tecnologia, na área da infra.</div><div>Abraços<br></div><div><br></div><div><div dir="ltr" class="gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div>Daniel Venturini</div><div>DevOps | CyberSecurity enthusiastic |
    GNU/Linux</div><div>btw, I use Arch<br></div></div></div></div><br></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui., 7 de out. de 2021 às 14:53, Linux - Junior Polegato &lt;<a href="mailto:linux@juniorpolegato.com.br">linux@
    juniorpolegato.com.br</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">Olá!<br>

             É algo a se pensar sempre, a tecnologia transforma as relações, <br>
    as empresa de tecnologia, agora ofertando infra como um serviço, visto a <br> necessidade de todos estarem on-line, móveis e acesso na palma da mão. <br> Tudo que expresso aqui é pura visão e opinião minha.<br>

             Assim hoje um empresário, e não interessa o porte, tem acesso e <br>
    não quer ter mais infra de servidores/dados dentro da empresa, sala <br> climatizada e pessoas para cuidarem disso, apenas pessoas/terceiros <br> cuidando do meio de comunicação. Mas ainda estamos na transição para <br> grandes empresas, as quais ainda por um tempo irão manter sua <br> infra/pessoal devido ao investimento, por um tempo.<br>

             Aí quem é da área irá para a rua, mas irá para a rua trabalhar <br>
    (às vezes de casa), interconectar pessoas e empresas (às vezes ASs), <br> configurar e implantar sistemas de comunicação e monitoramento, IoT, um <br> pouco de telefonia, que ainda persiste, mas o modelo antigo de infra <br>
    está sendo migrado para máquinas virtuais alocadas por esses gigantes.<br>

             Esse gigantes já ofertam além, o que chamam de quiosque, onde <br>
    um usuário tem seu pacote de aplicativos e espaço, não faz mais nada ali <br>
    além desses serviços, sendo executando em máquina/sessão remota, <br> realmente precisando apenas de uma conexão e tela <br>
    (+touch/mouse/teclado), muitas vezes não importando o SO, vide os <br> RaspberryPi entrando no mercado embutido num teclado que se liga em <br> monitor/TV e acessa o quiosque, tem empresas alugando o RaspberryPi com <br> VPN configurada, semelhante a TV citada.<br>

             Vejo hoje empresas ofertando até o gateway/firewall virtual, <br>
    isto é, você &quot;fecha&quot; uma VPN com o firewall deles das suas <br> empresas/filiais, fecha também a VPN com o datacenter do ERP, do <br> quiosque, de outros servidores/serviços, outros funcionários <br> isoladamente fazem o mesmo de onde estiverem, então essa empresa cuida <br>
    de toda segurança, monitoramento, relatórios, controle de usuários e <br> horários, o que podem acessar, quais portas ficam abertas para o <br> público, quais IPs, regiões/cidades/países, regras de bloqueio, dentre <br> outros serviços.<br>

             Concluindo, num futuro próximo, vejo o pessoal de inteligência <br>
    de infra somente trabalhando dentro dessas empresas de locação de <br> tecnologia de infra e não mais dentro de cada empresa localmente.<br>

    -- <br>

    []&#39;s<br>

    Junior Polegato<br>



    Em 07/10/2021 12:35, luigui escreveu:<br>
    &gt; Bom dia aos prezados membros desta comunidade.<br>
    &gt; Sou usuario do Linux faz uns 5 talvez 6 anos.<br>
    &gt; A pergunta que venho lhes trazer, foge ao escopo desta lista.<br>
    &gt; Contudo a trago para aqueles que se interessarem em compartilhar esta <br> &gt; indagacao.... e quem sabe abrir uma luz na minha duvida.<br>
    &gt; Como sabemos, a Amazon atraves da EC2 esta transformando o mundo <br>
    &gt; infraestrutural oferecendo-os como um servico.<br>
    &gt; Entao, como grande parte do conhecimento adquirido durante esta <br>
    &gt; jornada como configuracoes de servidores, meios de instalacoes e uma <br> &gt; gama de ferramentas de administracoes de sistema se encaixarao no novo <br>
    &gt; escopo que esta se desenhando na atualidade?<br>
    &gt; Saliento que a mesma high-tech de tecnologia ja possui projeto em <br> &gt; execucao de fabricacao de seus proprios televisores os quais penso <br> &gt; mesmo que ate poderao em devido prazo, substituir grande parte de <br> &gt; notebooks, desktops e etc em se tratando de usuarios finais, visto que <br>
    &gt; poderemos utilizar tais TVs para acessarmos a internet e quem sabe <br> &gt; apenas termos um terminal (teclado) como unica ferramenta necessaria <br> &gt; para novas tarefas administrativas.<br>
    &gt; Por fim, se me aventurei a trazer esta questao aos senhores e a <br>
    &gt; acharem irrelevante, espero nao ser motivo de graca e que a apenas a <br> &gt; desconsiderem.<br>
    &gt; Um abraco a todos<br>
    &gt; Att<br>
    &gt; Luiz Carlos<br>

    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)