• =?UTF-8?Q?Executar_um_programa_no_modo_gr=C3=A1fico_no_momento_da_?= =?

    From Amarildo Machoski@21:1/5 to All on Mon Oct 4 19:10:02 2021
    Boa tarde,



    Primeiramente gostaria de agradecer em participar, espero também porder colaborar.



    Como é a primeira vez que estou mandando uma dúvida não sei se estou
    fazendo de modo correto enviando este e-mail.





    Estou voltando a utuilizar o Linux e escolhi o Debian para utilizar aqui na empresa. Tenho algum conhecimento com Linux mas de muito tempo atrás.





    1) Instalaei a versão 11 em um PC e rodo somente Linux neste PC



    2) Sou programador pascal, desenvolvi um programa e gostaria que ao startar
    o Debian , este programa desenvolvido por mim abrisse em seguida na tela.



    Encontrei alguma coisa na internet falando sobre



    "Sessão de inicialização" . Porém não consegui chegar nessa tal de sessão.. se este for o caminho eu precisaria de um passo a passo.

    Até porque simplismente instalei o Debian, mas não sei se para ter essa sessão disponível ficou faltando instalar algo.



    Peço desculpas se não consegui transmitir minha dúvida de modo claro.



    Se alguém puder me auxiliar, ficarei muito grato.

    <div dir="ltr"><div class="gmail-h7" role="listitem" tabindex="-1" style="clear:both;padding-bottom:0px;max-width:100000px;outline:none;font-family:Roboto,RobotoDraft,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:medium"><div class="gmail-Bk" style="margin-bottom:
    0px;border-width:0px;border-top-style:solid;border-right-style:initial;border-bottom-style:initial;border-left-style:initial;border-top-color:rgb(239,239,239);border-right-color:initial;border-left-color:initial;border-bottom-color:initial;border-radius:
    0px;width:1576px;float:none"><div class="gmail-G3 gmail-G2" style="padding-top:0px;background-color:transparent;border-right:0px;border-bottom:0px rgba(100,121,143,0.12);border-left:0px;border-top:none;border-radius:0px;margin-bottom:0px;margin-left:0px;
    margin-right:0px"><div><div id="gmail-:23s"><div><div class="gmail-adn gmail-ads" style="border-left:none;padding:0px;display:flex"><div class="gmail-gs" style="margin:0px;padding:0px 0px 20px;width:1504px"><div class="gmail-"><div id="gmail-:25e" class="
    gmail-ii gmail-gt" style="font-size:0.875rem;direction:ltr;margin:8px 0px 0px;padding:0px"><div id="gmail-:23v" class="gmail-a3s gmail-aiL" style="overflow:hidden;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:normal;font-stretch:normal;font-size:
    small;line-height:1.5;font-family:Arial,Helvetica,sans-serif"><div dir="ltr"><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Boa tarde, </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:
    11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Primeiramente gostaria de agradecer em participar, espero também porder colaborar.</p><p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Como é a primeira vez que estou mandando uma dúvida não sei se estou
    fazendo de modo correto enviando este e-mail.</p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> 
    </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Estou voltando a utuilizar o Linux e escolhi o Debian para utilizar aqui na empresa. Tenho algum conhecimento com Linux mas de muito tempo atrás.</p><
    p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.
    0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">1) Instalaei a versão 11 em um PC e rodo somente Linux neste PC</p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="
    margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">2) Sou programador pascal, desenvolvi um programa e gostaria que ao startar o Debian , este programa desenvolvido por mim abrisse em seguida na tela.</p><p class="MsoNormal" style="
    margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Encontrei alguma coisa na internet falando sobre</p><p class="MsoNormal" style=
    "margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">&quot;Sessão de inicialização&quot; . Porém não consegui chegar nessa
    tal de sessão..  se este for o caminho eu precisaria de um passo a passo. </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Até porque simplismente instalei o Debian, mas não sei se para ter essa
    sessão disponível ficou faltando instalar algo.</p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-
    serif">Peço desculpas se não consegui transmitir minha dúvida de modo claro.</p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif"> </p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;
    font-family:Calibri,sans-serif">Se alguém puder me auxiliar, ficarei muito grato.</p></div><div class="gmail-yj6qo"></div><div class="gmail-adL"></div></div></div><div class="gmail-hi" style="border-bottom-left-radius:1px;border-bottom-right-radius:1px;
    padding:0px;width:auto;background:rgb(242,242,242);margin:0px"></div></div></div><div class="gmail-ajx" style="clear:both"></div></div><div class="gmail-gA gmail-gt gmail-acV" style="font-size:0.875rem;padding:0px;width:auto;border-bottom-left-radius:0px;
    border-bottom-right-radius:0px;border-top:none;margin:0px;background:transparent"><div class="gmail-gB gmail-xu" style="border-top:0px;padding:0px"><div class="gmail-ip gmail-iq" style="clear:both;margin:0px 5px 0px 0px;padding-bottom:0px;padding-left:
    0px"></div></div></div></div></div></div></div></div></div><div class="gmail-kv" role="listitem" style="clear:both;outline:none;font-family:Roboto,RobotoDraft,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:medium"><div class="gmail-Bk" style="margin-bottom:0px;
    border-width:0px;border-top-style:solid;border-right-style:initial;border-bottom-style:initial;border-left-style:initial;border-top-color:rgb(239,239,239);border-right-color:initial;border-left-color:initial;border-bottom-color:initial;border-radius:0px;
    padding-bottom:0px;width:1576px;color:rgb(119,119,119);float:none"><div class="gmail-G3 gmail-G2" style="padding-top:0px;background-color:transparent;border-width:1px 0px 0px;border-right-style:initial;border-bottom-style:initial;border-left-style:
    initial;border-right-color:initial;border-bottom-color:rgba(100,121,143,0.12);border-left-color:initial;border-top-style:solid;border-top-color:rgba(100,121,143,0.12);border-radius:0px;margin-bottom:0px;margin-left:0px;margin-right:0px;padding-bottom:0px;
    height:auto"><div><div id="gmail-:23y"><div class="gmail-adf gmail-ads" style="border-left:none;padding:0px;display:flex"><div class="gmail-aju" style="float:none;padding:0px 16px;display:flex;height:80px;min-width:40px"><br class="gmail-Apple-
    interchange-newline"></div></div></div></div></div></div></div></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Daniel Venturini@21:1/5 to All on Tue Oct 5 00:00:02 2021
    Olá, Amarildo, tudo bem?

    Seguinte, isso vai depender de qual interface gráfica você está usando.
    No meu Debian estou usando o Xfce4, então eu consigo colocar um comando
    para executar sempre que eu faço login no sistema.
    Nesse caso, eu vou em *Applications* (meu inicar haha) -> *Settings*
    *Session
    and Startup*.
    Clico na aba *Application* Autostart e no botão *+*.
    Finalmente, eu coloco o comando que eu quero que execute.

    Por exemplo, eu coloquei o comando *Thunar*, então toda vez que eu faço
    login no sistema, abre o gerenciador de arquivos.
    No teu caso, seria apenas substituir o comando Thunar pelo comando que inicializa o teu programa Pascal.

    Se você não estiver usando o Xfce4, posta o nome da tua interface gráfica para ficar mais fácil de ajudar.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    <div dir="ltr"><div>Olá, Amarildo, tudo bem?</div><div><br></div><div>Seguinte, isso vai depender de qual interface gráfica você está usando.</div><div>No meu Debian estou usando o Xfce4, então eu consigo colocar um comando para executar sempre que
    eu faço login no sistema.</div><div>Nesse caso, eu vou em <b>Applications</b> (meu inicar haha) -&gt; <b>Settings</b> -&gt; <b>Session and Startup</b>.</div><div>Clico na aba <b>Application</b> Autostart e no botão <b>+</b>.</div><div>Finalmente, eu
    coloco o comando que eu quero que execute.</div><div><br></div><div>Por exemplo, eu coloquei o comando <b>Thunar</b>, então toda vez que eu faço login no sistema, abre o gerenciador de arquivos.</div><div>No teu caso, seria apenas substituir o comando
    Thunar pelo comando que inicializa o teu programa Pascal.<br></div><div><br></div><div>Se você não estiver usando o Xfce4, posta o nome da tua interface gráfica para ficar mais fácil de ajudar.</div><div><br></div><div>Espero ter ajudado.</div><div><
    </div><div>Abraços.<br></div></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Linux - Junior Polegato@21:1/5 to All on Tue Oct 5 14:20:01 2021
    This is a multi-part message in MIME format.
    Olá!

            Falando do Gnome, o ideal seria criar um "«programa_do_século».desktop", então jogar esse arquivo dentro de "/usr/share/applications/". A dica seria copiar um que já tem lá, por
    exemplo "/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop", e ir
    alterando para seu programa, que geralmente deverá estar em "/usr/bin/", escolher um ícone, nome, traduções, enfim, o que achar relevante.

            Então, ao reiniciar o Gnome, o seu programa vai aparecer nos menus, nas buscas por aplicativo, é possível colocar em favoritos, e
    também na inicialização após o login em "Aplicativos -> Ferramentas do sistema -> Ajustes", ou simplesmente procurando o aplicativo "Ajustes".
    Dentro desse aplicativo, ir na aba "Aplicativos de inicialização", então clicar no "+" e localizar seu aplicativo, que agora tem ícone e nome. Só reiniciar e o verá abrindo magicamente.

    --

    []'s

    Junior Polegato



    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:

    Boa tarde,

    Primeiramente gostaria de agradecer em participar, espero também
    porder colaborar.

    Como é a primeira vez que estou mandando uma dúvida não sei se estou fazendo de modo correto enviando este e-mail.

    Estou voltando a utuilizar o Linux e escolhi o Debian para utilizar
    aqui na empresa. Tenho algum conhecimento com Linux mas de muito tempo atrás.

    1) Instalaei a versão 11 em um PC e rodo somente Linux neste PC

    2) Sou programador pascal, desenvolvi um programa e gostaria que ao
    startar o Debian , este programa desenvolvido por mim abrisse em
    seguida na tela.

    Encontrei alguma coisa na internet falando sobre

    "Sessão de inicialização" . Porém não consegui chegar nessa tal de sessão..  se este for o caminho eu precisaria de um passo a passo.

    Até porque simplismente instalei o Debian, mas não sei se para ter
    essa sessão disponível ficou faltando instalar algo.

    Peço desculpas se não consegui transmitir minha dúvida de modo claro.

    Se alguém puder me auxiliar, ficarei muito grato.



    <html>
    <head>
    <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8">
    </head>
    <body>
    <div class="moz-cite-prefix">Olá!<br>
    <br>
            Falando do Gnome, o ideal seria criar um
    "«programa_do_século».desktop", então jogar esse arquivo dentro de
    "/usr/share/applications/". A dica seria copiar um que já tem lá,
    por exemplo "/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop",
    e ir alterando para seu programa, que geralmente deverá estar em
    "/usr/bin/", escolher um ícone, nome, traduções, enfim, o que
    achar relevante.<br>
    <br>
            Então, ao reiniciar o Gnome, o seu programa vai aparecer
    nos menus, nas buscas por aplicativo, é possível colocar em
    favoritos, e também na inicialização após o login em "Aplicativos
    -&gt; Ferramentas do sistema -&gt; Ajustes", ou simplesmente
    procurando o aplicativo "Ajustes". Dentro desse aplicativo, ir na
    aba "Aplicativos de inicialização", então clicar no "+" e
    localizar seu aplicativo, que agora tem ícone e nome. Só reiniciar
    e o verá abrindo magicamente.<br>
    <br>
    <pre class="moz-signature" cols="72">--

    []'s

    Junior Polegato
    </pre>
    <br>
    <br>
    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite" cite="mid:CAMbKH=kPzpb5mm7JKvkbDWiGdtQYnpvS66bw_qsaad+e5ZR4XA@mail.gmail.com">
    <meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=UTF-8">
    <div dir="ltr">
    <div class="gmail-h7" role="listitem" tabindex="-1" style="clear:both;padding-bottom:0px;max-width:100000px;outline:none;font-family:Roboto,RobotoDraft,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:medium">
    <div class="gmail-Bk" style="margin-bottom:0px;border-width:0px;border-top-style:solid;border-right-style:initial;border-bottom-style:initial;border-left-style:initial;border-top-color:rgb(239,239,239);border-right-color:initial;border-left-color:initial;border-bottom-color:
    initial;border-radius:0px;width:1576px;float:none">
    <div class="gmail-G3 gmail-G2" style="padding-top:0px;background-color:transparent;border-right:0px;border-bottom:0px
    rgba(100,121,143,0.12);border-left:0px;border-top:none;border-radius:0px;margin-bottom:0px;margin-left:0px;margin-right:0px">
    <div>
    <div id="gmail-:23s">
    <div>
    <div class="gmail-adn gmail-ads"
    style="border-left:none;padding:0px;display:flex">
    <div class="gmail-gs"
    style="margin:0px;padding:0px 0px
    20px;width:1504px">
    <div class="gmail-">
    <div id="gmail-:25e" class="gmail-ii gmail-gt" style="font-size:0.875rem;direction:ltr;margin:8px 0px 0px;padding:0px">
    <div id="gmail-:23v" class="gmail-a3s
    gmail-aiL" style="overflow:hidden;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:normal;font-stretch:normal;font-size:small;line-height:1.5;font-family:Arial,Helvetica,sans-serif">
    <div dir="ltr">
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Boa
    tarde, <br>
    </p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Primeiramente
    gostaria de agradecer em participar,
    espero também porder colaborar.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Como
    é a primeira vez que estou mandando
    uma dúvida não sei se estou fazendo de
    modo correto enviando este e-mail.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Estou
    voltando a utuilizar o Linux e escolhi
    o Debian para utilizar aqui na
    empresa. Tenho algum conhecimento com
    Linux mas de muito tempo atrás.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">1)
    Instalaei a versão 11 em um PC e rodo
    somente Linux neste PC</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">2)
    Sou programador pascal, desenvolvi um
    programa e gostaria que ao startar o
    Debian , este programa desenvolvido
    por mim abrisse em seguida na tela.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Encontrei
    alguma coisa na internet falando sobre</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">"Sessão
    de inicialização" . Porém não consegui
    chegar nessa tal de sessão..  se este
    for o caminho eu precisaria de um
    passo a passo. </p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Até
    porque simplismente instalei o Debian,
    mas não sei se para ter essa sessão
    disponível ficou faltando instalar
    algo.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Peço
    desculpas se não consegui transmitir
    minha dúvida de modo claro.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm
    0cm
    0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Se
    alguém puder me auxiliar, ficarei
    muito grato.</p>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </blockquote>
    <br>
    </body>
    </html>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Daniel Venturini@21:1/5 to All on Tue Oct 5 22:10:01 2021
    Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a melhor opção.
    Porém, eu salvaria o arquivo .desktop na pasta */home/<user>/.local/share/applications/* (~/.local/share/applications/).
    Os ícones criados pelo sistema eu deixo na pasta */usr/share/applications/* (pasta que você citou), mas os que eu mesmo crio, eu gosto de salvar na
    pasta que eu citei acima.

    Abraços.

    Em ter., 5 de out. de 2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato < linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:

    Olá!

    Falando do Gnome, o ideal seria criar um "«programa_do_século».desktop", então jogar esse arquivo dentro de "/usr/share/applications/". A dica seria copiar um que já tem lá, por exemplo "/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop", e ir
    alterando para seu programa, que geralmente deverá estar em "/usr/bin/", escolher um ícone, nome, traduções, enfim, o que achar relevante.

    Então, ao reiniciar o Gnome, o seu programa vai aparecer nos
    menus, nas buscas por aplicativo, é possível colocar em favoritos, e também
    na inicialização após o login em "Aplicativos -> Ferramentas do sistema -> Ajustes", ou simplesmente procurando o aplicativo "Ajustes". Dentro desse aplicativo, ir na aba "Aplicativos de inicialização", então clicar no "+" e
    localizar seu aplicativo, que agora tem ícone e nome. Só reiniciar e o verá
    abrindo magicamente.

    --

    []'s

    Junior Polegato



    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:

    Boa tarde,

    Primeiramente gostaria de agradecer em participar, espero também porder colaborar.

    Como é a primeira vez que estou mandando uma dúvida não sei se estou fazendo de modo correto enviando este e-mail.

    Estou voltando a utuilizar o Linux e escolhi o Debian para utilizar aqui
    na empresa. Tenho algum conhecimento com Linux mas de muito tempo atrás.

    1) Instalaei a versão 11 em um PC e rodo somente Linux neste PC

    2) Sou programador pascal, desenvolvi um programa e gostaria que ao
    startar o Debian , este programa desenvolvido por mim abrisse em seguida na tela.

    Encontrei alguma coisa na internet falando sobre

    "Sessão de inicialização" . Porém não consegui chegar nessa tal de sessão.. se este for o caminho eu precisaria de um passo a passo.

    Até porque simplismente instalei o Debian, mas não sei se para ter essa sessão disponível ficou faltando instalar algo.

    Peço desculpas se não consegui transmitir minha dúvida de modo claro.

    Se alguém puder me auxiliar, ficarei muito grato.




    --
    Daniel Venturini

    DevOps | CyberSecurity enthusiastic | GNU/Linux
    btw, I use Arch

    <div dir="ltr"><div>Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a melhor opção.</div><div>Porém, eu salvaria o arquivo .desktop na pasta <b>/home/&lt;user&gt;/.local/share/applications/</b> (~/.local/share/applications/).</div><div>Os ícones
    criados pelo sistema eu deixo na pasta <b>/usr/share/applications/</b> (pasta que você citou), mas os que eu mesmo crio, eu gosto de salvar na pasta que eu citei acima.</div><div><br></div><div>Abraços.<br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div
    dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 5 de out. de 2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato &lt;<a href="mailto:linux@juniorpolegato.com.br">linux@juniorpolegato.com.br</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.
    8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">



    <div>
    <div>Olá!<br>
    <br>
            Falando do Gnome, o ideal s
  • From Artur Bernardo Mallmann@21:1/5 to All on Wed Oct 6 10:00:01 2021
    Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar a autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os arquivos .desktop do programa dele dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter globalmente para todos os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.
    Att. Artur

    Em qua., 6 de out. de 2021 às 04:40, Artur Bernardo Mallmann < arturbmallmann@gmail.com> escreveu:

    Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar a autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os arquivos .desktop do programa dele dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter globalmente para todos os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.
    Att. Artur

    Em ter., 5 de out. de 2021 às 17:03, Daniel Venturini < danielventurini021@gmail.com> escreveu:

    Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a melhor opção.
    Porém, eu salvaria o arquivo .desktop na pasta
    */home/<user>/.local/share/applications/* (~/.local/share/applications/).
    Os ícones criados pelo sistema eu deixo na pasta
    */usr/share/applications/* (pasta que você citou), mas os que eu mesmo
    crio, eu gosto de salvar na pasta que eu citei acima.

    Abraços.

    Em ter., 5 de out. de 2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato <
    linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:

    Olá!

    Falando do Gnome, o ideal seria criar um
    "«programa_do_século».desktop", então jogar esse arquivo dentro de
    "/usr/share/applications/". A dica seria copiar um que já tem lá, por
    exemplo "/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop", e ir
    alterando para seu programa, que geralmente deverá estar em "/usr/bin/", >>> escolher um ícone, nome, traduções, enfim, o que achar relevante.

    Então, ao reiniciar o Gnome, o seu programa vai aparecer nos
    menus, nas buscas por aplicativo, é possível colocar em favoritos, e também
    na inicialização após o login em "Aplicativos -> Ferramentas do sistema ->
    Ajustes", ou simplesmente procurando o aplicativo "Ajustes". Dentro desse >>> aplicativo, ir na aba "Aplicativos de inicialização", então clicar no "+" e
    localizar seu aplicativo, que agora tem ícone e nome. Só reiniciar e o verá
    abrindo magicamente.

    --

    []'s

    Junior Polegato



    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:

    Boa tarde,

    Primeiramente gostaria de agradecer em participar, espero também porder >>> colaborar.

    Como é a primeira vez que estou mandando uma dúvida não sei se estou
    fazendo de modo correto enviando este e-mail.

    Estou voltando a utuilizar o Linux e escolhi o Debian para utilizar aqui >>> na empresa. Tenho algum conhecimento com Linux mas de muito tempo atrás. >>>
    1) Instalaei a versão 11 em um PC e rodo somente Linux neste PC

    2) Sou programador pascal, desenvolvi um programa e gostaria que ao
    startar o Debian , este programa desenvolvido por mim abrisse em seguida na >>> tela.

    Encontrei alguma coisa na internet falando sobre

    "Sessão de inicialização" . Porém não consegui chegar nessa tal de
    sessão.. se este for o caminho eu precisaria de um passo a passo.

    Até porque simplismente instalei o Debian, mas não sei se para ter essa >>> sessão disponível ficou faltando instalar algo.

    Peço desculpas se não consegui transmitir minha dúvida de modo claro. >>>
    Se alguém puder me auxiliar, ficarei muito grato.




    --
    Daniel Venturini

    DevOps | CyberSecurity enthusiastic | GNU/Linux
    btw, I use Arch



    <div dir="ltr"><div>Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar a
    autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os arquivos .desktop do programa dele dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra
    ter globalmente para todos os usuários, ou na pasta
    ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.<br></div>Att. Artur</div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 6 de out. de 2021 às 04:40, Artur Bernardo Mallmann &lt;<a href="mailto:arturbmallmann@gmail.com">
    arturbmallmann@gmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar
    a autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os arquivos .desktop do programa dele dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter globalmente para todos os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.<
    </div>Att. Artur<br></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 5 de out. de 2021 às 17:03, Daniel Venturini &lt;<a href="mailto:danielventurini021@gmail.com" target="_blank">danielventurini021@gmail.com</a>&gt;
    escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a melhor opção.</div><div>Porém, eu
    salvaria o arquivo .desktop na pasta <b>/home/&lt;user&gt;/.local/share/applications/</b> (~/.local/share/applications/).</div><div>Os ícones criados pelo sistema eu deixo na pasta <b>/usr/share/applications/</b> (pasta que você citou), mas os que eu
    mesmo crio, eu gosto de salvar na pasta que eu citei acima.</div><div><br></div><div>Abraços.<br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 5 de out. de 2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato &lt;<a href="mailto:
    linux@juniorpolegato.com.br" target="_blank">linux@juniorpolegato.com.br</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">



    <div>
    <div>Olá!<br>
    <br>
            Falando do Gnome, o ideal seria criar um
    &quot;«programa_do_século».desktop&quot;, então jogar esse arquivo dentro de
    &quot;/usr/share/applications/&quot;. A dica seria copiar um que já tem lá,
    por exemplo &quot;/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop&quot;,
    e ir alterando para seu programa, que geralmente deverá estar em
    &quot;/usr/bin/&quot;, escolher um ícone, nome, traduções, enfim, o que
    achar relevante.<br>
    <br>
            Então, ao reiniciar o Gnome, o seu programa vai aparecer
    nos menus, nas buscas por aplicativo, é possível colocar em
    favoritos, e também na inicialização após o login em &quot;Aplicativos
    -&gt; Ferramentas do sistema -&gt; Ajustes&quot;, ou simplesmente
    procurando o aplicativo &quot;Ajustes&quot;. Dentro desse aplicativo, ir na
    aba &quot;Aplicativos de inicialização&quot;, então clicar no &quot;+&quot; e
    localizar seu aplicativo, que agora tem ícone e nome. Só reiniciar
    e o verá abrindo magicamente.<br>
    <br>
    <pre cols="72">--

    []&#39;s

    Junior Polegato
    </pre>
    <br>
    <br>
    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite">

    <div dir="ltr">
    <div role="listitem" style="clear:both;padding-bottom:0px;max-width:100000px;outline:currentcolor none medium;font-family:Roboto,RobotoDraft,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:medium">
    <div style="margin-bottom:0px;border-width:0px;border-top:0px solid rgb(239,239,239);border-right-style:initial;border-bottom-style:initial;border-left-style:initial;border-right-color:initial;border-left-color:initial;border-bottom-color:
    initial;border-radius:0px;width:1576px;float:none">
    <div style="padding-top:0px;background-color:transparent;border-color:currentcolor currentcolor rgba(100,121,143,0.12);border-style:none;border-width:medium 0px 0px;border-radius:0px;margin-bottom:0px;margin-left:0px;margin-right:0px">
    <div>
    <div id="gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:23s">
    <div>
    <div style="border-left:medium none;padding:0px;display:flex">
    <div style="margin:0px;padding:0px 0px 20px;width:1504px">
    <div>
    <div id="gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:25e" style="font-size:0.875rem;direction:ltr;margin:8px 0px 0px;padding:0px">
    <div id="gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:23v" style="overflow:hidden;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:normal;font-stretch:normal;font-size:small;line-
    height:1.5;font-family:Arial,Helvetica,sans-serif">
    <div dir="ltr">
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Boa
    tarde, <br>
    </p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Primeiramente
    gostaria de agradecer em participar,
    espero também porder colaborar.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Como
    é a primeira vez que estou mandando
    uma dúvida não sei se estou fazendo de
    modo correto enviando este e-mail.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Estou
    voltando a utuilizar o Linux e escolhi
    o Debian para utilizar aqui na
    empresa. Tenho algum conhecimento com
    Linux mas de muito tempo atrás.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">1)
    Instalaei a versão 11 em um PC e rodo
    somente Linux neste PC</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">2)
    Sou programador pascal, desenvolvi um
    programa e gostaria que ao startar o
    Debian , este programa desenvolvido
    por mim abrisse em seguida na tela.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Encontrei
    alguma coisa na internet falando sobre</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">&quot;Sessão
    de inicialização&quot; . Porém não consegui
    chegar nessa tal de sessão..  se este
    for o caminho eu precisaria de um
    passo a passo. </p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Até
    porque simplismente instalei o Debian,
    mas não sei se para ter essa sessão
    disponível ficou faltando instalar
    algo.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Peço
    desculpas se não consegui transmitir
    minha dúvida de modo claro.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Se
    alguém puder me auxiliar, ficarei
    muito grato.</p>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </blockquote>
    <br>
    </div>

    </blockquote></div><br clear="all"><br>-- <br><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div>Daniel Venturini</div><div><br></div><div>DevOps | CyberSecurity enthusiastic | GNU/Linux</div><div>btw, I use Arch<br></div></div></div>
    </blockquote></div>
    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Linux - Junior Polegato@21:1/5 to All on Wed Oct 6 14:00:01 2021
    This is a multi-part message in MIME format.
    Lembrando que nesse caso, o .desktop tem que estar no
    /usr/share/applications/ e não no ".local" de um usuário em específico. Agora não sei dizer se é válido colocar em
    /usr/local/share/applications/ para indicar que é um arquivo "local",
    que é de fora do sistema padrão, faça um teste.
    []'s, Junior

    Em 06/10/2021 04:41, Artur Bernardo Mallmann escreveu:
    Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar a autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os arquivos .desktop do programa dele dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra
    ter globalmente para todos os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.
    Att. Artur

    Em qua., 6 de out. de 2021 às 04:40, Artur Bernardo Mallmann <arturbmallmann@gmail.com <mailto:arturbmallmann@gmail.com>> escreveu:

    Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar a
    autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os
    arquivos .desktop do programa dele dentro do diretório
    /etc/xdg/autostart/ pra ter globalmente para todos os usuários, ou
    na pasta ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.
    Att. Artur

    Em ter., 5 de out. de 2021 às 17:03, Daniel Venturini
    <danielventurini021@gmail.com
    <mailto:danielventurini021@gmail.com>> escreveu:

    Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a melhor opção.
    Porém, eu salvaria o arquivo .desktop na pasta
    */home/<user>/.local/share/applications/*
    (~/.local/share/applications/).
    Os ícones criados pelo sistema eu deixo na pasta
    */usr/share/applications/* (pasta que você citou), mas os que
    eu mesmo crio, eu gosto de salvar na pasta que eu citei acima.

    Abraços.

    Em ter., 5 de out. de 2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato
    <linux@juniorpolegato.com.br
    <mailto:linux@juniorpolegato.com.br>> escreveu:

    Olá!

            Falando do Gnome, o ideal seria criar um
    "«programa_do_século».desktop", então jogar esse arquivo
    dentro de "/usr/share/applications/". A dica seria copiar
    um que já tem lá, por exemplo
    "/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop", e ir
    alterando para seu programa, que geralmente deverá estar
    em "/usr/bin/", escolher um ícone, nome, traduções, enfim,
    o que achar relevante.

            Então, ao reiniciar o Gnome, o seu programa vai
    aparecer nos menus, nas buscas por aplicativo, é possível
    colocar em favoritos, e também na inicialização após o
    login em "Aplicativos -> Ferramentas do sistema ->
    Ajustes", ou simplesmente procurando o aplicativo
    "Ajustes". Dentro desse aplicativo, ir na aba "Aplicativos
    de inicialização", então clicar no "+" e localizar seu
    aplicativo, que agora tem ícone e nome. Só reiniciar e o
    verá abrindo magicamente.

    --

    []'s

    Junior Polegato



    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:

    Boa tarde,

    Primeiramente gostaria de agradecer em participar, espero
    também porder colaborar.

    Como é a primeira vez que estou mandando uma dúvida não
    sei se estou fazendo de modo correto enviando este e-mail.

    Estou voltando a utuilizar o Linux e escolhi o Debian
    para utilizar aqui na empresa. Tenho algum conhecimento
    com Linux mas de muito tempo atrás.

    1) Instalaei a versão 11 em um PC e rodo somente Linux
    neste PC

    2) Sou programador pascal, desenvolvi um programa e
    gostaria que ao startar o Debian , este programa
    desenvolvido por mim abrisse em seguida na tela.

    Encontrei alguma coisa na internet falando sobre

    "Sessão de inicialização" . Porém não consegui chegar
    nessa tal de sessão.. se este for o caminho eu precisaria
    de um passo a passo.

    Até porque simplismente instalei o Debian, mas não sei se
    para ter essa sessão disponível ficou faltando instalar algo. >>
    Peço desculpas se não consegui transmitir minha dúvida de
    modo claro.

    Se alguém puder me auxiliar, ficarei muito grato.



    <html>
    <head>
    <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8">
    </head>
    <body>
    <div class="moz-cite-prefix">Lembrando que nesse caso, o .desktop
    tem que estar no /usr/share/applications/ e não no ".local" de um
    usuário em específico. Agora não sei dizer se é válido colocar em
    /usr/local/share/applications/ para indicar que é um arquivo
    "local", que é de fora do sistema padrão, faça um teste.<br>
    []'s, Junior<br>
    <br>
    Em 06/10/2021 04:41, Artur Bernardo Mallmann escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite" cite="mid:CA+AHoQiCvrk8FqKo0aXQypBfo5Mv63A29Q9VZKk+jsc7G38_Sg@mail.gmail.com">
    <meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=UTF-8">
    <div dir="ltr">
    <div>Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser
    automatizar a autoinicialização em qualquer interface gráfica
    é só pôr os arquivos .desktop do programa dele dentro do
    diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter globalmente para todos
    os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart somente
    para um usuário.<br>
    </div>
    Att. Artur</div>
    <br>
    <div class="gmail_quote">
    <div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 6 de out. de 2021 às
    04:40, Artur Bernardo Mallmann &lt;<a
    href="mailto:arturbmallmann@gmail.com"
    moz-do-not-send="true">arturbmallmann@gmail.com</a>&gt;
    escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px
    0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div dir="ltr">
    <div>Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser
    automatizar a autoinicialização em qualquer interface
    gráfica é só pôr os arquivos .desktop do programa dele
    dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter
    globalmente para todos os usuários, ou na pasta
    ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.<br>
    </div>
    Att. Artur<br>
    </div>
    <br>
    <div class="gmail_quote">
    <div dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 5 de out. de 2021
    às 17:03, Daniel Venturini &lt;<a
    href="mailto:danielventurini021@gmail.com"
    target="_blank" moz-do-not-send="true">danielventurini021@gmail.com</a>&gt;
    escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px
    0.8ex;border-left:1px solid
    rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div dir="ltr">
    <div>Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a
    melhor opção.</div>
    <div>Porém, eu salvaria o arquivo .desktop na pasta <b>/home/&lt;user&gt;/.local/share/applications/</b>
    (~/.local/share/applications/).</div>
    <div>Os ícones criados pelo sistema eu deixo na pasta <b>/usr/share/applications/</b>
    (pasta que você citou), mas os que eu mesmo crio, eu
    gosto de salvar na pasta que eu citei acima.</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Abraços.<br>
    </div>
    </div>
    <br>
    <div class="gmail_quote">
    <div dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 5 de out. de
    2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato &lt;<a
    href="mailto:linux@juniorpolegato.com.br"
    target="_blank" moz-do-not-send="true">linux@juniorpolegato.com.br</a>&gt;
    escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px
    0px 0.8ex;border-left:1px solid
    rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div>
    <div>Olá!<br>
    <br>
            Falando do Gnome, o ideal seria criar um
    "«programa_do_século».desktop", então jogar esse
    arquivo dentro de "/usr/share/applications/". A
    dica seria copiar um que já tem lá, por exemplo
    "/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop",
    e ir alterando para seu programa, que geralmente
    deverá estar em "/usr/bin/", escolher um ícone,
    nome, traduções, enfim, o que achar relevante.<br>
    <br>
            Então, ao reiniciar o Gnome, o seu
    programa vai aparecer nos menus, nas buscas por
    aplicativo, é possível colocar em favoritos, e
    também na inicialização após o login em
    "Aplicativos -&gt; Ferramentas do sistema -&gt;
    Ajustes", ou simplesmente procurando o aplicativo
    "Ajustes". Dentro desse aplicativo, ir na aba
    "Aplicativos de inicialização", então clicar no
    "+" e localizar seu aplicativo, que agora tem
    ícone e nome. Só reiniciar e o verá abrindo
    magicamente.<br>
    <br>
    <pre cols="72">--

    []'s

    Junior Polegato
    </pre>
    <br>
    <br>
    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite">
    <div dir="ltr">
    <div role="listitem" style="clear:both;padding-bottom:0px;max-width:100000px;outline:currentcolor
    none medium;font-family:Roboto,RobotoDraft,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:medium">
    <div
    style="margin-bottom:0px;border-width:0px;border-top:0px
    solid rgb(239,239,239);border-right-style:initial;border-bottom-style:initial;border-left-style:initial;border-right-color:initial;border-left-color:initial;border-bottom-color:initial;border-radius:0px;width:1576px;float:none">
    <div style="padding-top:0px;background-color:transparent;border-color:currentcolor
    currentcolor
    rgba(100,121,143,0.12);border-style:none;border-width:medium
    0px 0px;border-radius:0px;margin-bottom:0px;margin-left:0px;margin-right:0px">
    <div>
    <div id="gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:23s">
    <div>
    <div style="border-left:medium
    none;padding:0px;display:flex">
    <div style="margin:0px;padding:0px
    0px 20px;width:1504px">
    <div>
    <div id="gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:25e"
    style="font-size:0.875rem;direction:ltr;margin:8px 0px 0px;padding:0px">
    <div id="gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:23v"
    style="overflow:hidden;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:normal;font-stretch:normal;font-size:small;line-height:1.5;font-family:Arial,Helvetica,sans-serif">
    <div dir="ltr">
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Boa tarde, <br>
    </p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Primeiramente
    gostaria de agradecer
    em participar, espero
    também porder
    colaborar.</p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Como é a
    primeira vez que estou
    mandando uma dúvida
    não sei se estou
    fazendo de modo
    correto enviando este
    e-mail.</p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Estou voltando a
    utuilizar o Linux e
    escolhi o Debian para
    utilizar aqui na
    empresa. Tenho algum
    conhecimento com Linux
    mas de muito tempo
    atrás.</p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">1) Instalaei a
    versão 11 em um PC e
    rodo somente Linux
    neste PC</p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">2) Sou
    programador pascal,
    desenvolvi um programa
    e gostaria que ao
    startar o Debian ,
    este programa
    desenvolvido por mim
    abrisse em seguida na
    tela.</p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Encontrei alguma
    coisa na internet
    falando sobre</p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">"Sessão de
    inicialização" . Porém
    não consegui chegar
    nessa tal de sessão.. 
    se este for o caminho
    eu precisaria de um
    passo a passo. </p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Até porque
    simplismente instalei
    o Debian, mas não sei
    se para ter essa
    sessão disponível
    ficou faltando
    instalar algo.</p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Peço desculpas
    se não consegui
    transmitir minha
    dúvida de modo claro.</p>
    <p class="MsoNormal"
    style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Se alguém puder
    me auxiliar, ficarei
    muito grato.</p>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    <br>
    </body>
    </html>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Artur Bernardo Mallmann@21:1/5 to All on Wed Oct 6 14:30:01 2021
    Tens razão junior, me confundi na hora de digitar, .local é incorreto, conforme a especificação XDG o diretório padrão correto é ${HOME}/.config/autostart

    Em qua., 6 de out. de 2021 às 08:55, Linux - Junior Polegato < linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:

    Lembrando que nesse caso, o .desktop tem que estar no /usr/share/applications/ e não no ".local" de um usuário em específico. Agora não sei dizer se é válido colocar em /usr/local/share/applications/ para indicar que é um arquivo "local", que é de fora do sistema padrão, faça um teste.
    []'s, Junior

    Em 06/10/2021 04:41, Artur Bernardo Mallmann escreveu:

    Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar a autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os arquivos .desktop do programa dele dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter globalmente para todos os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.
    Att. Artur

    Em qua., 6 de out. de 2021 às 04:40, Artur Bernardo Mallmann < arturbmallmann@gmail.com> escreveu:

    Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar a
    autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os arquivos >> .desktop do programa dele dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter >> globalmente para todos os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart >> somente para um usuário.
    Att. Artur

    Em ter., 5 de out. de 2021 às 17:03, Daniel Venturini <
    danielventurini021@gmail.com> escreveu:

    Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a melhor opção.
    Porém, eu salvaria o arquivo .desktop na pasta
    */home/<user>/.local/share/applications/*
    (~/.local/share/applications/).
    Os ícones criados pelo sistema eu deixo na pasta
    */usr/share/applications/* (pasta que você citou), mas os que eu mesmo
    crio, eu gosto de salvar na pasta que eu citei acima.

    Abraços.

    Em ter., 5 de out. de 2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato <
    linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:

    Olá!

    Falando do Gnome, o ideal seria criar um
    "«programa_do_século».desktop", então jogar esse arquivo dentro de >>>> "/usr/share/applications/". A dica seria copiar um que já tem lá, por >>>> exemplo "/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop", e ir
    alterando para seu programa, que geralmente deverá estar em "/usr/bin/", >>>> escolher um ícone, nome, traduções, enfim, o que achar relevante.

    Então, ao reiniciar o Gnome, o seu programa vai aparecer nos
    menus, nas buscas por aplicativo, é possível colocar em favoritos, e também
    na inicialização após o login em "Aplicativos -> Ferramentas do sistema ->
    Ajustes", ou simplesmente procurando o aplicativo "Ajustes". Dentro desse >>>> aplicativo, ir na aba "Aplicativos de inicialização", então clicar no "+" e
    localizar seu aplicativo, que agora tem ícone e nome. Só reiniciar e o verá
    abrindo magicamente.

    --

    []'s

    Junior Polegato



    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:

    Boa tarde,

    Primeiramente gostaria de agradecer em participar, espero também porder >>>> colaborar.

    Como é a primeira vez que estou mandando uma dúvida não sei se estou >>>> fazendo de modo correto enviando este e-mail.

    Estou voltando a utuilizar o Linux e escolhi o Debian para utilizar
    aqui na empresa. Tenho algum conhecimento com Linux mas de muito tempo >>>> atrás.

    1) Instalaei a versão 11 em um PC e rodo somente Linux neste PC

    2) Sou programador pascal, desenvolvi um programa e gostaria que ao
    startar o Debian , este programa desenvolvido por mim abrisse em seguida na
    tela.

    Encontrei alguma coisa na internet falando sobre

    "Sessão de inicialização" . Porém não consegui chegar nessa tal de >>>> sessão.. se este for o caminho eu precisaria de um passo a passo.

    Até porque simplismente instalei o Debian, mas não sei se para ter essa >>>> sessão disponível ficou faltando instalar algo.

    Peço desculpas se não consegui transmitir minha dúvida de modo claro. >>>>
    Se alguém puder me auxiliar, ficarei muito grato.




    <div dir="ltr">Tens razão junior, me confundi na hora de digitar, .local é incorreto, conforme a especificação XDG o diretório padrão correto é ${HOME}/.config/autostart <br></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em
    qua., 6 de out. de 2021 às 08:55, Linux - Junior Polegato &lt;<a href="mailto:linux@juniorpolegato.com.br">linux@juniorpolegato.com.br</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(
    204,204,204);padding-left:1ex">



    <div>
    <div>Lembrando que nesse caso, o .desktop
    tem que estar no /usr/share/applications/ e não no &quot;.local&quot; de um
    usuário em específico. Agora não sei dizer se é válido colocar em
    /usr/local/share/applications/ para indicar que é um arquivo
    &quot;local&quot;, que é de fora do sistema padrão, faça um teste.<br>
    []&#39;s, Junior<br>
    <br>
    Em 06/10/2021 04:41, Artur Bernardo Mallmann escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite">

    <div dir="ltr">
    <div>Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser
    automatizar a autoinicialização em qualquer interface gráfica
    é só pôr os arquivos .desktop do programa dele dentro do
    diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter globalmente para todos
    os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart somente
    para um usuário.<br>
    </div>
    Att. Artur</div>
    <br>
    <div class="gmail_quote">
    <div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 6 de out. de 2021 às
    04:40, Artur Bernardo Mallmann &lt;<a href="mailto:arturbmallmann@gmail.com" target="_blank">arturbmallmann@gmail.com</a>&gt;
    escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div dir="ltr">
    <div>Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser
    automatizar a autoinicialização em qualquer interface
    gráfica é só pôr os arquivos .desktop do programa dele
    dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter
    globalmente para todos os usuários, ou na pasta
    ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.<br>
    </div>
    Att. Artur<br>
    </div>
    <br>
    <div class="gmail_quote">
    <div dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 5 de out. de 2021
    às 17:03, Daniel Venturini &lt;<a href="mailto:danielventurini021@gmail.com" target="_blank">danielventurini021@gmail.com</a>&gt;
    escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div dir="ltr">
    <div>Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a
    melhor opção.</div>
    <div>Porém, eu salvaria o arquivo .desktop na pasta <b>/home/&lt;user&gt;/.local/share/applications/</b>
    (~/.local/share/applications/).</div>
    <div>Os ícones criados pelo sistema eu deixo na pasta <b>/usr/share/applications/</b>
    (pasta que você citou), mas os que eu mesmo crio, eu
    gosto de salvar na pasta que eu citei acima.</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Abraços.<br>
    </div>
    </div>
    <br>
    <div class="gmail_quote">
    <div dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 5 de out. de
    2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato &lt;<a href="mailto:linux@juniorpolegato.com.br" target="_blank">linux@juniorpolegato.com.br</a>&gt;
    escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div>
    <div>Olá!<br>
    <br>
            Falando do Gnome, o ideal seria criar um
    &quot;«programa_do_século».desktop&quot;, então jogar esse
    arquivo dentro de &quot;/usr/share/applications/&quot;. A
    dica seria copiar um que já tem lá, por exemplo
    &quot;/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop&quot;,
    e ir alterando para seu programa, que geralmente
    deverá estar em &quot;/usr/bin/&quot;, escolher um ícone,
    nome, traduções, enfim, o que achar relevante.<br>
    <br>
            Então, ao reiniciar o Gnome, o seu
    programa vai aparecer nos menus, nas buscas por
    aplicativo, é possível colocar em favoritos, e
    também na inicialização após o login em
    &quot;Aplicativos -&gt; Ferramentas do sistema -&gt;
    Ajustes&quot;, ou simplesmente procurando o aplicativo
    &quot;Ajustes&quot;. Dentro desse aplicativo, ir na aba
    &quot;Aplicativos de inicialização&quot;, então clicar no
    &quot;+&quot; e localizar seu aplicativo, que agora tem
    ícone e nome. Só reiniciar e o verá abrindo
    magicamente.<br>
    <br>
    <pre cols="72">--

    []&#39;s

    Junior Polegato
    </pre>
    <br>
    <br>
    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite">
    <div dir="ltr">
    <div role="listitem" style="clear:both;padding-bottom:0px;max-width:100000px;outline:currentcolor none medium;font-family:Roboto,RobotoDraft,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:medium">
    <div style="margin-bottom:0px;border-width:0px;border-top:0px solid rgb(239,239,239);border-right-style:initial;border-bottom-style:initial;border-left-style:initial;border-right-color:initial;border-left-color:initial;border-
    bottom-color:initial;border-radius:0px;width:1576px;float:none">
    <div style="padding-top:0px;background-color:transparent;border-color:currentcolor currentcolor rgba(100,121,143,0.12);border-style:none;border-width:medium 0px 0px;border-radius:0px;margin-bottom:0px;margin-left:0px;margin-
    right:0px">
    <div>
    <div id="gmail-m_-1059122471562452780gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:23s">
    <div>
    <div style="border-left:medium none;padding:0px;display:flex">
    <div style="margin:0px;padding:0px 0px 20px;width:1504px">
    <div>
    <div id="gmail-m_-1059122471562452780gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:25e" style="font-size:0.875rem;direction:ltr;margin:8px 0px 0px;padding:0px">
    <div id="gmail-m_-1059122471562452780gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:23v" style="overflow:hidden;font-variant-numeric:normal;font-variant-east-asian:
    normal;font-stretch:normal;font-size:small;line-height:1.5;font-family:Arial,Helvetica,sans-serif">
    <div dir="ltr">
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Boa tarde, <br>
    </p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Primeiramente
    gostaria de agradecer
    em participar, espero
    também porder
    colaborar.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Como é a
    primeira vez que estou
    mandando uma dúvida
    não sei se estou
    fazendo de modo
    correto enviando este
    e-mail.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Estou voltando a
    utuilizar o Linux e
    escolhi o Debian para
    utilizar aqui na
    empresa. Tenho algum
    conhecimento com Linux
    mas de muito tempo
    atrás.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">1) Instalaei a
    versão 11 em um PC e
    rodo somente Linux
    neste PC</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">2) Sou
    programador pascal,
    desenvolvi um programa
    e gostaria que ao
    startar o Debian ,
    este programa
    desenvolvido por mim
    abrisse em seguida na
    tela.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Encontrei alguma
    coisa na internet
    falando sobre</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">&quot;Sessão de
    inicialização&quot; . Porém
    não consegui chegar
    nessa tal de sessão.. 
    se este for o caminho
    eu precisaria de um
    passo a passo. </p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Até porque
    simplismente instalei
    o Debian, mas não sei
    se para ter essa
    sessão disponível
    ficou faltando
    instalar algo.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Peço desculpas
    se não consegui
    transmitir minha
    dúvida de modo claro.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Se alguém puder
    me auxiliar, ficarei
    muito grato.</p>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    <br>
    </div>

    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)
  • From Artur Bernardo Mallmann@21:1/5 to All on Wed Oct 6 14:40:02 2021
    Pensei que estivesse falando do meu comentário, na verdade ~/.local/share/applications/ para atalhos é correto caso a aplicação não seja instalado no diretório raiz mas apenas para um usuário e /.config/autostart para auto iniciação de aplicações gráficas. Estes diretórios são análogos ao /usr/share/applications e /etc/xdg/autostart.

    Em qua., 6 de out. de 2021 às 09:07, Artur Bernardo Mallmann < arturbmallmann@gmail.com> escreveu:

    Tens razão junior, me confundi na hora de digitar, .local é incorreto, conforme a especificação XDG o diretório padrão correto é ${HOME}/.config/autostart

    Em qua., 6 de out. de 2021 às 08:55, Linux - Junior Polegato < linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:

    Lembrando que nesse caso, o .desktop tem que estar no
    /usr/share/applications/ e não no ".local" de um usuário em específico. >> Agora não sei dizer se é válido colocar em /usr/local/share/applications/ >> para indicar que é um arquivo "local", que é de fora do sistema padrão, >> faça um teste.
    []'s, Junior

    Em 06/10/2021 04:41, Artur Bernardo Mallmann escreveu:

    Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar a
    autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os arquivos >> .desktop do programa dele dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter >> globalmente para todos os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart >> somente para um usuário.
    Att. Artur

    Em qua., 6 de out. de 2021 às 04:40, Artur Bernardo Mallmann <
    arturbmallmann@gmail.com> escreveu:

    Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser automatizar a
    autoinicialização em qualquer interface gráfica é só pôr os arquivos >>> .desktop do programa dele dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter >>> globalmente para todos os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart >>> somente para um usuário.
    Att. Artur

    Em ter., 5 de out. de 2021 às 17:03, Daniel Venturini <
    danielventurini021@gmail.com> escreveu:

    Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a melhor opção.
    Porém, eu salvaria o arquivo .desktop na pasta
    */home/<user>/.local/share/applications/*
    (~/.local/share/applications/).
    Os ícones criados pelo sistema eu deixo na pasta
    */usr/share/applications/* (pasta que você citou), mas os que eu mesmo >>>> crio, eu gosto de salvar na pasta que eu citei acima.

    Abraços.

    Em ter., 5 de out. de 2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato <
    linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:

    Olá!

    Falando do Gnome, o ideal seria criar um
    "«programa_do_século».desktop", então jogar esse arquivo dentro de >>>>> "/usr/share/applications/". A dica seria copiar um que já tem lá, por >>>>> exemplo "/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop", e ir
    alterando para seu programa, que geralmente deverá estar em "/usr/bin/", >>>>> escolher um ícone, nome, traduções, enfim, o que achar relevante. >>>>>
    Então, ao reiniciar o Gnome, o seu programa vai aparecer nos >>>>> menus, nas buscas por aplicativo, é possível colocar em favoritos, e também
    na inicialização após o login em "Aplicativos -> Ferramentas do sistema ->
    Ajustes", ou simplesmente procurando o aplicativo "Ajustes". Dentro desse >>>>> aplicativo, ir na aba "Aplicativos de inicialização", então clicar no "+" e
    localizar seu aplicativo, que agora tem ícone e nome. Só reiniciar e o verá
    abrindo magicamente.

    --

    []'s

    Junior Polegato



    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:

    Boa tarde,

    Primeiramente gostaria de agradecer em participar, espero também
    porder colaborar.

    Como é a primeira vez que estou mandando uma dúvida não sei se estou >>>>> fazendo de modo correto enviando este e-mail.

    Estou voltando a utuilizar o Linux e escolhi o Debian para utilizar
    aqui na empresa. Tenho algum conhecimento com Linux mas de muito tempo >>>>> atrás.

    1) Instalaei a versão 11 em um PC e rodo somente Linux neste PC

    2) Sou programador pascal, desenvolvi um programa e gostaria que ao
    startar o Debian , este programa desenvolvido por mim abrisse em seguida na
    tela.

    Encontrei alguma coisa na internet falando sobre

    "Sessão de inicialização" . Porém não consegui chegar nessa tal de >>>>> sessão.. se este for o caminho eu precisaria de um passo a passo.

    Até porque simplismente instalei o Debian, mas não sei se para ter >>>>> essa sessão disponível ficou faltando instalar algo.

    Peço desculpas se não consegui transmitir minha dúvida de modo claro. >>>>>
    Se alguém puder me auxiliar, ficarei muito grato.




    <div dir="ltr">Pensei que estivesse falando do meu comentário, na verdade ~/.local/share/applications/ para atalhos é correto caso a aplicação não seja instalado no diretório raiz mas apenas para um usuário e /.config/autostart para auto iniciaçã
    o de aplicações gráficas. Estes diretórios são análogos ao /usr/share/applications e /etc/xdg/autostart.<br></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 6 de out. de 2021 às 09:07, Artur Bernardo Mallmann &lt;<a
    href="mailto:arturbmallmann@gmail.com">arturbmallmann@gmail.com</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">Tens razão junior, me
    confundi na hora de digitar, .local é incorreto, conforme a especificação XDG o diretório padrão correto é ${HOME}/.config/autostart <br></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 6 de out. de 2021 às 08:55,
    Linux - Junior Polegato &lt;<a href="mailto:linux@juniorpolegato.com.br" target="_blank">linux@juniorpolegato.com.br</a>&gt; escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-
    left:1ex">



    <div>
    <div>Lembrando que nesse caso, o .desktop
    tem que estar no /usr/share/applications/ e não no &quot;.local&quot; de um
    usuário em específico. Agora não sei dizer se é válido colocar em
    /usr/local/share/applications/ para indicar que é um arquivo
    &quot;local&quot;, que é de fora do sistema padrão, faça um teste.<br>
    []&#39;s, Junior<br>
    <br>
    Em 06/10/2021 04:41, Artur Bernardo Mallmann escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite">

    <div dir="ltr">
    <div>Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser
    automatizar a autoinicialização em qualquer interface gráfica
    é só pôr os arquivos .desktop do programa dele dentro do
    diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter globalmente para todos
    os usuários, ou na pasta ${HOME}/.config/autostart somente
    para um usuário.<br>
    </div>
    Att. Artur</div>
    <br>
    <div class="gmail_quote">
    <div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 6 de out. de 2021 às
    04:40, Artur Bernardo Mallmann &lt;<a href="mailto:arturbmallmann@gmail.com" target="_blank">arturbmallmann@gmail.com</a>&gt;
    escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div dir="ltr">
    <div>Só para complementar, se o amigo Amarildo quiser
    automatizar a autoinicialização em qualquer interface
    gráfica é só pôr os arquivos .desktop do programa dele
    dentro do diretório /etc/xdg/autostart/ pra ter
    globalmente para todos os usuários, ou na pasta
    ${HOME}/.config/autostart somente para um usuário.<br>
    </div>
    Att. Artur<br>
    </div>
    <br>
    <div class="gmail_quote">
    <div dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 5 de out. de 2021
    às 17:03, Daniel Venturini &lt;<a href="mailto:danielventurini021@gmail.com" target="_blank">danielventurini021@gmail.com</a>&gt;
    escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div dir="ltr">
    <div>Boa, Junior. Acredito que criar um .desktop seja a
    melhor opção.</div>
    <div>Porém, eu salvaria o arquivo .desktop na pasta <b>/home/&lt;user&gt;/.local/share/applications/</b>
    (~/.local/share/applications/).</div>
    <div>Os ícones criados pelo sistema eu deixo na pasta <b>/usr/share/applications/</b>
    (pasta que você citou), mas os que eu mesmo crio, eu
    gosto de salvar na pasta que eu citei acima.</div>
    <div><br>
    </div>
    <div>Abraços.<br>
    </div>
    </div>
    <br>
    <div class="gmail_quote">
    <div dir="ltr" class="gmail_attr">Em ter., 5 de out. de
    2021 às 09:13, Linux - Junior Polegato &lt;<a href="mailto:linux@juniorpolegato.com.br" target="_blank">linux@juniorpolegato.com.br</a>&gt;
    escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
    <div>
    <div>Olá!<br>
    <br>
            Falando do Gnome, o ideal seria criar um
    &quot;«programa_do_século».desktop&quot;, então jogar esse
    arquivo dentro de &quot;/usr/share/applications/&quot;. A
    dica seria copiar um que já tem lá, por exemplo
    &quot;/usr/share/applications/org.gnome.Terminal.desktop&quot;,
    e ir alterando para seu programa, que geralmente
    deverá estar em &quot;/usr/bin/&quot;, escolher um ícone,
    nome, traduções, enfim, o que achar relevante.<br>
    <br>
            Então, ao reiniciar o Gnome, o seu
    programa vai aparecer nos menus, nas buscas por
    aplicativo, é possível colocar em favoritos, e
    também na inicialização após o login em
    &quot;Aplicativos -&gt; Ferramentas do sistema -&gt;
    Ajustes&quot;, ou simplesmente procurando o aplicativo
    &quot;Ajustes&quot;. Dentro desse aplicativo, ir na aba
    &quot;Aplicativos de inicialização&quot;, então clicar no
    &quot;+&quot; e localizar seu aplicativo, que agora tem
    ícone e nome. Só reiniciar e o verá abrindo
    magicamente.<br>
    <br>
    <pre cols="72">--

    []&#39;s

    Junior Polegato
    </pre>
    <br>
    <br>
    Em 04/10/2021 13:43, Amarildo Machoski escreveu:<br>
    </div>
    <blockquote type="cite">
    <div dir="ltr">
    <div role="listitem" style="clear:both;padding-bottom:0px;max-width:100000px;outline:currentcolor none medium;font-family:Roboto,RobotoDraft,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:medium">
    <div style="margin-bottom:0px;border-width:0px;border-top:0px solid rgb(239,239,239);border-right-style:initial;border-bottom-style:initial;border-left-style:initial;border-right-color:initial;border-left-color:initial;border-
    bottom-color:initial;border-radius:0px;width:1576px;float:none">
    <div style="padding-top:0px;background-color:transparent;border-color:currentcolor currentcolor rgba(100,121,143,0.12);border-style:none;border-width:medium 0px 0px;border-radius:0px;margin-bottom:0px;margin-left:0px;margin-
    right:0px">
    <div>
    <div id="gmail-m_4368651303204737712gmail-m_-1059122471562452780gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:23s">
    <div>
    <div style="border-left:medium none;padding:0px;display:flex">
    <div style="margin:0px;padding:0px 0px 20px;width:1504px">
    <div>
    <div id="gmail-m_4368651303204737712gmail-m_-1059122471562452780gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:25e" style="font-size:0.875rem;direction:ltr;margin:8px 0px
    0px;padding:0px">
    <div id="gmail-m_4368651303204737712gmail-m_-1059122471562452780gmail-m_-206967370660174860gmail-m_9001679187685706985gmail-m_-2619781995049038427gmail-:23v" style="overflow:hidden;font-variant-numeric:normal;
    font-variant-east-asian:normal;font-stretch:normal;font-size:small;line-height:1.5;font-family:Arial,Helvetica,sans-serif">
    <div dir="ltr">
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Boa tarde, <br>
    </p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Primeiramente
    gostaria de agradecer
    em participar, espero
    também porder
    colaborar.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Como é a
    primeira vez que estou
    mandando uma dúvida
    não sei se estou
    fazendo de modo
    correto enviando este
    e-mail.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Estou voltando a
    utuilizar o Linux e
    escolhi o Debian para
    utilizar aqui na
    empresa. Tenho algum
    conhecimento com Linux
    mas de muito tempo
    atrás.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">1) Instalaei a
    versão 11 em um PC e
    rodo somente Linux
    neste PC</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">2) Sou
    programador pascal,
    desenvolvi um programa
    e gostaria que ao
    startar o Debian ,
    este programa
    desenvolvido por mim
    abrisse em seguida na
    tela.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Encontrei alguma
    coisa na internet
    falando sobre</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">&quot;Sessão de
    inicialização&quot; . Porém
    não consegui chegar
    nessa tal de sessão.. 
    se este for o caminho
    eu precisaria de um
    passo a passo. </p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Até porque
    simplismente instalei
    o Debian, mas não sei
    se para ter essa
    sessão disponível
    ficou faltando
    instalar algo.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Peço desculpas
    se não consegui
    transmitir minha
    dúvida de modo claro.</p>
    <p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:11pt;font-family:Calibri,sans-serif">Se alguém puder
    me auxiliar, ficarei
    muito grato.</p>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    </div>
    </blockquote>
    <br>
    </div>

    </blockquote></div>
    </blockquote></div>

    --- SoupGate-Win32 v1.05
    * Origin: fsxNet Usenet Gateway (21:1/5)